Mestre

{ENEM} O combate à evasão escolar

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No filme “Central do Brasil” é retratada a difícil realidade de muitos personagens que não tiveram a oportunidade de frequentar o ambiente escolar. De maneira análoga, observa-se que o contexto brasileiro ainda apresenta semelhança com a obra, uma vez que se faz presente a evasão escolar. Isso ocorre devido à falta de estruturação, bem como à carência de atenção política.

   Nesse panorama, vale ressaltar o papel do Estado no combate ao abandono escolar. Segundo a Constituição de 1988, todos têm o direito à educação. Entretanto, tal garantia proposta não está sendo efetivada na prática, já que é possível notar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, a qual se destaca a necessidade de percorrer longas distâncias até a escola. Esse fato poderia ser minimizado se o Poder público oferecesse escolas em localidades acessíveis para os alunos, todavia, sem esse incentivo, os indivíduos são desestimulados. Dessa forma, com a falta de estímulo, o indivíduo dificilmente conseguirá terminar os seus estudos, visto que o cenário de descaso escolar é frequente.

   Outrossim, cabe destacar a invisibilidade política da problemática. De acordo com a filósofa Hannah Arendt, vive-se num contexto em que a indiferença é recorrente e são poucos os que são capazes de mudar as circunstâncias, porém não agem. Com base nisso, a afirmação apresenta uma analogia com o cotidiano dos carentes de escolarização, haja vista que em meio à evasão escolar, ainda não surgiu uma força política capaz de reverter esse impasse. Desse modo, nota-se a necessidade de empenho dos políticos.

   Portanto, é importante que a evasão escolar seja combatida. Para que isso ocorra,o Ministério da Educação, responsável pela gerência educacional nacional, deve destinar verbas para construção de espaços em áreas de difícil acesso, por meio do apoio do Ministério da Infraestrutura, com o fito de democratizar o acesso nas escolas. Ademais, o Congresso Nacional precisa auxiliar tais órgãos e  suprir as necessidades da população. Assim, o que foi mostrado no filme não ocorrerá novamente.

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5 Correções

  1. Olá, vou corrigir sua redação com base nas competências do Enem.
    Na introdução, senti falta de um registro de autoria do filme, citar o nome do protagonista ou do diretor. Seu alinhamento ao contexto atual foi bem feito.
    No D1 e no D2 me pareceu q você argumentou quase que da mesma forma, isso pode significar a falta de domínio do assunto na visão do corretor, uma vez que você sempre relacionou o problema ao âmbito estatal, mas há muitas causas que podem influenciar fora isso, a exclusão social, o bullying, omissão midiática. Você trouxe bons repertórios e soube os desenvolver, mas também causa estranheza trazer formas de resolver essa questão em todo desenvolvimento, isso cabe à proposta de intervenção.
    Na conclusão, você teve uma ótima proposta, completa e pertinente ao tema, muito bem elaborada.
    C1=200
    C2=160
    C3=160
    C4=200
    C5=200
    Nota:920
    BONS ESTUDOS!

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  2. 1 – Introdução muito bem elaborada, com repertório coeso ao tema. Vejo também que você já vai logo na objetividade do que será discutido, ou seja, você já dá ao leitor o angulo perfeito do tema para bater o olho.
    2 – No segundo parágrafo, voce desenvolve muito bem o seu projeto de texto, com uma argumentação cimentada em argumentos socioculturais fortes, sendo bastante coerente e objetivo.
    3 – No terceiro parágrafo, você usou também de uma boa estratégia coesiva para introduzi-lo, delimitou a discussão, explorando-a com produtividade, com o uso do repertório social. O uso do seu repertório sociocultural foi produtivo, pois tem a ver com o tópico frasal apontado no início do D2.

    4 – Boa estratégia coesiva para iniciar o último parágrafo. A proposta de intervenção está completa, pois apresenta todos os elementos exigidos.

