Estudante

(ENEM) “Desafios para a promoção da cultura de adoção no Brasil”

  • 0

Na sociedade brasileira a prática da adoção ainda é um problema, pois os adotantes são seletivos, no que diz respeito a criança que será adotada e com essas exigências, o trâmite burocrático torna-se moroso e os candidatos a ação acabam por desistirem
Nesse viés, fica evidente que a burocracia, associada a seletividade, acabam sendo empecilhos para que o sistema de adoção seja destravado.Dessa forma, é imperioso que o Estado assuma a culpa do impedimento que o sistema tem de evoluir perante a sociedade, isto é, sanar a deficiência desse “modos operandi” e afrouxar os ditames do processo adotivo.
Ainda nessa conjuntura, é válido ressaltar que quanto mais tempo a criança passa num lar provisório, menor é a chance dela vir a ter um uma família e menos oportunidades terá de almejar um futuro para si, visto que esses lares não possuem subsídios suficientes para suprir as necessidades de tantas crianças e adolescentes ao mesmo tempo.
Outrossim, nota-se que há uma preferência por parte dos adotantes que, segundo eles, é preferível que seja uma criança branca, de colo, saudável física e mentalmente. Porém, não se pode criticar tal fato, visto que são as regras que a engrenagem social brasileira, ainda alienada, impera às famílias que desejam adotar.
Portanto, se faz necessário que a mídia e as redes sociais promovam ações que incentivem a adoção no Brasil, de modo que criem propagandas explicando o quão importante é ter empatia a tal ponto de desejar transformar a vida de muitos que, ainda, não têm um lar.
Dessa maneira estarão contribuindo para o aumento da demanda por crianças independente da cor ou da idade, de ser saudável ou possuir necessidades especiais. Isto acontecendo, poderá ser contemplado o direito a família que rege a nossa Constituição Federal.

Compartilhar

14 Correções

  1. introdução: nao colocou um gancho/ contextualizacao do tema. é necessario essa introducao para depois então, colocar sua tese. e seria conveniente seguir a estrtura–> 1 periodo de contextualizacao, outro pra tese e por fim um pra introduzir seus dois argumentos

    O tema da sua redação é “Desafios para a promoção da cultura de adoção no Brasil”, mas voce nao utilizou as palavras chaves do tema ao longo da sua redação. o que pode te custar pontos.

    no mais acho que voce poderia ter dado um melhor refinamento nos paragrafos argumentativos, tente reler e deixar os periodos mais concisos e claros depois que terminar sua redacao

    e a conclusao acho que poderia ter sido melhor estruturada, novamente, mais refinada. mas esta caminhando muito bem

    • 1
  2. Oi Kaline, tudo bem?
    Na sua redação no primeiro parágrafo faltou o ponto final.
    A introdução é muito boa, a estudante discorreu com brilhantismo sobre o assunto.
    A tese apresentou bons argumentos com relação ao tema proposto.
    Definiu bem o objetivo do seu texto (tese) e os objetivos dos seus parágrafos de desenvolvimento (sub-teses).
    Na sua conclusão da redação no último parágrafo, poderia usar uma argumentação com “algo a mais”, é a proposta de intervenção de acordo com a competência 5 na redação do Enem.
    Bons estudos!
    Abraço.

    • 1
  3. Olá, Jane! Tudo bem?
    Sabe aquela máxima que diz “não é o que você diz, mas como diz”? Pois é, você tem o dom do eufemismo (como costumo dizer). Você consegue suavizar qualquer “puxão de orelha” e isso é muito bom.
    Com certeza, seguirei suas dicas e tentarei melhorar nos pontos que elencou. De fato, não falei sobre desafios, nem promoção e nada referido ao tema…mas, sei que um dia eu consigo chegar lá, se Deus quiser.
    Fica na paz e se cuida!
    Abraço.

    • 1
  4. Oi, kaline. Tudo bem?

    Vou tentar ajudar como posso, avalie a correção no sentido de só fixar no que fizer sentido para você, ok?

    Li a sua redação e vi que você sabe falar sobre adoção. Contudo, aprendi que não basta sabermos falar sobre um assunto, temos que analisar como ele se põe para que possamos dissertar sobre e não fugir ou tangenciar o tema. Como assim Jane? Vou explicar melhor.

    O tema da sua redação é “Desafios para a promoção da cultura de adoção no Brasil”, no entanto não vi em nenhum de seus parágrafo as palavras desafios, promoção e cultura ou palavras dentro do mesmo campo semântico das que citei.

    Aprendi isso, de analisar cada palavra do tema com cuidado, com professores diferentes, os quais apregoam que devemos usar tais palavras ao longo do texto para que possamos não fugir do tema. De preferência, elas devem vir na introdução.

    Tem, um vídeo de mais ou menos uma hora no YouTube que fala sobre isso, vale super a pena o tempo despendido. Vou deixar o link, caso tenha interesse: https://m.youtube.com/watch?v=Z4VOk_TLleM

    Dado essa percepção geral, acrescento que senti falta de um repertório na introdução, ainda mais porque você o tinha, visto que o referenciou na conclusão: a Constituição. Você poderia tê-la usado na introdução e a retornado na conclusão.

    Outro ponto, que também já sofri aqui com isso, é a forma que o texto fica depois de editarmos na plataforma. Tente dar ENTER entre os parágrafos para melhor visualização de onde eles começam e terminam. Sua introdução, por exemplo, não sei se terminou sem ponto final e com um só período, ou se foi erro ao digitar a redação.

    Caso você a tenha feito com um só período (período começa a letra maiúscula e vai até a pontuação, como ponto continuativo, interrogação…), tente segmentar em mais períodos, usando os meios de coesão textual.

    Bem, fico por aqui.
    Tendo alguma dúvida pode comentar ou mandar mensagem direto pelo perfil, fico as ordens.

    • 1
  5. Bom dia!!
    Primeiramente a introdução não colocou uma contextualização do tema. é necessário essa introdução para assim então, colocar sua tese. uma dica é seguir a estrutura de uma redação Enem > 1 período de contextualização, outro pra tese e por fim um pra introduzir seus dois argumentos. Tenta quando for postar seu texto aqui, adequar ele, afim de ficar mais fácil para nós entendermos

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.