Aprendiz

ENEM- Desafios para o combate à prática de automutilação e suicídio entre os jovens no Brasil.

  • 1

As obras escritas durante o Ultrarromantismo brasileiro apresentavam, em maioria, uma visão extremamente pessimista do mundo, o que levou muitos leitores da época a tirarem a própria vida. Embora, tal geração literária e suas características pertençam ao século XIX, o suicídio perpertuou-se na sociedade e é hoje um grande problema entre os jovens do país. Nesse viés, é preciso analisar os entraves relacionados ao combate da problemática, tais como o bullying e a crescente fragilidade da saúde mental.

Diante desse cenário, vale salientar que o obstáculo em questão está intimamente relacionado a violência verbal, e às vezes até física, à que os adolescentes são expostos diariamente no âmbito escolar. As implicações, comumente taxadas pela população como “coisa de adolescente” e “normal da escola”, podem levar ao autocídio, o que ocorre, por exemplo, no filme da Netflix “Por lugares incríveis”, em que o adolescente Theo, apelidado pelos colegas de aberração, após ajudar Violet que também sofria de distúrbios traumáticos psicológicos, acaba recorrendo ao suicídio devido a constante opressão a que era submetido no colégio. Posto isso, o bullying, erroneamente julgado pela sociedade, leva a danosa decisão de tais indivíduos afetados por esse, assim precisando inadiavelmente ser combatido.

Ademais, deve-se considerar também os diferentes distúrbios, da saúde psíquica, que afetam aqueles entre 10 e 19 anos, como a depressão e a ansiedade. De acordo com relatório divulgado pela ONU em 2018, o Brasil é o país mais ansioso do mundo e, o segundo mais depressivo da América Latina, tendo 5,8% de seus habitantes afetados por tal problema. Destarte, ambas as doenças podem ser consideradas precursoras da autoquíria, já que a constante sensação de solidão e o afastamento da sociedade causados por essas, são influenciadores de tal nociva decisão, assim, tornando-se evidente a urgência com a qual medidas, para garantir a estabilidade e a saúde emocional, precisam ser tomadas.

Portanto, para mudar, beneficamente, a realidade do Brasil, cabe ao Ministério da Saúde, em conjunto com o MEC, por meio de reuniões de governança, que pautem à questão da saúde mental e do suicídio, a elaboração de projetos que permitam a contratação de profissionais psicólogos para as instituições de ensino, a fim de prestar o devido apoio aos estudantes, visando a atenuação de tais conturbações ao conforto mental desses. Desse modo, pode se impedir que os efeitos causados pelas histórias dissertadas no século dezenove, transcendam à nossa realidade.

Obs: No papel a redação deu exatamente 28 linhas na folha modelo ENEM, e os espaçamentos de parágrafo não foram colocados na realidade, já me tiraram ponto aqui por isso então estou apenas avisando por garantia. Se puderem dar nota eu agradeço muito.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, gostei mto da sua redaçao … principalmente porque a tese esta bem clara e ficou bem contextualizada com o repertorio , os seus argumentos foram claros e objectivos acredito eu que se continuar assim certamente ira mto bem em uma redaçao como a do enem , não avistei erros para falar ”nossa” …portanto parabéns continue assim!!

    • 1
  2. Introdução: ótima alusão histórica, os períodos estão muito bem construídos e a problemática está completamente alinhada ao tema do texto. Apesar de ótimo, seria interessante “impor” com mais convicção a sua ideia.
    Exemplo: Nesse viés, é fundamental analisar os entraves relacionados ao combate da problemática, principalmente na questão do bullying e da crescente fragilidade da saúde mental que são responsáveis pelos principais gatilhos psicológicos autodepreciativos.

    Desenvolvimento/Argumento (1): Ótimo tópico frasal para entrar no assunto de bullying, uma citação interessante que retrata uma situação real do cotidiano (esse filme é muito bom :) ). Em “o que ocorre, por exemplo” poderia remover uma das expressões, deixando só “o que ocorre no filme da Netflix “Por lugares incríveis” “. Permaneço dizendo, sem dúvidas uma ótima redação, só que é preciso mais imposição nas ideias.

    Desenvolvimento/Argumento (2): Ainda melhor que o primeiro parágrafo de desenvolvimento, esse demonstra fatos de forma precisa e com um vocabulário apurado, vejo pequenos equívocos de vírgula, assim como eu cometo alguns também. No entanto um belo parágrafo que só precisa ser polido com maior consistência sintática.

    Conclusão/Proposta de Intervenção: “Portanto, para mudar, beneficamente, a realidade do Brasil” Ficaria mais interessante se deixasse assim: Portanto, para mudar, beneficamente a realidade do Brasil”, Vírgulas excessivas. Uma proposta de intervenção simples mas precisa.

    Comentários Finais: Seu repertório é altamente apurado, arrisco dizer que beira os 1000 pontos na questão de conhecimento de mundo. Você deve focar mais na questão de sintaxe e especialmente nas vírgulas, é o principal equívoco da maioria dos estudantes. E uma dica é ser mais impositiva nas suas ideias. Objetividade.

    Não sei se é permitido mandar uma nota, mas lá vai:
    1ª C: 200
    2ª C: 160
    3ª C: 200
    4ª C: 160
    5ª C: 160
    Final: 880 Pontos. Lembrando, essa nota é no meu ponto de vista, tenho uma leve impressão que poderia atingir 920 pontos. Mas por pequenos detalhes é melhor aproximar para baixo ;)

    Boa Tarde!

    • 1
  3. Nossa, então parabéns pela sua redação, além de ser um tema muito recorrente, você conseguiu discorrer com ele com clareza, acredito eu, algumas coisinhas pequenas devem ser observadas, como virgulas e disposição das ideias de forma enfática que acho que enriqueceria seu texto. Portanto, amei sua redação, continue assim, e boa sorte

    • 0
  4. olá, td bem??!! otima redação, achei muito boa a introdução, com uma otima alusão historia.
    os desenvolvimentos estao otimos. otimo topico frasal no D1.
    seu repertorio e excelente. e conclusão: Vírgulas excessivas e uma proposta bem precisa…
    enfim, otima redação, com alguns erros, poucos. continua assim!!!!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.