Energia e sustentabilidade no Brasil: Desafios na diversificação da matriz energética

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Sabe-se que o Brasil é um dos países que mais utilizam fontes de energia renováveis. No entanto, no que cerne à diversidade dessas fontes, o país ainda tem muito o que avançar, já que as hidrelétricas detêm a maioria absoluta da produção energética brasileira e também porque a implantação de outras fontes tem um custo elevado.

A priori, cabe destacar o elevado uso da matriz energética hídrica no Brasil. Segundo dados da ANEEL, apenas as hidrelétricas são responsáveis por 68,8% da geração de energia no país, o que acaba por sobrecarregar essa fonte e, em tempos de escassez de água, contribui para o encarecimento da conta de luz. Sendo assim, é necessário buscar outras fontes de energia limpas e renováveis.

A posteriori, outro problema reside no fato de que a implantação de outras matrizes energéticas, é cara. Por exemplo, um painel de energia solar fotovoltaica, custa, em média R$ 489,00 e um sistema residencial inteiro, custa cerca de R$ 12.800,00. Por conta disso, a diversidade da geração de energia no Brasil caminha a passos lentos, pois apesar de haver recursos naturais suficientes, faltam investimentos. E isso precisa mudar.

Diante do exposto, cabe ao Ministério de Minas e Energia, por meio do destinamento de recursos e parcerias com o Governo Federal, promover a maior utilização de outras fontes energéticas, como a solar e a eólica, a fim de aliviar o sistema hídrico brasileiro. Eles também podem contar com a ajuda dos estados e municípios para achar lugares para instalar novas fontes. Dessa forma, será possível diversificar a matriz energética brasileira.

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2 Correções

  1. CORREÇÃO DETALHADA: Passo a passo para a nota final.
    Correção feita tendo como base os documentos disponibilizados pelo Inep, disponíveis no site:
    http://inep.gov.br/web/guest/enem-outros-documentos

    1°passo: analisar se encaixa em alguma das situações que levam à anulação,tais como:
    fuga total ao tema; não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; extensão de até 7 (sete) linhas; apenas cópia integral de texto(s) motivador(es) e/ou da Proposta de Redação e/ou de
    textos motivadores apresentados no Caderno de Questões; impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação (tais como números ou sinais gráficos fora do texto); parte deliberadamente desconectada do tema proposto; assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante; texto integralmente em língua estrangeira.
    2° passo: avaliar normalmente, caso não se enquadre, com base nas seguintes competências:
    1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal portuguesa
    2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção de argumentação.
    5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Termos importantes para a avaliação da anulação:
    Tema: O tema é definido a partir da frase temática apresentada na prova de redação.
    Tangenciamento: é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema. A tangência ao tema caracteriza-se por uma abordagem incompleta dos elementos relacionados a ele. Essa abordagem parcial demonstra dificuldades de leitura e interpretação que prejudicam a avaliação do texto elaborado pelo participante. Texto dissertativo-argumentativo: é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema. A tangência ao tema caracteriza-se por uma abordagem incompleta dos elementos relacionados a ele. Essa abordagem parcial demonstra dificuldades de leitura e interpretação que prejudicam a avaliação do texto elaborado pelo participante.

    Avaliação passo a passo (eu vou usar esse termo algumas vezes):

    1° passo: transferi o seu texto para o word com a fonte calibri 11 e margem de folha A4. Depois contei o número de linhas e dividi o número de palavras pelo de linhas:
    Palavras: 259
    Linhas; 19
    Média de palavras por linhas +- 14, o que é realista e prova que a análise está certa.

    2° passo:
    C1 – competência 1 – vou utilizar esse termo em todas as competências: avaliar primeiro os possíveis erros de estrutura sintática, em seguida os possíveis desvios gramaticais e por último, avaliar os elementos do excelente domínio da escrita formal.

