Energia e sustentabilidade no Brasil: desafios na diversificação da matriz energética

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Dentre as inúmeras características do Brasil, a abundância em recursos hídricos é uma das mais notáveis do ponto de vista de geração de energia. Essa característica é perfeita para a instalação de usinas hidrelétricas nos rios do nosso país, o que influenciou no  investimento prioritário nessa fonte renovável de energia. Entretanto, isso acabou por contribuir, de forma meio irônica, para a destruição de florestas e a falta de diversificação na nossa matriz energética.

Em primeira análise,  depois de pronta, uma hidrelétrica não gera poluição e pouco agride o meio ambiente. No entanto, não se pode dizer o mesmo enquanto ela está sendo construída. Durante esse processo, uma grande área de floresta é devastada para a construção de uma barragem, necessária para manter um reservatório de água e um boa geração de energia. Ao fazer isso, boa parte da área ao entorno do rio, geralmente uma floresta, é alagada, matando diversos seres vivos e provocando um desequilíbrio ambiental, algo lastimável. Além disso, populações que vivem no entorno do rio onde será construída a usina são realocados, tendo que deixar as suas casas, o que afeta principalmente as populações ribeirinhas e indígenas, segundo levantamentos de organizações não-governamentais (ONGs) como a Greenpeace.

Em segunda análise, o Brasil já tem muitas usinas hidrelétricas, e cerca de 60% da energia elétrica do país é proveniente destas, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Entretanto, em 2011 foi iniciada a construção da Usina de Belo Monte, no rio Xingu, mesmo com vários protestos e reclamações de populações locais e de ONGs – o que foi noticiado por meios de comunicação, como o portal de notícias G1. Tal situação demonstra total desrespeito ao meio ambiente e às populações que são afetadas, além de ser um mal uso do dinheiro público, que poderia ser utilizado em outras fontes renováveis de energia, como a eólica e a solar.

Portanto, infere-se que o Governo Federal, juntamente com o Ministério de Minas e Energia e a ANEEL, incentivem a construção das mais diversas matrizes energéticas não poluentes, como, por exemplo, a biomassa e a fotovoltaica. Esse incentivo pode ser feito por meio de investimentos nessas fontes, além de uma clara posição de apoio para com elas. Isso teria como finalidade, a diversificação, ampliação e potencialização da capacidade do país de produzir energia, causando o mínimo de impactos ambientais e sociais possíveis.

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4 Correções

  1. CORREÇÃO DETALHADA: Passo a passo para a nota final.
    Como de praxe, feita tendo como base os documentos disponibilizados pelo Inep, disponíveis no site:
    http://inep.gov.br/web/guest/enem-outros-documentos. Entretanto, desta vez serei mais sucinto quanto às premissas.

    Irei avaliar todas as competências:
    1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal portuguesa
    2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção de argumentação.
    5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    C1: avaliar primeiro os possíveis erros de estrutura sintática, em seguida os possíveis desvios gramaticais e por último, avaliar os elementos do excelente domínio da escrita formal.

    Estrut. sintática:
    Linha 13: “Além disso,* populações” (eu acho que pode ser) falta da palavra “as”.

    Desvios:
    Linha 3: “o que influenciou *no* investimento” (eu não tenho certeza) apontamento de regência.
    Linha 10: “de água e *um* boa geração de energia” ortografia incorreta.
    Linha 15: “de *organizações não-governamentais* (ONGs)” nomenclatura redigida em letra
    minúscula.
    Linha 21: “, além de ser um mal uso” escolha imprecisa de vocábulo, pois de acordo com a minha pesquisa em diversos sites e vídeos (um dos sites: https://www.normaculta.com.br/mal-ou-mau/ ) o correto seria “mau” pois ele pode ser substituído por “bom”, ao passo que “mal” é substituível por “bem”

    excelente domínio da norma: vou considerar que sim.

    Nota: 160.

    C2: Prevalência e domínio do texto dissertativo-argumentativo: ok
    Abordagem completa: sim
    frase conclusiva finalizada: sim
    análise do repertório sociocultural:
    “populações que vivem no entorno do rio onde será construída a usina são realocados, tendo que deixar as suas casas, o que afeta principalmente as populações ribeirinhas e indígenas, segundo levantamentos de organizações não-governamentais (ONGs) como a Greenpeace.”
    cópia dos textos motivadores?: não
    baseado nos textos motivadores não
    é legitimado? sim
    é pertinente? sim
    é produtivo? sim

    Nota final; 200

    C3: avaliar a estrutura do texto, ou seja, a seleção, relações, organização e interpretações dos fatos/opiniões/dados em defesa de um ponto de vista e/ou se apresenta contradição grave.

