Iniciante

ENEM: Os perigos da cultura do cancelamento nas redes sociais.

  • 1

No livro “Utopia”, do escritor inglês Thomas Moure, é retratada uma sociedade perfeita na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se descreve na obra é o oposto do que se ver na realidade contemporânea, já que a cultura do cancelamento causa problemas ao corpo social e dissemina o ódio entre os indivíduos. Tal exposto é influenciado não só pelas grandes mídias sociais, mas também por pessoas que são desprovidas do bom senso e da cidadania. Dessa forma cabe uma discursão a cerca da cultura do cancelamento para um bem comum social.

Em primeiro lugar, cabe ressaltar a influencia das grande mídias sociais ao comportamento tóxicos de seus usuários. Em princípio, as chamadas “Big tecs”, grandes tecnologias presentes no meio social, influenciam seus usufruintes ao comportamento subordinado a um ideal considerado correto, prova disso são as campanhas promovidas direcionadas as diversas áreas, sejam elas políticas, sociais ou econômicas, visando o bem próprio e sua hegemonia. Assim sendo, o usuário que não tem opinião condizente com a massa popular, sofre séria repreensão por convergir uma ideologia impregnada pela massa, grassas as grandes mídias pertencentes as Big tecs.

Ademais, a falta de bom senso e cidadania por parte de alguns indivíduos agravam ainda mais a problemática. Há na declaração universal dos direitos humanos, promungada pela ONU em 1948, o direito à liberdade de expressão de todo cidadão, todavia, o direito essencial presente na declaração não é cumprido, pois quando se trata de um meio onde há milhares de pessoas como as redes sociais, algumas pessoas acabam corropendo o que prever a alegação da ONU. Esse comportamento é notado quando se fala sobre a cultura do cancelamento, visto que possui características de  censura à uma pessoa que acaba tendo adversidade em sua tese no meio tecnológico.

Portanto, evidencia-se que o cancelamento traz perigos diversos a um ser de tese convexa ou desagradável para grande parte da população. cabe então ao poder judiciário mobilizar ações que permitam o cumprimento de um direito essencial que é a liberdade de opinião, por meio da aplicação de leis que visem uma sociedade laica no quesito da opinião pública, onde será exposta nas redes sociais para uma melhor compreensão da população e para a sua expansão para o público, afim de solucionar o impasse e ter uma sociedade laica no quesito opinião nas redes sociais e nas grandes mídias e a chegada gradativa de uma sociedade utópica citada por Thomas Moure.

Compartilhar

2 Correções

  1. Achei sua redação bem boa! Mas, não consegui ver muito bem sua opinião na introdução.

    Acho que você tem sim o domínio da norma padrão da língua portuguesa, conseguiu compreender a proposta de redação e também soube selecionar e organizar bem as informações.

    Em suma, está ótimo, o que falta é esclarecer sua opinião sobre o fato! =)
    Nota: 880

    • 1
  2. – Opinião própria: Gostei bastante do seu texto, porém não senti uma boa argumentação sua. Falta ficar claro o seu ponto de vista sobre isso.

    Ct 1: é muito perceptível que o seu vocabulário está excelente, digno de nota máxima nessa competência.
    Ct 2: Você teve um ótimo repertório sociocultural condizente ao tema, e também o compreendeu . Mas a estrutura não ficou tão concisa. O seu ponto de vista e a tese na introdução não estão bem destacados.
    Ct 3: Você selecionou bons fatos e argumentou a favor deles, porém de uma forma que não indique sua autoria.
    Ct 4: As argumentações estão ligadas, mas sugiro que tente conectar um pouco mais os desenvolvimentos.
    Ct 5: Proposta de intervenção está muito boa, bem detalhada e respeitando os direitos humanos. Digna de nota máxima também.

    Ademais, parabéns, continue assim!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.