Aprendiz

ENEM- Pessoas desaparecidas em questão no Brasil.

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Na série “Top of the Lake”, transmitida pela BBC em 2013, a detetive Robbin é enviada para uma pequena cidade na Nova Zelândia para investigar o desaparecimento de Tui Mitchan, de 12 anos. Fora da ficção, infelizmente, esse tem se mostrado um persistente problema, que não afeta somente uma faixa de idade específica e tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Nesse sentido, é preciso analisarmos os principais fatores relacionados à problemática, como os motivos envolvidos na questão e a falta de politicas públicas para evitar tal entrave social.

Diante desse cenário, vale salientar que a desaparição de um individuo pode ser classificada de três maneiras: voluntária, involuntária -por meios incontroláveis como desastres naturais- e forçada. Dessarte, o último supracitado, caracterizado como sequestro, é o mais corriqueiro, a exemplo o caso da garota Madeleine Mccan que desapareceu em 2007 durante uma viagem à Portugal. Posto isso, é de extrema importância frisar que tal cenário pode levar ao vício em substâncias ilícitas e ao aumento daqueles em situação de rua, desse modo é inconcebível a maneira com a qual tais casos são tratados no país.

Embora em 2019, a lei nº 13.812, tenha vigorado a “Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas”e o “Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas”, que prevê a colaboração intersetorial governamental para solucionar a situação hodierna, ainda há falhas no que concerne a atuação do dever público. De acordo com a Constituição federal promulgada em 1988, o direito a informação é inerente à todo cidadão, assim sendo é responsabilidade do Estado disponibilizar tais informações, o que diverge da realidade considerando que poucas são as propagandas feitas com esse propósito. Fator que apenas evidencia a urgência com a qual medidas precisam ser tomadas.

Portanto, para que casos como o da obra fictícia britânica não continuem se repetindo, cabe ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública, por meio do gerenciamento e criação de publicidades para os meios midiáticos e televisivos, providenciar o devido acesso a informação e notificar sobre a existência do “desaparecidos.org”. Assim, o previsto na legislação vigente brasileira poderá efetivamente ser cumprido.

OBS: O espaçamento entre parágrafos foi colocado apenas para não causar confusão. Corrijo de volta, deem nota por favor, obrigada.

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1 Correção

  1. A sua escrita é ótima, parabéns! As pontuações, a gramática, uso de conectivos, muito bom mesmo. Você também utilizou de uma série e um caso real, além de leis com relação ao tema, o que pesa bastante e tenho certeza que vai ajudar a alcançar uma boa nota.

    Eu não sou professora, mas como você pediu por nota, vou tentar te ajudar:
    A primeira competência no Enem é a da modalidade de escrita formal da língua portuguesa. Você não cometeu muitos desvios, só alguns, que eu vou listar para você:
    “Falta de politicas”, você digitou políticas sem acento. “à Portugal”, não tem crase nesse caso. (http://www.supersecretariaexecutiva.com.br/cultura/lingua-portuguesa/vai-crase-ou-nao) No caso do “acesso a informação”, no entanto, utiliza-se a crase.
    Por isso, acho que sua nota, nessa competência iria variar de 160-200.

    Na competência número dois, avalia-se a argumentação e repertório utilizado para um texto dissertativo-argumentativo coerente. Acredito que variaria de 160-200 também, porque você apresentou boa argumentação, repertório referente ao tema e domínio do dissertativo-argumentativo.

    Já na competência número três, te avalia em “SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA” (tirei direto da cartilha do Enem, hehe) e nessa, acredito que você conseguiria 200 pontos.

    Na quarta, é avaliada a estrutura textual, dos parágrafos, períodos e as referências. Como disse, eu não sou professora, mas a sua estrutura ficou boa, com conectivos, etc. Também estaria perto da nota máxima, 160-200.

    Já na última, que vai avaliar a sua solução, é o seguinte: agora, o Enem quer que você descreva o agente, a ação, o meio (como essa ação vai ser feita) e o efeito que ela vai repercutir. Eu achei que a sua conclusão apresenta todos esses elementos, mas talvez ” criação de publicidades” tenha ficado meio vago. De qualquer maneira você utilizou bem o agente, que é do governo. Definiu bem essa parte e ainda fez uma referência as leis que você havia citado. Assim, acho que 160 ou 120 seria a sua nota.

    Espero que eu tenha ajudado, bons estudos! (:

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