Iniciante

Enfrentamento da crise econômica no Brasil frente à recessão mundial

  • 0

No decorrer da pós-pandemia, o Brasil e o mundo se recuperam das cicatrizes deixadas pelo Coronavírus. Entretanto, com a crise europeia, guerra na Ucrânia, China ainda em lockdown parcial e dólar crítico nos Estados Unidos geram uma semelhança de terror econômico quase parecido com a Crise de 1929, em solo americano. Frente a esses problemas, o Brasil sofrerá impactos com essa possível recessão e precisará se ajustar e buscar estratégias eficientes para uma redução máxima de impactos dos quais o ano de 2023 virá a receber.

Primeiro ponto, a China é o principal parceiro comercial das terras brasileiras. Seus primeiros contatos ainda ocorreram no século 19, estendendo-se hodiernamente. Em 2021, suas trocas comerciais chegaram a 67% do superávit acumulado, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas. Independente da crise aflorada, o Brasil deve permanecer parceiro com o governo chinês, pois é uma parceria de caráter contínua.

Além disso, a matriz energética brasileira tem variante fonte energética e rica fonte renovável, isto é, fontes que se renovam em curto prazo. Não obstante, o país tem uma das matrizes mais renováveis mundialmente. Isso pode se tornar uma força para o país sul-americano com outros países europeus.

Dessa forma, o próximo grupo do Poder Executivo que virá presidir o Brasil precisa ter zelo no planejamento para os próximos anos. O Estado unido aos Ministérios da Casa Civil, Relações Exteriores com Minas e Energia podem oferecer ajuda energética aos países que passam por crise de energia, a Alemanha, por exemplo. Afinal, o solo brasileiro tem diversidade energética capaz de auxiliar na produtividade dos serviços. E também, dentro do país, o Executivo em contato com o Legislativo e Judiciário, deveria buscar uma relação mais harmônica, (seguindo obstante à lei), para fornecer uma lei flexível e justa voltada às condições trabalhistas e aos empregadores, abrindo portas para empregabilidade. Condições, essas, que envolvessem mais transparência normativa e respeito aos Direitos Humanos. E por fim, incluir educação financeira nas escolas, cujos alunos garantiriam maior entendimento sobre a função das finanças. Pois como diria o estimado, filósofo Immanuel Kant: “O ser humano é aquilo que a educação faz dele“.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?

    Introdução:

    Você escreveu “com a crise….. geram”. Está inadequado.
    Ou você escreve ‘com a crise…. é gerado’ ou ‘a crise, guerra…. geram.
    Tem que haver sentido na frase.

    Recomendo que não vai coloque os verbos no futuro, até porque o problema já está acontecendo e também fica parecendo que você é vidente. Coloque os verbos no presente.

    Desenvolvimentos:
    Você não especificou se sua redação é modelo Enem, se não for, está ok. Porém, se for modelo Enem está meramente expositiva, e para o Enem você precisa de um texto dissertativo argumentativo.

    Conclusão:
    A sua conclusão não parece uma conclusão, independente no modelo de redação a ser seguido.
    Na conclusão você deve fazer uma síntese de ideias ou, no caso do Enem, apresentar uma proposta de intervenção.
    Além disso, não é recomendável acrescentar informações novas, como citações.

    Da próxima vez indique para qual banca de prova você está estudando.
    Se for Enem, dê uma olhada no tipo textual dissertativo argumentativo.

    • 1
  2. Bom vamos lá! creio que o seu modelo seja estilo Enem.
    Na introdução faltou que você colocasse os dois argumentos que você utilizou nos desenvolvimentos 1 e 2 o que é algo muito importante. Recomendo que você veja redações nota mil pela internet e repare nisso ou veja em canais no youtube.
    O seu D1 e D2 está muito expositivo, faltou que você defenda seus argumentos.
    A sua conclusão tá bem grande; você deveria faze-la mais enxuta. Você deveria colocar apenas 1 ou dois agentes e desenvolver mais essa parte.
    Se o seu modelo for enem você deve procurar mais aulas sobre red. O romulo bolivar é muito bom no youtube

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.