Alguém pode dar nota?
Promulgada em 1988, a Constituição Federal estabelece que a educação deve ser garantida a todos, por intermédio do Estado, da família e da colaboração da sociedade. No entanto, com o incremento do Ensino a Distância (EAD) no Brasil, apesar de grandes avanços tecnológicos e facilidade de acesso a cursos institucionais, os brasileiros encontram adversidades recorrentes nesta modalidade remota. Diante disso, faz-se necessário analisar as dificuldades sociais como limitadora da inclusão estudantil e as consequências do distanciamento do ambiente escolar.
Em primeiro plano, vale salientar que questões remunerativas dificultam o acesso aos direitos básicos sociais, como a educação. De acordo com a Organização das Nações Unidas, o Brasil é oitavo país com o maior índice de adversidades econômicas, o que reflete diretamente no ensino nacional. Nesse sentido, devido a vulnerabilidade socioeconômica, muitos indivíduos possuem uma extrema dificuldade em acessar a educação a distância, uma vez que sua condição financeira não permite a compra de aparelhos tecnológicos e pacotes de internet. Logo, nota-se que a população carente não possui mecanismos necessários para o ensino remoto e que enquanto os recursos monetários forem limitados, a educação presencial será a única opção.
Ademais, vale tornar explícito que o modelo pedagógico longínquo interfere em uma qualidade importante da configuração educacional já existente, o convívio interpessoal. Nessa perspectiva, as instituições educacionais possuem um importante papel- proporcionar um ambiente que estimula o desenvolvimento social, criando hábitos e valores para o convívio em cidadania- . Em contrapartida, a instrução a distância não permite o contato direito com colegas e professores, não criando uma relação tão próxima que possibilitaria um aprendizado dinâmica e compartilhado pelos dois lados. Sob esse âmbito, é nítido que os estabelecimentos escolares são de suma importância para a formação intelectual e social humana.
Depreende-se, portanto, a necessidade de tomar medidas estratégicas para a implementação do EAD em território nacional. Logo, é dever do Tribunal de Contas da União direcionar capital para as Secretarias Estaduais de Educação para a criação de projetos voltados a comunidade carente, por meio da compra e distribuição de aparelhos eletrônicos e contratação de pacotes de internet – que serão difundidos através da implementação de programas que auxiliem a população de baixa renda- para que assim, os desafios acerca da educação não presencial possam resolvidos. Desse modo, será possível caminhar para um ensino acessível e qualificado nacionalmente.
manu0
Olá! Eu gostei bastante da sua redação, é bem elaborada e é estruturada. Principalmente a conclusão, que há todos os critérios exigidos. Pessoalmente, eu não usaria palavras tão formais como algumas da sua redação pois na hora do nervosismo pode acabar sendo escrita erroneamente e acabar sendo tirado pontos por isso, então eu as substituiria por outras.
MarlaGabrielle
Sua introdução foi bem elaborada, pois também trouxe na tese as causas que serão usadas como argumento. Isso promove boa visiblidade a sua redação.
D1 e D2 foram bem desenvolvidos. Mas senti falta de repertório sociocultural no segundo paragrafo de desenvolvimento.
Cuidado também com o tal do “generalizar”.
*******Nesse trecho: Nessa perspectiva, as instituições educacionais possuem um importante papel- proporcionar um ambiente que estimula o desenvolvimento social, criando hábitos e valores para o convívio em cidadania-
Poderia ter substituido o travessão pelo uso dos “:”, que também serve para introduzir uma explicação.
Como não sou corretora especialista, não sei se isso desconta pontos ou não. Pode ser que dependa do corretor.
Ademais, nota-se o grande e engenhoso uso de conectivos variados.
Essa ferramenta enriqueceu ainda mais o seu texto.
Conclusão:
*Agentes: Tribunal de Contas da União (1) e Secretarias Estaduais de Educação (2)
*Ação: criação de projetos voltados a comunidade carente,
*Modo (como): por meio da compra e distribuição de aparelhos eletrônicos e contratação de pacotes de internet.
*Detalhamento: que serão difundidos através da implementação de programas que auxiliem a população de baixa renda (sugiro que detalhe um pouco mais: como esses programas serão feitos e compartilhados para a população, por exemplo).
*Finalidade: para que assim, os desafios acerca da educação não presencial possam resolvidos.
Fechamento, opcional: desse modo, será possível caminhar para um ensino acessível e qualificado nacionalmente.]
C1: 200
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 200.
Peço desculpas por qualquer inconviniência…
Continue a nadar, que o resultado virá :)