A pandemia do Corona vírus, do ano de 2020, foi responsável por fechar comércios, empresas e ,principalmente, escolas de todo Brasil. É evidente que, o ensino á distância tem sido um problema em pauta no país, visto que, infelizmente, parte da população não possui estruturas básicas para estudar em casa. Sendo assim, essa problemática permanece, pois é consequência não só da negligência do governo para com a educação, mas também da distorção que a mídia faz com a realidade dos estudantes brasileiros.
Em primeiro plano, é possível ver que o governo tem ignorado a educação, pois não proporciona recursos estudantis para os alunos que não possuem estruturas básicas. Segundo a revista ”Veja”, o Presidente Jair Bolsonaro fez cortes no setor da educação e da saúde e direcionou esse investimento para áreas militares. Dessa forma, lamentavelmente, o governo deixa de dar suporte necessário para que os estudantes tenham aulas em casa e usa o dinheiro do país de forma mal distribuída.
Segundamente, a mídia, que deveria ser instrumento da democracia, mostra a realidade dos estudantes de maneira errônea. Um exemplo dessa situação crítica é a propaganda que anunciou a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2020, reforçando a desigualdade social entre os alunos ao afirmar que, ”a vida não pode parar”. Nesse sentido, o real obstáculo, que é a falta de recursos, não é divulgado e, por consequência, impede que os cidadãos identifiquem a exclusão de muitos jovens para reivindicar seus direitos assegurados pela Constituição.
Com vista no que foi mencionado, é necessário acabar com a desigualdade entre os estudantes brasileiros. Portanto, o Ministério da Educação deve criar um projeto de ensino que proporcionará aos estudantes um cartão para a compra de livros escolares, por meio de verbas governamentais. Além disso, o programa terá aulas transmitidas em canais de tv gratuitos em todo Brasil, assim é possível proporcionar ensino a todos os alunos, impedindo que o vírus Covid 19 abale as estruturas da educação brasileira.
Willyans
Olá.
Primeiramente, quero dizer que vc escreve muito bem e sabe organizar seus parágrafos, parabéns.
Bom, em geral, gostei dms da sua redação, como falei acima seus argumentos são bem sustentados e não são cansativos. Vc soube “ligar” os parágrafos e desenvolver bem suas ideias com base em dados. Sua proposta eu achei ótima, porém, sugiro que detalhe mais a ação e como ela deveria ser feita. Parabéns.
liviali19
Gostei muito da sua redação!
O argumento da mídia, que foi citado no comentário anterior, também devo cometar que foi genial! No início eu fiquei receosa de como você iria abordar, se faria sentido e tal, mas você embasou e desenvolveu muito bem.
Você usou argumentos muito bons e os embasou muito bem, mas minha dica é só para você diversificar um pouco mais nos conectivos. Acredito que enriquecerá sua redação.
Sobre a proposta de intervenção, acredito que você poderia ter detalhado mais. Acho que faltaram alguns pontos, mas no geral ela também está muito boa.
Garciaju
Achei, em modo geral, sua redação completa. Há uma ligação entre todos os parágrafos, logo na introdução você apresenta o problema, e da dois caminhos sobre as consequências do mesmo, nos desenvolvimentos você apresenta cada um com exemplos e completa com sua argumentação. Confesso que na introdução eu pensei “nossa, mas o que tem a ver a mídia em relação a esse tema”, quando terminei de ler pude entender, através de dados e argumentações, por isso digo que ficou completa.
Gostei bastante da sua proposta de intervenção é mesmo não sendo profissional em redações, acredito que ela atingiu as 5 competências.
Parabéns!!