Ensino a distância

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Dêem a nota igual ao enem, por favor.

 
   A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o EAD(Ensino a Distância) no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Esse método acabou por sua vez ganhando grande força com a chegada da pandemia do COVID-19. No entanto, observa-se que esse problema persiste tanto na evasão desenfreada, como na falta de investimentos por parte do órgão governamental. Diante dessa perspectiva, faz-se imperosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

    Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a prática do ensino apenas a distância. Nesse sentido, por mais que a educação a distância seja uma grande alternativa na atual fase a qual vivemos, são muitas as desvantagens ocasionadas ao seu entorno. Valendo ressaltar assim, a convivência social e a qualidade do ensino que se torna completamente diferente ao comparar-se a prática das aulas presenciais. Essa conjuntura, segundo John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.

      Ademais, é fundamental apontar que conforme estatísticas da Abed, o maior obstáculo do ensino remoto vem a ser justamente a evasão dos alunos, correspondendo assim a 50% de casos situadas a desistências nas universidades. Dentre que, os mesmos não demonstram determinado compromisso de manter-se firmes nas suas práticas. Diante de tal exposto, gera grandes conflitos e possibilidades de conteúdos acumulados pelos mesmos. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

         Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação juntamente com o Governo Federal, por intermédio de palestras com profissionais amplos desse contexto, faça com que os jovens venham a se conscientizar que a educação é a forma mais amplificada para obter maior sucesso e um bom desenvolvimento na vida profissional dos mesmos. Todavia, invista em verbas, aumente rendas de ensinos e que haja também, uma educação a distância mais estruturada e com maior qualidade. Assim, se consolidará uma sociedade qualificada, onde o estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal afirma John Locke.

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3 Correções

  1. Olá, vou tentar corrigir de acordo com os moldes do ENEM. Peço que você dê mais atenção as observações que eu farei do que a nota em si.

    A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o EAD(Ensino a Distância)(1) no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. (2)Esse método acabou(3) por sua vez(3) ganhando grande força com a chegada da pandemia do COVID-19. No entanto, observa-se que esse problema persiste tanto na evasão desenfreada, como na falta de investimentos por parte do órgão governamental. Diante dessa perspectiva, faz-se imperosa(4) a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
    (1) É preferível que você coloque a abreviação entre os parênteses.
    (2) Senti falta de um conectivo aqui.
    (3) Aqui poderia ter vindo uma vírgula explicativa.
    (4) Imperiosa.
    *Sua introdução no geral está muito boa. Apresentou os fatores que serão discutidos no decorrer do texto. Fora esses erros, não encontrei nenhum outro.

    Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a prática do ensino apenas a distância. Nesse sentido, por mais que a educação a distância seja uma grande alternativa na atual fase a qual vivemos, são muitas as desvantagens ocasionadas ao seu entorno. Valendo ressaltar assim, a convivência social e a qualidade do ensino que se torna completamente diferente ao comparar-se a prática das aulas presenciais. Essa conjuntura, segundo John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
    *Não encontrei erros gramaticais, mas encontrei alguns pontos na sua argumentação que preciso levantar aqui. Lembrando que estou seguindo apenas o que você escreveu.
    Você diz que medidas governamentais estão ausentes para *combater* a prática do ensino apenas a distância. Em seguida, diz que o Estado não consegue garantir a educação aos cidadãos. Consegue perceber a inconsistência aqui? Se o ensino a distância não está funcionando, como o presencial funcionará? Você poderia ter deixado mais claro quais são os benefícios do presencial. Outro ponto: dizer que a prática do ensino apenas a distância deve ser combatido é um pouco agressivo demais, não acha? Kkkkk.
    Não estou querendo mudar sua opinião ou seus argumentos, mas essas inconsistências não podem existir. Essa é a primeira coisa que o corretor vai notar.

    Ademais, é fundamental apontar que conforme estatísticas da Abed(1), o maior obstáculo do ensino remoto vem a ser justamente a evasão dos alunos, correspondendo assim a 50% de casos situadas a desistências nas universidades. Dentre que, os mesmos não demonstram determinado compromisso de manter-se firmes nas suas práticas. Diante de tal exposto, gera grandes conflitos e possibilidades de conteúdos acumulados pelos mesmos. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
    (1) O que seria a Abed? Sempre coloque o significado de siglas.
    *Aqui seria muito interessante a opinião de alguém especialista, porém eu queria deixar um ponto aqui: me soa como um argumento inconsistente o D2, pois pense comigo: como os alunos se manteriam determinados se eles nem ao menos tem acesso à educação? Esse foi o ponto que você levantou no D1. Portanto, eu diria que aqui você deixou uma ponta solta bem grande.

    Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação(1) juntamente com o Governo Federal, por intermédio de palestras com profissionais amplos desse contexto, faça com que os jovens venham a se conscientizar que a educação é a forma mais amplificada para obter maior sucesso e um bom desenvolvimento na vida profissional dos mesmos. Todavia, invista em verbas, aumente rendas de ensinos(2) e que haja também,(3) uma educação a distância mais estruturada e com maior qualidade. Assim, se consolidará uma sociedade qualificada, onde o estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal (4) afirma John Locke.
    (1) Vírgula.
    (2) Eu colocaria uma vírgula aqui e tiraria essa (3). Ou não tiraria a (3), deixando como uma vírgula explicativa.
    (4) “Tal como afirma John Locke.”
    *Você fez duas propostas de intervenção. Não está errado, mas te sugiro fazer apenas uma, pois é somente uma que o corretor irá corrigir. A sua primeira está completa (pelo menos eu consegui enxergar os 5 requisitos).

    Vamos a nota, mas repito o que disse no início: se atente mais nas observações do que na nota!
    C1: 160 — Há desvios gramaticais. Tirar 200 nessa é muito difícil.
    C2: 160 — Entendeu o texto dissertativo argumentativo.
    C3: 120 — A minha justificava para o 120 aqui é por conta do seu desenvolvimento.
    C4: 160 — Poucas inadequações na articulação do texto.
    C5: 200 — Primeira proposta de intervenção completa.
    Total: 800

    Minha dica é dar uma atenção a essas inconsistências na argumentação, pois isso pode tirar muito a sua nota.

    Parabéns, e continue treinando!

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  2. Olá, sou apenas um estudante! Espero ajudar com base em meus conhecimentos…

    Em geral sua redação está muito bem elaborada, com um esqueleto formidável.
    (1) Ensino a Distância: Use crase, dependendo do corretor pode considerar como erro ortográfico.
    (2) com ênfase na prática: Esta locução deve ser separa por vírgula, e geralmente se utiliza em inícios de frases “ênfase, na prática”.
    (3) acabou por sua vez: “por sua vez” é uma frase feita, é preferível dizer “no que lhe concerne”.
    (4) imperosa: “imperiosa” acredito que tenha sido um erro por conta de corretor automático, mas é bom atentar-se a isso.
    (5) Abed: Uma sigla deve ser citada por extenso ao menos uma vez no texto, além disso, nesse caso, deve colocá-la por inteira em caixa alta. “Associação Brasileira de Educação a Distância” “ABED”.
    (6) juntamente com: Pode ser considerado como pleonasmo, utilize apenas o “com”.

    Sua conclusão ficou um tanto quanto confusa, tente reorganizá-la, por exemplo: “por intermédio de palestras ministradas por profissionais amplos desse contexto, conscientizando os jovens de que a educação é a forma mais amplificada para obter maior sucesso e um bom desenvolvimento na vida profissional dos mesmos”. Sem colocar a responsabilidade, necessariamente, sobre os jovens, dando uma maior ênfase sobre o governo.
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 160
    NOTA FINAL: 920

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  3. No geral, gostei muito da sua redação. O esqueleto dela está ótimo, com argumentos bem esclarecidos e contextualizado. Mas, a sua proposta de intervenção não me agradou tanto a partir do momento em que você diz que “{…} faça com que os jovens venham a se conscientizar que a educação é a forma mais amplificada para obter maior sucesso {…}”, Pois achei que você escreveu de uma maneira ruim, embora a ideia seja boa. Eu optaria por dizer que as palestrar teriam o intuito de conscientizar os jovens , e não os jovens se conscientizarem a partir dela (ou seja, não fica nas mãos deles se conscientizarem, mas sim como um resultado das palestras, entende?) Escutei uma vez de um professor e guardo pra sempre, o povo não se conscientiza por si só, isso tem que ser um resultado para eles, e não uma ação deles. De resto, gostei. O último parágrafo ficou um pouco desorganizado.na minha opinião, por isso, a sua nota iria variar entre 800 e 900. Espero ter esclarecido um pouco sobre como poderia estar melhor. Sucesso!

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