Estudante

(ENEM) O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil

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 O Brasil, em 1988, viu nascer o mais importante documento da sua história: A Constituição Federal. Neste marco, não só estava sendo defendido os direitos e deveres do cidadão, mas também, a isonomia, isto é, a igualdade de todos perante a lei. Então, para reduzir as desigualdades espalhadas pelo solo brasileiro se faz necessário diminuir o atraso no desenvolvimento das regiões menos assistidas do país, para que todos usufruam da mesma qualidade de vida.

 Segundo dados do IBGE, em 2019, a disparidade entre os Estados da Federação foi discrepante e isto só expressa o quão distante está um Estado da Região Centro-oeste, por exemplo, de um Estado da Região Nordeste — esta que apresentou o menor IDH no estudo realizado. Logo, fica evidente que há regiões mais beneficiadas que outras por diversos fatores, desde o custo de vida até a qualidade de moradia de seus indivíduos.

 Ainda convém lembrar que, a carência de articuladores sociais para promoção do desenvolvimento dessas regiões, ainda é alta, visto que é muito mais confortável investir em sociedades que dão lucros aos seus investidores, do que alavancar investimentos para uma região instável financeiramente. Sendo assim, o desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil se torna utópico, uma vez que o corpo social já está habituado a desenvolver aquilo que está em progresso.

 Assim sendo, urge a necessidade do poder governamental destinar verbas para os Estados e Municípios que estão com atraso de desenvolvimento, a fim de que estes criem políticas públicas direcionadas a favorecerem os principais setores, como: Educação e Saúde. Dessa forma, o entrave social entre as regiões brasileiras será mitigado dando, assim, luz a um futuro mais promissor ao que rege a nossa Carta Magna no tocante à igualdade social.

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5 Correções

  1. Olá, Samir!🫂
    Cara, tua correção é uma aula😀👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
    Amoooo ler seus apontamentos. Acho que por causa do que você me falou, da última vez, e o que Jane (outra participante) acrescentou, eu consegui chegar nesses 800 que você me deu.
    Estou estudando português do zero mesmo, daí está perto de chegar na parte de ortografia e pontuação, então juntando com o que você me escreveu aqui terei êxito no aprendizado, eu creio!
    Sabe uma dúvida que tenho: é possível colocar a CF no desenvolvimento e na introdução um repertório de filme, série…? Pode inverter a ordem ou tem que obedecer a um certo “padrão”?
    Ah, uma coisa que você falou que tem gente que discorda “culpar o Estado” como meio de achar um responsável pelo problema. A escola pode ser um culpado? Se eu não culpo o Estado, então quem posso culpar, se tudo gira em torno dele?
    Vou abusar de você só mais um pouquinho: sou obrigada a usar repertórios e/ou fazer citações? Uma dissertação por si só não vale meu ponto de vista defendido por meio de argumentos próprios? Isso me deixa meio “engessada” rsrsrsrs…sei lá…acho estranho.
    No mais, muuuiiiitoooo obrigada, Samir! Você, como sempre, sendo um fofo. Se você não for cursar Med, daria muito certo em Letras – Língua Portuguesa ou Direito, pois a retórica é boa e sua escrita é fluente e clara. Estou na torcida por você.
    Deus te abençoe grandemente.
    Abraço 🤗

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    • Desde já agradeço pelas belas palavras kkk, pretendo fazer ciências da computação ent é um passo pra ser professor, quem sabe… Quando às suas perguntas, estão aqui as respostas:
      *Vc pode sim começar com um filme, ficaria muito bom também, às vezes é até melhor, meu professor recomenda que eu faça assim, inclusive.
      *Sobre culpar o Estado NA CONCLUSÃO fica complicado, nem todos corretores consideram, vc pode culpar a escola, mas tem muita coisa q vc pode falar, os ministérios por exemplo, Ministério da Educação, Ministério da Justiça (se quiser eu te falo todos q da pra usar, só me pedir que te mando uma lista com vários), da pra falar pro Poder legislativo criar leis, uma infinidade de coisas, mas isso tudo na conclusão… No desenvolvimento vc pode culpar o Estado, a escola e família, a família é a célula da sociedade né, ent se for um problema de cunho social é a família que seria bom citar, e ae junto com as escolas né q está ligado com a família, mas sempre escolha algum, deve ter outros, mas só uso esses 3, no D1 uso um e no D2 uso outro, ae na conclusão eu faço 2 propostas que abordem os dois ou uma proposta que aborde os dois, mas é difícil (pra deixar a redação interligada, sabe? Se n for assim n da pra chegar nos 200 na C3)
      * Acerca das cotações, sim, são obrigatórias, no manual do corretor do Enem da competência 2 é visível que o aluno precisa mostrar conhecimento em outras áreas, mostrar que tem cultura, digamos assim, o Enem avalia bastante isso, mas vc pode colocar outras coisas como citação como Revolução Industrial, chegada dos portugueses, notícias de política, algo que vc aprendeu na vida que caiba com seus pensamentos… E sim, é difícil fazer isso, por isso ao invés de pensar na redação e depois adequar as citações à minha argumentação, primeiro eu escolho 3 citações pra colocar no texto e depois disso eu vejo qual argumento vou usar e quem vou culpar, tipo um modelo, fazendo assim ficar até mais fácil de escrever a redação direto na folha, pq se for pra fazer Enem n tem jeito, tem q escrever direto pra economizar tempo, trabalha isso direitinho se n tiver trabalhado, se trabalhou, ótimo, mas no mais é isso, qualquer coisa pode perguntar, respondo pelo privado tbm