    Avaliação de acordo com as competências de correção da redação do enem:
    Competência 1: 200
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200
    Nota final: 1000

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  3. Primeiro parágrafo:
    Ótimo inicio de texto, o parágrafo iniciou da maneira correta, apresentando o tema, nesse caso, recorreu a um repertório cinematográfico, que é extremamente válido, apontou a problemática, bem como a tese do texto.
    O único apontamento é quanto ao uso do “isso” iniciando a frase na terceira linha. Não sou professor ou especialista, mas imagino que outros conectivos poderiam ser melhor empregados nesse caso, como “Tal fenômeno” ou “O fato em questão”.
    Segundo parágrafo:
    Parágrafo apresentou desenvolvimento acerca da tese contida na introdução. O uso da Constituição é sempre bom para ponderar direitos que não estão sendo garantidos na prática.
    Apesar da alusão à Constituição de 1988, a frase me pareceu pouco curta, podendo ser incorporada à frase seguinte com algumas alterações ou acrescentando mais palavras a esta, como por exemplo: “De acordo com o que consta na Constituição de 1988, o acesso a educação é um direito universal para sociedade brasileira.”
    Cuidado com o uso de pronomes demonstrativos no início de frases (não sei se isso é motivo para desconto na pontuação, mas prefiro evitar), como em “Esse”, na quarta linha.
    Terceiro parágrafo:
    Acredito que o terceiro parágrafo seria melhor aproveitado se expressasse essa contradição entre teoria (direito a educação pelo Constituição) e prática (problemas de evasão escolar) apontando como a ausência de medidas públicas contribui para a evasão escolar.
    Quarto parágrafo:
    ” o acesso às* escolas” (terceira linha)
    Boa conclusão de texto, apresentando os elementos necessários para a proposta de intervenção e conectando esse trecho ao repertório usado no primeiro parágrafo ao final do texto.
    Com isso, minha avaliação ficou o seguinte:
    Competência 1: 200 (poucos erros)
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 160
    Competência 5: 200
    Nota final: 920

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  4. Olá, não sou especialista em correção, mas vai aqui meu esforço para te ajudar.

    1 – Muito bem. Na introdução, você contextualizou o tema, produziu a tese e fez o “spoiller” do projeto de texto, apresentando o que define o D1 e o D2. (Desenvolvimento 1 e 2)

    2 – No segundo parágrafo, você usou de uma boa estratégia coesiva para introduzi-lo, delimitou a discussão, mas não a explorou com produtividade, pois deveria ter delimitado o D1 – falta de estruturação) e tê-lo explorado a discussão com mais produtividade), dessa forma fugiu da compreensão temática apontada no spoiller do projeto de texto, pois fugiu da discussão apontada, trocando-a por tem a ver com o tópico frasal apontado no início do D1 (“o papel do Estado no combate ao abandono escolar”). Neste caso, infringiu as orientações da COMPETÊNCIA 2 – que avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. Saiba que o tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.

    3 – No terceiro parágrafo, você usou também de uma boa estratégia coesiva para introduzi-lo, delimitou a discussão, explorando-a com produtividade, com o uso do repertório social. O uso do seu repertório sociocultural foi produtivo, pois tem a ver com o tópico frasal apontado no início do D2.

    4 – Boa estratégia coesiva para iniciar o último parágrafo. A proposta de intervenção está completa, pois apresenta todos os elementos exigidos.

    AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS:

    Avaliação da Competência 1: Domínio da modalidade escrita formal
    Nível 4 – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160 PONTOS

    Avaliação da Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    Nível 3 – Mediana é a qualificação atribuída aos candidatos com argumentação óbvia ou previsível, mas com mais clareza sobre a estrutura de redação exigida na prova do Enem. Embora ainda sem apresentação com propriedade dos componentes desse tipo textual. 120 PONTOS

    Avaliação da Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista.
    Nível 4 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. 160 PONTOS

    Avaliação da Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Nível 5 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. 200 PONTOS

    Avaliação da Competência 5: Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos.
    Nível 5 – Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. 200 PONTOS

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  5. Estou pensando aqui como vou corrigir sua redação se as minhas são um fiasco, mas como eu tenho que corrigir pra alguém corrigir as minhas, vamos lá. A sua introdução eu amei porque você citou um trabalho que traz um embasamento na temática abordada. Nos demais parágrafos achei que você focou muito sobre a responsabilidade do governo na questão e deixou de abordar outros fatores que favorecem a evasão escolar como por exemplo a exploração do trabalho e muitas das vezes temos que trabalhar em dois três lugares pra ter um salario melhor, porém essa sobrecarga que trabalho gera pode ser um dos fatores que levam o abandono escolar.

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