    Termos importantes para avaliar a competência 1:
    Estrut. sintática: é objeto de avaliação da Competência I, juntamente com
    os desvios, uma vez que esse aspecto também faz parte das regras da Língua Portuguesa – aquelas que dizem respeito à sintaxe. Uma estrutura sintática convencional pressupõe a existência de determinados elementos oracionais que se organizam na frase e garantem a fluidez da leitura e a apresentação clara das ideias do participante, organizadas em períodos bem estruturados e completos. Os textos com falhas relacionadas à estrutura sintática geralmente apresentam períodos truncados e justaposição de palavras, ausência de termos ou excesso de palavras (elementos sintáticos). Pode haver ainda a presença de um ponto final separando duas orações que deveriam constituir um mesmo período (truncamento) ou uma vírgula no lugar de um ponto final que deveria indicar o fim da frase (justaposição), o que interfere na qualidade da estrutura sintática. A frequência com que esses falhas ocorrem no texto e o quanto elas prejudicam sua compreensão como um todo é o que ajudará a definir o nível em que uma redação deve ser avaliada.
    Desvios gramaticais:
    De convenções da escrita; de escolha de registro; gramaticais; de escolha vocabular.

    Matriz curricular dessa competência (vou explicar isso em todas)
    A nota final de cada competência é definida pela junção das notas das grades específicas que se enquadre em um mesmo nível. Por exemplo: grade1: nível 3; grade2: nível 4 –> nota final, nível 3.

    O – Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da Língua
    Portuguesa
    1 – Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
    2 – Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
    3 – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    4 – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    5 – Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

    Grade específica: estrut. sintática e desvios
    ESTRUTURA SINTÁTICA E DESVIOS GRAMATICAIS:
    0 – Estrutura sintática inexistente (independentemente da quantidade de desvios)
    1 – Estrutura sintática deficitária com muitos desvios.
    2 – Estrutura sintática deficitária OU muitos desvios.
    3 – Estrutura sintática regular E alguns desvios
    4 – Estrutura sintática boa E poucos desvios.
    5 – Estrutura sintática excelente (no máximo, uma falha) E, no máximo, dois desvios.

    Avaliação passo a passo:
    Estrut. sintatica:
    Linha 5: “A priori,* cabe* ” falta do elemento “-se”, sendo que também configura um desvio por informalidade, mas considerei estrutura sintática.

    Desvios:
    Linha 10: “energéticas*,* é cara.” uso indevido de vírgula.
    Linha 15: ” *destinamento*” desvio ortografia, pois seria “destinação”

    Domínio da norma culta: Não
    Não demonstra domínio/não empregou o uso de crase.
    Não demonstra domínio/não empregou orações intercaladas.
    Demonstra domínio/ empregou subordinações.
    “por sobrecarregar essa fonte e, em tempos de escassez de água, contribui para o encarecimento da conta de luz.”
    Não demonstra domínio/não empregou inversões.

    Nota: 120 – em decorrência de demonstrar domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, apesar de apresentar excelente estrutura sintática e dois desvios, característica da nota 200.

    C2: avaliar a estrutura do texto dissertativo argumentativo, depois a abordagem completa do tema e o repertório sociocultural.

    TERMOS IMPORTANTES DA COMPETÊNCIA
    tema: é definido a partir da frase temática apresentada na prova de redação.
    tangência: é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema. A tangência ao tema caracteriza-se por uma abordagem incompleta dos elementos relacionados a ele. Essa abordagem parcial demonstra dificuldades de leitura e interpretação que prejudicam a avaliação do texto elaborado pelo participante.
    repertório: Elemento importante para a redação do Enem e requisito fundamental para que o participante atinja as notas mais altas na Competência II, o repertório sociocultural configura-se como toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência vivida que, de alguma forma, contribui como argumento para a discussão proposta pelo participante. alguns exemplos são:
    […] provas concretas (dados ou fatos sobre o tema), exemplos (fatos similares ou relacionados ao tema), autoridades (citação de especialistas no tema), lógica (causa e consequência, por exemplo) e senso comum (o que as pessoas em geral pensam sobre o tema)
    TIPOS DE REPERTÓRIO
    • Repertório a partir de muitos trechos de cópias dos textos motivadores
    estes apresentam mais de 7 linhas sem cópia dos textos motivadores, mas, ainda assim, apresentam muitos trechos copiados em relação ao conjunto textual produzido pelo participante. Esses casos deverão ser penalizados na Competência II, não podendo ultrapassar o nível 2.

