ENEM: O combate à violência contra o idoso na sociedade brasileira

  • 0

Na obra cinematográfica “Up – Altas Aventuras”, o personagem Carl é um idoso que luta contra a ameaça de perder sua casa. Nesse cenário, sua saúde psicológica é afetada e ele é direcionado à internação. A esfera artística, então, reflete uma visão da atualidade, em que a figura idosa é negligenciada e alvo de intimidação física e moral. Assim, a pressão externa da sociedade frente à condição desse grupo, ilustrado na trama, compartilha espaço com a dificuldade no combate à violência contra idosos, devido à ideia de descartibilidade social e a invisibilidade dessas ações.

Diante desse cenário, a primeira noção a ser analisada retoma a estigmatização de velhice. Nessa perspectiva, a obra “A velhice” de Simone de Beauvoir critica o sucateamento do papel do idoso na sociedade, à medida que mostra sua desvalorização no hodierno. Essa perspectiva é sustentada pelo estereótipo fragilizado e dependente do idoso gerado no coletivo. Logo, a partir disso, constrói-se uma barreira de aceitação e inclusão dessa parcela, que leva à ideia de “alvos fáceis” e os submete a situações de violência física e de persuasão, caracterizadas pelo aproveitamento do estado social de tais, e a desvalorização de sua imagem.

Aliado a essa análise, a indiferença com o próximo condiciona a atuação de violências “invisíveis”. Por meio disso, essas ações se relacionam à ideia de violência simbólica de Pierre Bordieu, que afirma que o processo impetuoso é realizado por meios simbólicos de comunicação e conhecimento. Desse mesmo modo, a população idosa sofre com o despreparo tecnológico e financeiro, que viabiliza a atuação de golpes sem a percepção da vítima. Ademais, o descaso familiar, voltado, novamente, à descartibilidade do idoso, é o principal fomento na facilidade com que esse grupo se submete a ações invisíveis de violência. Logo, a conjuntura é preocupante pelo desamparo de qualquer base familiar, social ou cognitiva.

Em suma, a violência contra o idoso foi amplificada na atualidade, no que se refere à sua função social e ao avanço de meios que burlam a mente idosa. Logo, é evidente a necessidade de criação de centros educacionais para esse grupo, por intermédio do Ministério da Educação e de ONGs especializadas, e por meio da comunicação constante com o ambiente familiar do indivíduo, a fim de mitigar a opressão aos idosos e reverter o quadro de descartibilidade social. Assim, o cenário de “Up – Altas Aventuras” pode ser suavizado pela tomada de consciência para evitar violências simbólicas e garantir importância social ao grupo referido.

Compartilhar

3 Correções

  1. Competência 1 daria 200, existem erros de pontuação mas não creio que sejam o bastante pra rebaixar. Além disso, tome cuidado com a repetição de palavras.

    Competência 2 daria 200 também, repertórios ótimos e muito bem escritos.

    Competência 3 eu daria 160, eu adorei a argumentação mas sinto que ainda falta um toque.

    Competência 4 daria 200 de novo, faltou um conectivo do D1 pro D2.

    Competência 5 nota máxima, tem todos os elementos na conclusão.

    • 0
  2. CARACAAAAAAAAAAAAA, que redação mais lindinha.
    Vc arrasou, caraa!
    Acho que vc poderia ter explorado mais ” Essa perspectiva é sustentada pelo estereótipo fragilizado e dependente do idoso gerado no coletivo.”
    Mostrando como as pessoas tendem a associais idosos à pessoas incapazes de tomar decisões ou um “fardo”. Há essa esteriotipação dos idosos, que os desvaloriza.
    Outra dica: não esquece de dizer quem é Pierre Bordieu para situar o corretor.
    Você citou violência simbólica, mas depois disse “Desse mesmo modo, a população idosa sofre com o despreparo tecnológico e financeiro, que viabiliza a atuação de golpes sem a percepção da vítima” e eu não entendi muito bem a conexão desse argumento com tal violência.
    Essa parte aqui “Logo, a conjuntura é preocupante pelo desamparo de qualquer base familiar, social ou cognitiva.” acho que seria melhor deixar de fora, para seu corretor não dizer que essa frase esá um pouco superficial, sabe?
    conclusão TOP das TOPS <3

    • 0
  3. C1-160 revisar os sinais de pontuação
    C2-200 repertórios muito bem apresentados
    C3-160 carência de uma melhor explicação sobre a argumentação feita
    C4-160 busque utilizar mais elementos conectivos
    C5-200, ótimo detalhamento, sua conclusão está completa, com todos os elementos necessários

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.