O Brasil é referência na geração de energia renovável e que causa poucos danos ao meio ambiente, visto que segundo o balanço da matriz energética de 2018, feito pelo Ministério de Minas e Energia, consta que aproximadamente 80% da produção nacional é classificada como sustentável. Entretanto, é crescente o avanço nessa área pelo mundo. Por exemplo, a Suíça pretende ser o primeiro país no mundo totalmente dependente de energia sustentável, implantando até mesmo ruas feitas de painéis fotovoltaicos especiais com essa finalidade. Assim, o Brasil, visando a manutenção de sua credibilidade na área, deve diversificar a matriz energética dispondo-se a combater a pobreza: com incentivos em inovação na produção de energia sustentável.
Em primeiro plano, a renda é um fator discriminatório ao acesso a fontes de eletricidade que venham de recursos naturalmente repostos, pois segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), em 2018, metade da população vivia com renda mensal de pouco mais de R$: 400. Tal fato configura um ciclo de pobreza, porque sob esta condição, torna-se inviável a instalação de painéis solares, por exemplo, dado o atual valor de mercado. No entanto, este equipamento promove o abatimento da cobrança de luz, possibilitando a economia de recursos. Portanto, sua popularização poderia ser um fator determinante para diminuir a pobreza.
Em segundo plano, é natural que novidades no mercado de capitais tenham valor maior no início e com o tempo o preço diminua, porém há formas de adiantar esse processo e democratizar determinados produtos. Isso é posto pelo economista Adam Smith, que diz que o preço é regulado através da “lei da oferta e da procura”, de modo que este tende a ser superior quando há mais demanda do que oferta em comparação a quando há mais oferta do que demanda. Logo, se o Estado promover a produção de formas mais sustentáveis de energia, tal mercado tornar-se-ia acessível financeiramente a todas as classes sociais.
Em vista dos argumentos apresentados, cabe ao Congresso Nacional, juntamente com os Ministérios da Educação e de Minas e Energia, articularem um plano de formação de mão de obra qualificada, necessária para a criação, instalação e manutenção de formas inovadoras e sustentáveis de energia. Esse plano poderia ser posto em prática utilizando as escolas técnicas e universidades públicas – como a Escola Técnica Estadual (ETEC) e a Universidade de São Paulo (USP). Como efeito, além de gerar mão de obra qualificada – que possui remuneração acima da média – propiciaria, no curto prazo, milhares de empregos.
Ace
Boa noite, Matheus!
Primeiramente, parabéns pelo seu desempenho nessa redação! Está bem escrita e demonstra bem seus conhecimentos.
Dito isso, passemos às observações.
Em questão de conteúdo, diria que está tudo perfeito. Sua bagagem cultural foi explorada o suficiente, seu vocabulário é extenso e sua conclusão possui uma proposta de intervenção bem elaborada. Logo, nas competências I, III e V, você provavelmente gabaritaria, ou ao menos alcançaria uma nota altíssima.
Por outro lado, seu texto não bate direito com o tema. Sim, você falou da energia e sustentabilidade no Brasil e na diversificação da matriz energética, mas sua tese foi que “deve diversificar a matriz energética dispondo-se a combater a pobreza: com incentivos em inovação na produção de energia sustentável.”
A tese é boa, e sua redação faz um bom trabalho defendendo-a. O problema é que sua tese foca em um tópico não relevante ao tema (o combate à pobreza).
Para facilitar a conexão do tema com a tese e ter certeza de que os dois sempre dialogarão entre si, pense neles como uma pergunta e uma resposta, respectivamente.
A pergunta proposta pelo tema, como reforçado pelos textos de apoio, é mais ou menos esta:
“quais são os desafios na diversificação da matriz energética no Brasil que dificultam a sustentabilidade (desenvolvimento), e como eles podem ser resolvidos? (conclusão)”
Sua resposta precisa ser algo parecido com: “os desafios são X e estes podem ser resolvidos se Y for feito.”
Como você focou em resolver a pobreza, sua redação falhou em responder a pergunta.
Sua resposta ainda poderia conter o tópico da pobreza, mas em posição de causa do problema (o desafio vêm da pobreza, e se ela for resolvida, a energia brasileira será mais sustentável), não posição de problema principal, como você escreveu.
Na verdade, sinto até que você sabe disso, visto que seu tópico frasal no segundo parágrafo (“Em primeiro plano, a renda é um fator discriminatório ao acesso a fontes de eletricidade que venham de recursos naturalmente repostos”) revela isso. Porém, ao fim do parágrafo, essa ideia parece abandonada para dar espaço à outra, que a popularização de painéis solares resultaria na diminuição da pobreza (note, novamente, que aqui a pobreza foi posta como o problema principal a ser resolvido, e a sustentabilidade, um meio para resolvê-la; No entanto, o mais ideal seria a pobreza ser um fator que *dificulta a sustentabilidade* <– o tópico principal.)
Em suma, sua redação foi excelente, só que não para esse tema.
