A pandemia do coronavírus, iniciada no final de 2019 trouxe a população brasileira uma série de desafios quanto a educação, e um deles foi o ensino a distância. Nesse contexto destacam-se dois aspectos importantes: a eficiência e qualidade do estudo a distância e a democratização da internet.
Em primeira análise, observa-se que a eficácia do EAD depende de um alinhamento pedagógico claro e de uma equipe preparada para auxiliar os estudantes nessa nova modalidade. Entretanto dados do PISA mostram que o país ocupou um dos piores lugares nos rankings internacionais de avaliação de aprendizagem durante a pandemia, o que acentuou ainda mais as dificuldades encontradas tanto por aqueles que aprendem quanto por aqueles que ensinam, colocando a qualidade do ensino em baixos rendimentos.
Além disso, enquanto a classe média assiste as aulas pelo seu notebook, celular ou tablet, a população de baixa renda encontra dificuldades em ter acesso a internet, escancarando o abismo social que se tornou a educação, levando em consideração que com a pandemia, o acesso a internet se tornou direito social básico. De acordo com isso a população brasileira vem experimentando o amargor das desigualdades sociais se manifestando na aprendizagem e comprometendo fortemente a educação.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham amenizar esses desafios quanto ao ensino a distância. Dessa maneira cabe ao Ministério da Educação, fazer melhoras na qualidade do ensino e providenciar acesso a internet, por meio de programas específicos e qualificados que visem abranger não só a eficiência da aprendizagem mas também o acesso a ela. Somente assim os desafios encontrados durante a pandemia do coronavirus poderão ser superados, dando a população o devido valor da educação e sua integridade como direito social básico.
William
-INTRODUÇÃO-
A pandemia do coronavírus, iniciada no final de 2019 (1) trouxe a população brasileira uma série de desafios quanto a educação, e um deles foi o ensino a distância. Nesse contexto(2) destacam-se dois aspectos importantes: a eficiência e qualidade do estudo a distância e a democratização da internet.
(1) VÍRGULA
(2) VÍRGULA APÓS O CONECTIVO
-DESENVOLVIMENTO 1-
Em primeira análise, observa-se que a eficácia do EAD depende de um alinhamento pedagógico claro e de uma equipe preparada para auxiliar os estudantes nessa nova modalidade. Entretanto(1) dados do (2)PISA mostram que o país ocupou um dos piores lugares nos rankings internacionais de avaliação de aprendizagem durante a pandemia, o que acentuou ainda mais as dificuldades encontradas tanto por aqueles que aprendem quanto por aqueles que ensinam, (3)colocando a qualidade do ensino em baixos rendimentos.
(1) VÍRGULA APÓS O CONECTIVO
(2) A SIGLA É UTILIZADA EM UM SEGUNDO MOMENTO QUANDO JÁ FOI ESCRITO O NOME COMPLETO ( Programa Internacional de Avaliação de Alunos).
(3) EVITE A UTILIZAÇÃO DO GERÚNDIO. SUBSTITUA, POR EXEMPLO, POR “o que coloca a qualidade do…”
VOCÊ ARGUMENTOU NO MESMO PERÍODO DO REPERTÓRIO, SEPARE UM PERÍODO PARA CADA.
DESENVOLVA UM POUCO MAIS. VOCÊ DIZ QUE AS DESIGUALDADES FORAM ACENTUADAS DEVIDO A COLOCAÇÃO DO BRASIL NO RANKING, O QUE NÃO FAZ SENTIDO. EXPLIQUE MELHOR O QUE DE FATO CONTRIBUIU PARA ESSE AUMENTO DAS DESIGUALDADES.
-DESENVOLVIMENTO 2-
Além disso, enquanto a classe média assiste as aulas pelo seu notebook, celular ou tablet, a população de baixa renda encontra dificuldades em ter acesso a internet, (1)escancarando o abismo social que se tornou a educação, (2)levando em consideração que com a pandemia, o acesso a internet se tornou direito social básico. De acordo com isso(3) a população brasileira vem (4)experimentando o amargor das desigualdades sociais se (5)manifestando na aprendizagem e (6)comprometendo fortemente a educação.
(1)GERÚNDIO(escancarando). OPTE POR ” o que escancara o abismo…”
(2) GERÚNDIO(levando). OPTE POR “ao levar, tendo em vista, haja vista”
(3)VÍRGULA APÓS O CONECTIVO.
(4)GERÚNDIO(EXPERIMENTANDO) OPTE POR ” a população brasileira experimenta”
(5)GERÚNDIO(MANIFESTANDO. OPTE POR “o que é manifestado na aprendizagem, “o que se manifesta na aprendizagem”
(6)GERÚNDIO(comprometendo). OPTE POR “compromete”
O parágrafo apresenta apenas dois períodos. Para desenvolver bem a ideia, é interessante pelo menos 3, sendo 1 para o tópico frasal- onde você evidencia sua tese, 1 para o repertório e o outro para a argumentação.
-PROPOSTA-
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham amenizar esses desafios quanto ao ensino a distância. Dessa maneira(1) cabe ao Ministério da Educação, fazer melhoras na qualidade do ensino e providenciar acesso a internet, por meio de programas específicos e qualificados que visem abranger não só a eficiência da aprendizagem mas também o acesso (2)a ela. Somente assim(3) os desafios encontrados durante a pandemia do coronavirus poderão ser superados, dando a população o devido valor da educação e sua integridade como direito social básico.
(1)VÍRGULA APÓS O CONECTIVO
(2)CRASE “´à ela”
(3)VÍRGULA APÓS O CONECTIVO
PROPOSTA COMPLETA!
C1=100
C2= 120
C3=120
C4=160
C5=200
SE ATENTE A ESSES DETALHES QUE É SUCESSO!
Victória Morganna
Parabéns pela redação, Alexiaada!!! Belo texto.
C1: Linha 1 > *Coronavírus
*2019,
*à
Linha 2 > Não precisa colocar o “e” após a vírgula nesse caso, pois a vírgula já desempenha esse papel
A construção do texto está muito boa!!! Atentar-se, apenas, para alguns erros bobos da C1. Além disso, sua introdução está bem feita, atende a proposta do tema e apresenta as teses.
Seu 1º desenvolvimento está MUITO bom, tem a retomada da tese, repertório e argumentação muito boa e eu esperava a continuidade desse padrão no D2, o que não ocorreu, isto é , não houve a mesma estruturação no 2º desenvolvimento como houve no 1º, o que prejudica todo o projeto de texto (C3).
Sua conclusão tá ótima, retomada das teses e resolução dos problemas, só faltou o detalhamento (-40 pts).
C1: 160
C2: 200
C3: 140
C4: 200
C5: 160