No livro “Como eu era antes de você”, escrito por Jojo Mayers, ocorre o relato da vida do bem sucedido Will, personagem principal, que se torna tetraplégico ao ser atingido por uma moto em um acidente de trânsito. Nesse contexto, ao analisar o Brasil atual, nota-se também milhares de acidentes e suas vítimas. Assim, com o persistência da ausência de fiscalizações mais rígidas e a falta de consciência social há o impedimento de uma implantação eficaz da Lei Seca no país.
Primeiramente, sabe-se que a Lei Seca brasileira foi instituída em 2008 com o objetivo de educar e informar a população sobre os perigos da condução imprudente e suas consequências, além de puni-la se assim necessário. Contudo, mesmo com os dados que apontam um decréscimo de 30% nos números de mortes causadas por negligência no trânsito nos últimos 10 anos, como foi apresentado pelo secretário Nacional do Trânsito, 2021, ainda há uma escassez de vigilância e um déficit de investimentos na área que contribuem para a continuidade do cenário problemático.
Ademais, tem-se a analise do sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, que traz em seu livro “Raízes do Brasil” o pensamento crítico acerca do “Homem Cordial”, evidenciando-se a dificuldade dos indivíduos em conseguirem compreender e respeitar as distinções fundamentais entre instâncias públicas e privadas. Desse modo, colabora-se para a construção do pensamento de ser inalcançável perante as leis. logo, ao ser associada à ignorância dos riscos de se colocar em uma situação de direção alcoolizada, forma mais um dos milhares obstáculos para a efetiva implantação da lei.
Portanto, diante dos fatos apresentados, urge a necessidade do poder Executivo em conjunto com o Ministério do Transporte promoverem, por meio da verbas públicas, um maior investimento na área de fiscalização. Além disso, é preciso da ação de empresas privadas que auxilie na divulgação de mais propagandas informativas por meio das mídias sociais. Visando, dessa maneira, à mitigação dos problemas da implantação da Lei Seca no Brasil e, assim, evitar o cenário que tanto o personagem do livro, quanto milhares de outras pessoas reais enfrentam.
bia0613
Olá, sua redação está muito boa, porém ainda falta desenvolver algumas competências que com um pouco mais de treino da pra pegar 200
C1=160
O texto possui alguns erros de concordância, uso da vírgula e ortografia, porém nada muito grave que uma revisão dele ão resolva
C2= 200
O texto está no modo dissertativo, não foge ao tema e apresenta 1 repertório sociocultural pertinente.
C3= 160
Dá pra ver a construção de um projeto de texto, mas o problema é que sua redação ficou mais expositiva do que argumentativa, especialmente o D1, que só apresentou fatos mas não teve um desenvolvimento sobre eles. Uma dica é o uso de operadores argumentativos, pois dessa forma não precisa escrever tanto pra passar uma impressão de posicionamento pro corretor.
C4= 200
O texto está coeso e apresenta uso de conectivos variado
C5= 200
A proposta de intervenção está completa, mas cuidado com o uso do gerundio nesse parágrafo pois muitos corretores não gostam
Icaroaragao
Olá, boa noite!
Vamos para a sua correção ?
Notei erro em três competências
A c1= encontrei erro de concordância, vírgula e acentuação gráfica.
A c3= existe um problema muito recorrente que é o texto expositivo, ou seja, você coloca muito fato e pouco argumento! Tente desenvolver mais o seu texto, colocando a sua opinião. Faça-se a pergunta “isso alguém pode discordar?” “Ou isso alguém não pode discordar pq eu comprovei com pesquisa, filósofo e etc?” Acho que essa dica pode te ajudar
C5= tente não usar gerúndio na sua conclusão, tá? Pode ser perigoso. Também notei uma falta de detalhamento na sua primeira solução.
C4 e C2 não vi erros
C1= 160
C2=200
C3=120
C4=200
C5160
Total=840
AishaF
Boa noite, não sou muito conhecedora mas espero ajudar!
I- sua redação está expositiva, você expõe os fatos de forma agradável e de tem como entender o que o(a) senhor(a) que dizer. Contudo, ela realmente está perfeita e creio que a prática leva a perfeição!
Se falei algo que lhe incomodou peço perdão .
NOTA: 940