Como eu disse, ajuda significantemente pensar no tema e na tese como uma pergunta e uma resposta, e recomendo que você sempre converta a proposta de redação numa pergunta. Esse método é sempre possível, pois absolutamente todo texto é fruto de uma pergunta. Por exemplo, o tema da redação do ENEM de 2016 "caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil" pode ser convertido para "o que pode ser feito para combater a intolerância religiosa no Brasil?" (perceba que, nesse caso, ainda há a pergunta implícita de quais são as causas para haver intolerância religiosa no Brasil, uma vez que é impossível você resolver um problema sem saber sua raiz); "Publicidade infantil em questão no Brasil," no ENEM de 2014, pode ser "a publicidade infantil é um problema no brasil? por que sim/não? [Se for um problema,] que medidas devem ser tomadas para resolver isto?". Atente-se sempre na conversão do tema para uma pergunta, porque se esta for feita erroneamente, prejudicará sua resposta. Por exemplo, se o tema for "violência policial e racismo" e você converter em "violência policial e racismo é ruim?", sua resposta será irrelevante, pois essa verdade — de que racismo e violência policial é ruim — é axiomática, não é necessário confirmá-la. Neste caso hipotético, a melhor conversão seria para: "qual a relação entre racismo e violência policial, e como estes podem ser resolvidos?".
Tirando isso, há pouquíssimos erros em seu texto.
No segundo parágrafo, o seguinte trecho:
"a renda é um fator discriminatório ao acesso a fontes de eletricidade que venham de recursos naturalmente repostos, pois segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), em 2018, metade da população vivia com renda mensal de pouco mais de R$: 400."
Aqui, deveria haver uma vírgula após o "pois", isolando a passagem "segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad)", devido ao fato de que esta informação pode ser retirada do texto e não modificaria seu sentido intrínseco. Isto é, é um aposto.
Ainda nesse parágrafo, há o seguinte trecho:
"[…] porque sob esta condição, torna-se inviável a instalação de painéis solares, por exemplo, dado o atual valor de mercado. (remover por exemplo, não adiciona em nada; o "porque" já é o suficiente)"
"por exemplo", aqui, poderia ser cortado. Além de sua presença não ser significativa, ela distrai o leitor da frase, pois tem mais um "obstáculo" para chegar ao seu fim.
Enfim, como já comentado, seu texto está ótimo, salvo os problemas indicados. Continue escrevendo e experimente implementar as sugestões ao redigir sua próxima redação. Espero que minhas observações tenham ajudado.
Bons estudos!
Matheus Oliveira Higo
Bom dia chará!!
Me perdoe a demora para corrigir uma redação sua! Andei ausente da plataforma por um tempo, porém estou aqui para corrigir uma redação sua!
Espero que goste.
Farei a correção detalhada via google docs e, posteriormente, lhe enviarei o link.
Notas:
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C1-160: A C1 avalia gramática, sua gramática é muito boa, porém apresenta mais de 2 desvios, configurando nível 4.
C2-160: A C2 avalia: tipologia textual, abordagem do tema e repertório, tendo tipologia e tema respeitados, ela avalia a legitimação, pertinência e produtividade do repertório. Você apresenta bons repertórios que são legitimados e pertinentes, contudo, não faz uso produtivo em sua argumentação.
C3-120: A C3 avalia, sobretudo, a argumentação e sua argumentação está média, pois, ainda que você use muitos repertórios, eles não contribuem com o seu posicionamento e deixam o texto expositivo.
C4-200: Coesão muito boa
C5-80 Como já havia dito, estruturas condicionais na conclusão te dão 80, embora sua conclusão esteja perfeita, com os 5 elementos, você faz uso de uma estrutura condicional. Se lembre, vc ta na conclusão pra mandar kkkk.
NOTA: 720 (Sem o erro da conclusão seria 840)
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Link:
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https://docs.google.com/document/d/1-NY_ZduXCTsO0qcR-E5pecFbRagGx9Fo-76UWnMGZ2I/edit?usp=sharing
RodrigoMartins10
Olá, Matheus! Gostaria de te deixar aq algumas observações.
Primeiramente, quando for construir a introdução, pense basicamente em: contextualizar, relacionar com o tema e apresentar a tese. Não é necessário ficar falando mt, tipo vc já tinha apresentado dados e depois foi querer falar sobre a Suíça.
Ademais, me parece q vc tangenciou o tema, o q pode levar vc a nota zero. Repare bem a frase tema(ela é de suma importância para a sua abordagem do texto), ela fala sobre SUSTENTABILIDADE, o que urge a falar sobre o meio ambiente, e os impactos q a falta de fontes renováveis pode afetar a esse. Logo, leia com atenção a frase tema, ok!
Contudo, gostei mt do seu texto! Apresenta bons dados, fatos, citações, o que deixa sua argumentação “rica”. Outrossim, não presenciei erros gramaticais, o q deixa evidente q vc tiraria uma nota ótima ou máx na competência 1.
Portanto, corrija seus erros e dedique-se bastante q vc conquistará seus objetivos! Espero ter ajudado! ;)