    Avaliação passo a passo:
    Apresenta direção: sim
    Falhas no projeto de texto:
    “*Dentre as inúmeras características do Brasil*, a abundância em recursos hídricos é uma das mais notáveis do ponto de vista de geração de energia.” eu confesso que não sei em qual competência avaliar isso, porém você deveria ter deixado claro qual tipo de característica era essa, se era física, sociológica, etc. —> não vou considerar.

    Apresenta contradição grave:não

    Nota: 200. Ok, eu ainda não tinha corrigido uma redação que tenha chegado perto de 200 nessa competência, então isso é novo para mim.

    C4: verificar a presença de elementos coesivos, em seguida avaliar se esses se repetem e se variam , e por último de foram empregados de forma adequada.
    Verificar a presença de elementos intra* e interparágrafos e repetir as instruções do passo anterior.
    Verificar a presença de operadores argumentativos e repetir as instruções do passo anterior:
    Repetições: não constado.
    Operadores argumentativos interparágrafos:
    Linha 10: ” energia.* Ao fazer isso” faltou um operador par justificar o enunciado anterior, como o “pois”

    intraparágrafo:
    não constado

    Nota; 200

    C5: Analisar se respeitam os direitos humanos, logo em seguida os 5 elementos necessários

    Avaliação;
    respeita os direitos humanos: sim
    Ação; incentivem a construção das mais diversas matrizes energéticas não poluentes
    Agente: ” Governo Federal, juntamente com o Ministério de Minas e Energia e a ANEEL”
    Modos: “por meio de investimentos nessas fontes, além de uma clara posição de apoio para com elas” esse apoio ficou pouco claro e na vida real não é esse modo seria demagogia, mas aqui eu considero válido.
    Efeito: ” finalidade, a diversificação, ampliação e potencialização da capacidade do país de produzir energia, causando o mínimo de impactos ambientais e sociais possíveis.”
    Detalhamento: “por exemplo, a biomassa e a fotovoltaica”

    Nota: 200

    Nota final; 160 + 200 + 200 + 200 = 960.

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  2. Oi, rafaiolo, tudo bem? Bom, o link que você citou no comentário não está pegando. Olha, uma dica que dou a você é usar os dados no desenvolvimento 1 e no desenvolvimento 2 você pode usar alguma citação, pois isso irá mostrar para o corretor que você tem muito conhecimento. Em segundo lugar, sua argumentação está muito fraca, sugiro que vc treine mais ela. Sua conclusão está legal, contém todos os requesitos que o corretor exige. Espero ter ajudado.

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  3. Competência 1: Utilizou bem desta competência, com diversificação das palavras e boa aplicação delas, porém ocorreram alguns desvios de concordância, como por exemplo no segundo parágrafo “um boa geração de energia”. Nota: 160
    Competência 2: Utilizou de forma diversificada a defesa de sua tese, com diversos dados, na minha opinião poderia ter explicado um pouco mais de outros tipos de matrizes ao longo do texto, mas tirando isso achei muito bom. Nota: 160
    Competência 3: Pensamentos muito bem organizados e relacionados com a proposta, mas como você mesmo colocou, o segundo parágrafo de desenvolvimento parece um pouco confuso. Nota: 160
    Competência 4: Argumentou bem, com diversificação de dados estatísticos o que possibilitou uma clara compreensão de sua tese. Nota: 200
    Competência 5: Ótima proposta, bem relacionada ao tema. Nota: 200
    Nota total: 880

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  4. Importante:
    – Caso queira corrigir essa redação, faça com base nos documentos desse site: http://inep.gov.br/web/guest/enem-outros-documentos . Não quero saber de achismo, ou de somente ser “corrigida” qualquer coisa para ganhar pontos, além de ser uma conduta de má fé, tira o propósito do site.

    – Leia antes de corrigir o “Tema da Semana”, disponível aqui mesmo, juntamente com os textos motivadores.

    – Sejam o mais criteriosos possíveis, e levem sempre em conta as matrizes de competência do Enem. Não vejo problema caso queira corrigir somente uma competência, desde que isso seja feita de forma decente.

    – Por último, creio que o meu segundo desenvolvimento ficou ruim, mas como na hora da prova eu não conseguiria arrumar, não arrumei aqui também, então podem criticar bastante (criticas construtivas).

    – E fim. Thanks so much por ler até e corrigir a minha redação.

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