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ENEM: Reflexos do uso de filtros em redes sociais na formação da autoimagem na juventude brasileira

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As redes sociais, amplamente difundidas nas últimas décadas, são ambientes virtuais em que o indivíduo compartilha assuntos de seu interesse com outras pessoas e, assim, as redes podem adquirir um caráter informativo. Hoje em dia, no entanto, percebe-se que o uso de filtros, (concomitamente) ao estabelecimento de um padrão de beleza em tais ambientes, configuram-se como um problema no Brasil. Sendo assim, é imprescindível analisar o perfil do usuário e os problemas psicológicos derivados dessa situação.

Nesse contexto, é inegável que as redes sociais, atualmente, sejam um local em que as pessoas estão constantemente em busca de curtidas. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, a modernidade (têm) se caracterizado pela sua liquidez, ou seja, uma superficialidade nas relações sociais. Logo, o pensamento do sociólogo pode ser observado no contexto da internet, já que geralmente os usuários, movidos por um padrão de beleza imposto nas próprias redes sociais, usam filtros em suas fotos com o intuito de corrigir eventuais “imperfeições”, obter bastante “likes” e formar sua (auto-imagem).

Consequentemente, problemas, como a aquisição de doenças mentais, são gerados. Isso ocorre, pois ao navegar no ambiente digital tóxico, o jovem encontra fotos de outros indivíduos – muitas vezes não percebendo a presença de filtros- e acabam por buscar caminhos para mudar sua aparência, que, quando sem sucesso, podem ter crises emocionais ou até mesmo depressão. Dessa maneira é inadmissível que esse (esteriótipo)continue a perdurar.

Portanto, o governo, em parceria com a mídia, deve promover campanhas, com o objetivo de incentivar a não-utilização de filtros e valorizar a beleza individual. Isso deverá ser feito por meio da publicação de vídeos  e cartazes na internet, mais especificamente(,) nas redes sociais com maiores taxas de uso de filtros. Então, esses locais voltarão a ter caráter, majoritariamente, informativo.

 

ps.:Onde tiver parênteses é pq eu já sei q tem erro e só percebi depois, mas preferi escrever do jeito q tá aq. Outra coisa, sei que esses dois últimos parágrafos parecem curtos demais, e sim, estão, mas incrivelmente deu 7 linhas no papel, preciso diminuir a letra…

 

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2 Correções

  1. Vou fazer a correção dentro dos meus limites de estudante. Vou confessar adiantado que sou um amador e corrigir redações, desde já lá vai

    PRIMEIRO PARÁGRAFO
    Ok, eu achei a introdução muito boa, mas acho que você se distanciou ligeiramente do problema central do tema, que tem a ver com identidade e imagem pessoal. Daí fica aquela pergunta

    “Como, para o Brasil, o estabelecimento de padrões de beleza é um problema para a juventude?”

    Tá entendendo onde quero chegar? Você falou bastante das redes sociais e de como elas influenciam na vida da população, mas foi vago em falar sobre imagem pessoal. Você trabalha isso nos desenvolvimentos posteriores, mas acredito que o corretor do Enem iria querer algo dessa parte de identidade e autoimagem logo no começo da redação pra ter uma boa idéia do que seria construido ao longo dela.

    SEGUNDO PARÁGRAFO
    Acho que realmente não tenho nenhuma critica válida desse parágrafo. Bem construido, apesar de Bauman tornar ele meio previsivel já que é visto como um repertório “coringa” muito usado pra maioria.

    TERCEIRO PARÁGRAFO
    Unica coisa que eu achei que faltou aqui seria apontar que as pessoas sofrem muitas criticas no ambiente digital. De resto, acho que tá perfeito.

    QUARTO PARÁGRAFO
    – Conclusão perfeita! Eu acho que ganharia nota 200 na C5 tranquilamente. No máximo não considerariam detalhamento por você não ter dado exemplo de redes sociais, como instagram, twitter, etc…

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  2. Olá Alison. Tudo bom? Sou apenas uma estudante e vou corrigir sua redação com base nos meus “conhecimentos”

    Vamos lá. Eu senti falta de conectivos (no começo da introdução, por exemplo)
    Nos desenvolvimentos eu senti falta de repertório
    Na conclusão você tem que retomar a tese e apresentar uma Perspectiva/Projeto de Intervenção;
    – O que fazer? Quem fará? Como fará? Com qual verba? Qual o nome do
    projeto? Qual a consequência?

    Você escreve bem, bons estudos!

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