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ENERGIA E SUSTENTABILIDADE NO BRASIL

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Segundo Émile Dukheim, sociólogo fracês,os fatos sociais podem ser normais ou patológico. Seguindo essa linha de raciocínio, observa-se que um ambiente patológico,em crise, rompe toda a harmonia social visto que um sistema corrompido não favorece o progresso coletivo. Neste contexto, no que tange a energia e sustentabilidade no Brasil, configura-se um grave problema, não só pelas complicações financeiras, mas também pelos impactos ambientais causadas por fontes adotadas neste país.

Em primeira análise, deve-se ressaltar que o sistema da rede de energia do Brasil é caro, tornando-se uma das principais contas a ser pagas pelos consumidores. A música “Apaga a luz, apaga tudo”, do Mc Topre, é muitas vezes relacionados ao alto custo de tais contas nas redes sociais, no qual o individuo ao abrir seu débito tenta desperadamente economizar apagando suas lâmpadas. Diante de tal exposto, é notório de como o Brasil precisa buscar fontes mais sustentáveis financeiramente para toda a população.

Ademais, é fundamental apontar que varias problemas ambientais estão diretamente ligados as usinas,principalmente as de fontes não renováveis. Segundo o G1, apenas 40% das fontes ultilizados no Brasil provém de energia limpa, ou seja,que não causa danos sérios ao meio ambiente,os outros 60% se referem as hidrelétricas, que apesar de serem consideradas usinas que produzem energia renovável, não pode ser consideradas limpas. Logo, é inadmissívelque este cenário continue a perdurar.

Depreende-se portanto, a necessidade de se combater tais obstáculos. Para isso é imprescíndivel que o Ministério de Minas e Energia, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, por intermédio de verba governamentais, criarem projetos para instalação de equipamentos para produzir energia limpa para as comunidades. Esses equipamentos seriam panéis fotovoltaicos, e turbinas éolica, por exemplo, para que possam ser distribuidas de maneiras estratégicas, levando em consideração o relevo e o clima da região, este projeto teria a finalidade de diminuir impactos ambientais e financeiros. Assim se consolidará uma sociedade mais sustentavél.

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2 Correções

  1. Ao ler sua redação é possível observar que você possui um bom conhecimento a respeito do tema, o que já eleva a pontuação e mostra sua capacidade de argumentação, uma vez que, você aponta vários exemplos, porém é necessário atentar-se aos erros gramaticais, quanto a pontuação (virgulas, acentos e a própria escrita das palavras) que é um fator extremamente importante no Enem. Como dica, seria legal você procurar as competências do Enem e como são avaliados os textos, para entender melhor a exigência em casa parte da redação, e a partir dai observar qual seu ponto mais fraco e treiná-lo.

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  2. Segundo Émile Dukheim, sociólogo fracês [1], os fatos sociais podem ser normais ou patológico. Seguindo essa linha de raciocínio, observa-se que um ambiente patológico, em crise, rompe toda a harmonia social visto que um sistema corrompido não favorece o progresso coletivo. Neste contexto, no que tange a energia e sustentabilidade no Brasil, configura-se um grave problema, não só pelas complicações financeiras, mas também pelos impactos ambientais causadas por fontes adotadas neste país.
    Em primeira análise, deve-se ressaltar que o sistema da rede de energia do Brasil é caro, tornando-se uma das principais contas a ser pagas pelos consumidores. A música “Apaga a luz, apaga tudo”, do Mc Topre, é muitas vezes relacionados [2] ao alto custo de tais contas nas redes sociais, no qual o individuo [3] ao abrir seu débito tenta desperadamente [4] economizar apagando suas lâmpadas. Diante de tal exposto, é notório de como o Brasil precisa buscar fontes mais sustentáveis financeiramente para toda a população.
    Ademais, é fundamental apontar que varias [5] problemas ambientais estão diretamente ligados as usinas, principalmente as de fontes não renováveis. Segundo o G1, apenas 40% das fontes ultilizados [6] no Brasil provém de energia limpa, ou seja, que não causa danos sérios ao meio ambiente, os outros 60% se referem as hidrelétricas, que apesar de serem consideradas usinas que produzem energia renovável, não pode ser consideradas limpas. Logo, é inadmissível que este cenário continue a perdurar.
    Depreende-se [7] portanto, a necessidade de se combater tais obstáculos. Para isso é imprescíndivel [8] que o Ministério de Minas e Energia, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, por intermédio de verba governamentais, criarem projetos para instalação de equipamentos para produzir energia limpa para as comunidades. Esses equipamentos seriam panéis [9] fotovoltaicos, e turbinas éolica [10], por exemplo, para que possam ser distribuidas [11] de maneiras estratégicas, levando em consideração o relevo e o clima da região, este projeto teria a finalidade de diminuir impactos ambientais e financeiros. Assim [7] se consolidará uma sociedade mais sustentavél. [12]

    1= francês*
    2= relacionada*
    3=individuo*
    4= desesperadamente*
    5= várias*
    6= utilizadas*
    7= necessidade de vírgula
    8= imprescindível *
    9= painéis*
    10= eólica*
    11= distribuídas*
    12= sustentável*

    Visão geral: apresente seus ass1 e ass2 logo na introdução, para que o corretor leia seu texto direcionado. Argumente de forma mais clara e coesa sem deixar postas soltas de um jeito que todas os argumentos se completem. Treine muito e estude sobre as competências e eixos temáticos e uso correto de virgulas e acentos gráficos.

    CI= 80/Nível 2 (poucos desvios): A CI avalia o seu domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    CII= 160/ Nível 4: A CII avalia a sua compreensão quanto à proposta de redação e a aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
    CIII= 160 Nível 4 (poucos argumentos não desenvolvidos): A CIII avalia a seleção, a relação, a organização e a interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    CIV= 120 Nível 3: A CIV avalia o seu conhecimento em relação aos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    CV= 200 Nível 5: A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Nota: 720

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