    Grade específica:
    1 – Tangência ao tema OU Texto composto por aglomerado de palavras OU
    • Traços constantes de outros tipos textuais
    2 – Abordagem completa do tema E 3 partes do texto (2 delas embrionárias) OU • Conclusão finalizada por frase incompleta. (Textos que apresentam muitos trechos de cópias dos textos motivadores não devem ultrapassar esse nível)
    3 – Abordagem completa do tema E 3 partes do texto (1 parte pode ser embrionária) E • Repertório baseado nos textos motivadores E/OU • Repertório não legitimado E/OU • Repertório legitimado, MAS não pertinente ao tema.
    4 – Abordagem completa do tema E 3 partes do texto (nenhuma delas embrionária) E Repertório legitimado E pertinente ao tema, MAS com uso improdutivo.
    5 – Abordagem completa do tema 3 partes do texto (nenhuma delas embrionária) E Repertório legitimado E pertinente ao tema, COM uso produtivo.

    Avaliação passo a passo:
    Prevalência e domínio do texto dissertativo-argumentativo: sim
    Abordagem completa: sim
    frase conclusiva finalizada: sim
    análise do repertório sociocultural:
    “A priori, cabe destacar o elevado uso da matriz energética hídrica no Brasil. Segundo dados da ANEEL, apenas as hidrelétricas são responsáveis por 68,8% da geração de energia no país, o que acaba por sobrecarregar essa fonte e, em tempos de escassez de água, contribui para o encarecimento da conta de luz. Sendo assim, é necessário buscar outras fontes de energia limpas e renováveis.”
    apresenta cópia dos textos motivadores: sim.
    “A posteriori, outro problema reside no fato de que a implantação de outras matrizes energéticas, é cara. Por exemplo, um painel de energia solar fotovoltaica, custa, em média R$ 489,00 e um sistema residencial inteiro, custa cerca de R$ 12.800,00. Por conta disso, a diversidade da geração de energia no Brasil caminha a passos lentos, pois apesar de haver recursos naturais suficientes, faltam investimentos. E isso precisa mudar.”
    apresenta cópia dos textos motivadores: não.
    É legitimado: não

    Nota: 80, pois o Enem permite cópias dos textos motivadores, desde que não constituam a maioria ou 50% do repertório. E já que de dois, 1 é cópia, logo, se enquadra no nível 2.

    C3: avaliar a estrutura do texto, ou seja, a seleção, relações, organização e interpretações dos fatos/opiniões/dados em defesa de um ponto de vista e/ou se apresenta contradição grave.

    TERMOS IMPORTANTES PARA A APLICAÇÃO DA GRADE ESPECÍFICA
    DA COMPETÊNCIA III
    A seguir, apresentamos os termos mais importantes presentes na Grade Específica e que são fundamentais no momento da correção e da aplicação da grade, a fim de que seja atribuído o nível adequado a cada redação.
    Sem direção:Considera-se que a redação sem direção apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si (não é perceptível sequer uma direção) em defesa de um ponto de vista – ou seja, ainda não é possível identificar o que está sendo defendido pelo participante em seu texto.
    COM DIREÇÃO: Em oposição ao conceito de “sem direção”, considera-se “com direção” aquela
    redação que já apresenta informações, fatos e opiniões articulados, isto é, as ideias apresentadas têm conexão entre si, e é possível perceber uma direção única em defesa de um ponto de vista – ou seja, é possível identificar o que está sendo defendido pelo participante em seu texto.

    Matriz de referência;
    0 – Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem
    defesa de um ponto de vista.
    1 – Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
    2 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
    3 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
    4 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
    5 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

    Grade específica da competência:
    0 – Tangente ao tema e sem direção
    1 – Tangente ao tema e com direção OU Abordagem completa do tema e sem direção.
    2 – Projeto de texto com muitas falhas E Sem desenvolvimento ou com desenvolvimento de apenas
    uma informação, fato ou opinião. (Textos que apresentam contradição grave não
    devem ultrapassar este nível)
    3 – Projeto de texto com algumas falhas E Desenvolvimento de algumas informações, fatos e opiniões.
    4 – Projeto de texto com poucas falhas E Desenvolvimento da maior parte das informações, fatos e opiniões.
    5 – Projeto de texto estratégico E Desenvolvimento das informações, fatos e opiniões
    em todo o texto (Aqui se admitem deslizes pontuais, sejam de projeto e/ou de desenvolvimento)

    Avaliação passo a passo:
    Apresenta direção: sim
    Falhas no projeto de texto:
    ” porque a implantação de outras fontes tem um custo elevado.” Não desenvolveu/explicou durante o texto.
    Por conta disso, a diversidade da geração de energia no Brasil caminha a passos lentos, pois apesar de haver recursos naturais suficientes, *faltam investimentos*. Não desenvolveu/explicou/deu exemplo

    Nota; 120 em decorrência de apresentar informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista e ter um projeto de texto com algumas falhas E Desenvolvimento de algumas informações, fatos e opiniões.