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  2. O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil
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    O Brasil, em 1988, [1]viu nascer o mais importante documento da sua história: [2]A Constituição Federal. Neste marco, não só estava sendo defendido os direitos e deveres do cidadão, mas também, a isonomia, isto é, a igualdade de todos perante a lei. Então, para reduzir as desigualdades espalhadas pelo solo brasileiro[3] se faz necessário diminuir o atraso no desenvolvimento das regiões menos assistidas do país, para que todos usufruam da mesma qualidade de vida.
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    [1]= na dissertação não aconselha-se usar personificação… Atribuir ações umas a seres inanimado, o Brasil não tem olhos
    [2]= “A” minúsculo
    [3]= vírgula
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    Segundo dados do IBGE, em 2019, a disparidade entre os Estados da Federação foi discrepante e isto só expressa o quão distante está um Estado da Região Centro-oeste, por exemplo, de um Estado da Região Nordeste — esta que apresentou o menor IDH no estudo realizado. Logo, fica evidente que há regiões mais beneficiadas que outras por diversos fatores, desde o custo de vida até a qualidade de moradia de seus indivíduos.
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    Sem erros
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    Ainda convém lembrar que,[1] a carência de articuladores sociais para promoção do desenvolvimento dessas regiões,[2] ainda é alta, visto que é muito mais confortável investir em sociedades que dão lucros aos seus investidores,[3] do que alavancar investimentos para uma região instável financeiramente. Sendo assim, o desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil se torna utópico, uma vez que o corpo social já está habituado a desenvolver aquilo que está em progresso.
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    [1]= sem virgula
    [2]= sem vírgula
    [3]= sem vírgula
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    Assim sendo, urge a necessidade do poder governamental destinar verbas para os Estados e Municípios que estão com atraso de desenvolvimento, a fim de que estes criem políticas públicas direcionadas a favorecerem os principais setores, como: Educação e Saúde. Dessa forma, o entrave social entre as regiões brasileiras será mitigado dando, assim, luz a um futuro mais promissor ao que rege a nossa Carta Magna no tocante à igualdade social.
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    Sem erros
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    Competência 1- 160
    Competência 2- 200
    Competência 3- 140
    Competência 4- 160
    Competência 5- 140
    Nota: 800
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    * Existem dois jeitos de aprender vírgula: o primeiro é pela prática de errar, ser corrigido e vc entende o padrão, mas isso nem sempre dá certo, o msm com crase, mas o português tem muita excessão e regras que tem hora que foge completamente na lógica. O segundo é mais eficaz e ajuda mais pra fazer alguns vestibulares que é aprender quando ela é usada de acordo com suas regras, tem uma série delas, adjunto adverbial deslocado, depois de conectivo, é mais aconselhável saber as regras e estudar assim
    * Separe duas causas para trabalhar na introdução: uma que vc joga no D1 e outra no D2, aqui vc só colocou uma pra jogar nos dois
    * No D1 vc fala de distância, mas essa distância é sobre distância msm ou discrepância de renda, desigualdade social? Não deixe ambiguidades
    * No D1 vc joga um dado inicialmente… Coloque uma frase inicial, o famoso “tópico frasal” e introduza o q vc vai falar naquele parágrafo, além de colocar no início do D1 o conectivo. Comece com “Nesse contexto”, por exemplo.
    * Faltou a consequência no D1 e o melhor conectivo seria um de continuidade de ideias, não o “logo”, por exemplo: “Nesse âmbito, vê -se que…”
    * Percebi que o início do seu D2 é meio que um tópico frasal, mas ele está enorme, o tópico frasal agente n explica, vc só joga o problema, coloca lá que tem que lembrar da carência na região, ponto final, ae depois vc fala que muitas regiões são carentes pq tananam tananam, tendeu?
    * Na conclusão vc tem que abordar o que disse nos desenvolvimentos, ok, mas vc tinha falado do pouco investimento no D2 das áreas pobres, ent coloque na conclusão uma medida para solucionar isso
    * Falar do poder do Governo não é muito aconselhável, o Enem deixou de atribuir o Governo como agente, pq muita gente só tava colocando isso e tava dando certo, é um órgão bem amplo, tem que especificar
    * Diga, na conclusão como que vai enviar a verba, fica difícil, mas é por isso mesmo que agente não costuma falar mais de verba como ação, usa outra coisa, pq se não vai faltar o modo… Por meio de q essa verba vai ser enviada? Tendeu?
    * É muito provável que quando algum professor corrigir sua redação ele te dê 160 na competência 2, um dado e uma citação curinga tem muito pouco peso, é recomendável fazer 3 citações, uma na intro, que nem CF msm, e outras duas no desenvolvimento, pode citar anime, filme, série, mas que caiba com o tema e sua argumentação dps que, claro, já foi abordada na intro… Tem até filme coringa que dá pra citar em vários temas como Wall•E, mas eles n consideram coringa pq é filme, enfim, são diversas as possibilidades, pesquise bem, aumente seu repertório, sempre que ver um tema procure citações, n vai estar colando n, vai ganhar repertório
    * A competência 5 alguns iriam dar menos justamente pelo que eu falei do agente

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