    C4: verificar a presença de elementos coesivos, em seguida avaliar se esses se repetem e se variam , e por último de foram empregados de forma adequada.
    Verificar a presença de elementos intra* e interparágrafos e repetir as instruções do passo anterior.
    Verificar a presença de operadores argumentativos e repetir as instruções do passo anterior:

    termos importantes:
    elementos intra* e interparágrafos: Ao mencionar coesão intraparágrafo, a terminologia da Grade se refere à presença de elementos coesivos, adequadamente mobilizados, dentro dos
    parágrafos (Quadro 1, vocábulos em azul). Por sua vez, a coesão interparágrafos é a presença de elementos coesivos, adequadamente mobilizados, entre os parágrafos (Quadro 1, vocábulos em rosa). Esses elementos localizam-se, geralmente, no início das alíneas e funcionam relacionando tanto ideias mais gerais entre parágrafos quanto períodos ou trechos específicos de ideias.
    Além disso, como apontado na Grade Específica, para um texto atingir os níveis de notas 4 e 5 na Competência IV, ele precisará, necessariamente, ter a presença de alguns elementos coesivos específicos (os chamados operadores argumentativos) interparágrafos, além de outras formas de coesão. Essas exigências para as notas mais altas serão explicitadas mais adiante.
    Repetição: será tolerada a repetição dos elementos temáticos se apresentarem pelo menos uma variação durante todo o texto. Para além destes, a tolerância será menor, e eles não devem se repetir em sua maioria.

    Matriz de referência da competência:
    0 – Não articula as informações.
    1 – Articula as partes do texto de forma precária.
    2 – Articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
    3 – Articula as partes do texto de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco
    diversificado de recursos coesivos.
    4 – Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de
    recursos coesivos.
    5 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    Matriz específica da competência:
    0 – Palavras e períodos justapostos e desconexos ao longo de todo o texto, o que demonstra ausência de articulação.
    1 – Presença regular de elementos coesivos inter E/OU intraparágrafos E/OU algumas repetições E/OU algumas inadequações.
    2 – Presença rara de elementos coesivos inter e/ou intraparágrafos E/OU excessivas repetições E/OU excessivas inadequações.(Textos em forma de monobloco não devem ultrapassar este nível.)
    3 – Presença pontual de elementos coesivos inter e/ ou intraparágrafos E/OU muitas repetições E/OU muitas inadequações.
    4 – Presença constante de elementos coesivos inter* e intraparágrafos E/OU
    poucas repetições E/OU poucas inadequações.(*Havendo elemento coesivo de tipo “operador argumentativo” entre parágrafos em, pelo menos, 01 momento do texto.)
    5 – Presença expressiva de elementos coesivos inter** e intraparágrafos** E raras ou ausentes repetições E sem inadequação. (**Havendo elemento coesivo de tipo “operador argumentativo” entre parágrafos em, pelo menos, 02 momentos do texto e, pelo menos, 01 elemento coesivo de qualquer tipo dentro de todos os parágrafos)

    Avaliação passo a passo:
    Repetição;
    “fonte” apareceu 7 vezes sem variação
    “energia” apareceu 6 vezes com variação.

    Erros interparágrafo:
    Linha 5: “Brasil. *Segundo ” faltou operadores que justifiquem o enunciado anterior, como o “pois” ou “nesse sentido”.

    Erro intraparágrafo:
    não constado.

    Nota: 160, tendo em vista que há presença constante de elementos coesivos inter* e intraparágrafos E/OU poucas repetições E/OU poucas inadequações.(*Havendo elemento coesivo de tipo “operador argumentativo” entre parágrafos em, pelo menos, 01 momento do texto.)

    C

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  2. Fiz em letra maiuscula o que poderia ser repensado

    Sabe-se que o Brasil é um dos países que mais utilizam fontes de energia renováveisÉ UMA BOA FRASE PARA INICIAR O TEXTO, MAS NÃO É BASEADA EM ALGO VERÍDICO E SIM SENSO COMUM, NÃO VALORIZADO NO ENEM. No entanto, no que cerne à SEM CRASE diversidade dessas fontes, o país ainda tem muito o que avançar, já que as hidrelétricas detêm a maioria absoluta da produção energética brasileira e também porque a implantação de outras fontes tem um custo elevado. OK AQUI TEM DOIS ARGUMENTOS, MAS ESSE PRIMEIRO ME PARECE POSITIVO DEMAIS PARA PROBLEMATIZAR NAO ACHA?

    A priori, cabe destacar o elevado uso da matriz energética hídrica no Brasil. Segundo dados da ANEEL, apenas as hidrelétricas são responsáveis por 68,8% da geração de energia no país, o que acaba por sobrecarregar essa fonte e, em tempos de escassez de água, contribui para o encarecimento da conta de luz. ATÉ AQUI FOI ÓTIMO, EXPOSITIVO, ENTAO PRECISA ARGUMENTAR DAQUI PRA FRENTE PARA VALIDAR ESSE PARAGRAFO COMO ARGUMENTATIVO ….. Sendo assim, é necessário buscar outras fontes de energia limpas e renováveis…. MAAAAS NAO TEVE ARGUMENTO, VC JA ENCERROU REPETINDO A MESMA IDEIA DA INTRODUCAO

    A posteriori, outro problema reside no fato de que a implantação de outras matrizes energéticas, SEM VIRGULA é cara. Por exemplo, um painel de energia solar fotovoltaica, custa, SEM VIRGULA em média R$ 489,00 e um sistema residencial inteiro EU TROCARIA INTEIRO POR COMPLETO, custa JÁ USOU CUSTA, APENAS O “CERCA” DARIA A IDEIA QUE VC QUER cerca de R$ 12.800,00. MUITO BOM, NOVAMENTE, ATÉ AQUI ESTA EXPOSITIVO, EM AMBOS OS DADOS SAO BONS DE VDD E COLABORAM PARA UMA OTUMA REDACAO MAS FICA NA SUA RESPONSABILIDADE RELACIONAR Por conta disso, a diversidade da geração de energia no Brasil caminha a passos lentos, pois CORTARIA ESSE POIS apesar de haver recursos naturais suficientes, E COLOCARIA UM “AINDA” AQUI faltam investimentos. E isso precisa mudar. ESSA ULTIMA FRASE NAO VALORIZA, PRINCIPALMENTE POR COMEÇAR COM “E” – HORROR NA REDAÇAO FORMAL, POIS CONSIDERAM COLOQUIAL-

    Diante do exposto, cabe ao Ministério de Minas e Energia AGENTE, por meio do destinamento de recursos e parcerias com o Governo Federal MODO, promover a maior utilização de outras fontes energéticas AÇAO, como a solar e a eólica, a fim de aliviar o sistema hídrico brasileiro FINALIDADE. Eles também podem contar “PODEM CONTAR” COLOQUIAL com a ajuda dos estados e municípios para achar lugares para instalar novas fontes EU REFORMULARIA ESSE FINAL, TALVEZ “COOPERAÇÃO DOS ESTADOS E MUNICIPIOS PARA INSTALAÇAO DE FONTES ESPECIFICAS, EOLICA E SOLAR”. DETALHAMENTO Dessa forma, será possível diversificar a matriz energética brasileira.

    NO GERAL EU DIRIA PARA VC SEPARAR MAIS UNS MINUTOS PARA REFLETIR SOBRE O TEMA PQ SUA REDAÇÃO INTEIRA ESTA FALANDO SOBRE BUSCAR NOVAS FONTES, NOVAS FONTES, NOVAS FONTES. ISSO TE PREJUDICA . ARGUMENTE MAIS, ARGUMENTOS DIFERENTES SE UM ESTA FALANDO DE FALTA DE PESQUISAS PARA NOVAS FONTES NO OUTRO PODE FALAR SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DE RIOS OU ENTAO CUSTOS NA PRATICA OU DEPENDENCIA DO GOVERNO ……… ENFIM, VARIA, ASSIM VC NAO FICA NA REDUNDANCIA GIRANDO TODO O TEXTO NA MESMA IDEIA

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