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ENEM- Desafios para a inserção do profissional autista no mercado de trabalho

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O Plano de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030, prevê – na quinta meta integrada de seu oitavo objetivo- o acesso ao emprego pleno, produtivo e decente as pessoas com deficiências. Entretanto, a escassez de profissionais autistas no mercado de trabalho pode vir a atravancar o alcançamento dessa meta no Brasil. Destarte, é necessário analisar os entraves relacionados a problemática, como o preconceito contra tal grupo e a ineficácia das leis já existentes.

Diante desse cenário, é importante ressaltar que a aversão contra os portadores do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), não acontece somente nos ambientes de trabalho, mas, em maioria, começam nos centros e instituições de ensino; pessoas que vivem no espectro são, frequentemente, taxadas pelos colegas como estranhas e incapazes, o que ocasionalmente acarreta na visão preconceituosa de que tais são incapazes de exercer devidamente suas funções no trabalho. Em “Atypical”- série da Netflix que acompanha o dia-a-dia do adolescente “no espectro” Sam- o protagonista é considerado por outros estudantes como esquisito, o que se evidencia em um dos episódios finais da segunda temporada, em que Sam recebe em seu anuário diversos rabiscos que, entre outras coisas, o chamavam de aberração. Posto isso, é evidente a urgência com a qual medidas precisam ser tomadas.

Outrossim, no que diz respeito a inserção- legislada- de tal classe, é possível identificar grande descaso para com essa. Embora, em teoria, os portadores de TEA têm o direito ao trabalho previsto por lei- desde 2012, com a criação da lei Berenice Piana, a legislação brasileira passou a assegurar os mesmos direitos previstos aos deficientes físicos e mentais (lei nº 8213/91) a esses- na prática a situação é um pouco diferente; a legislação existente não exige diretamente a contratação de autistas, apenas regula que empresas com mais de 100 funcionários tenham 2% desses deficientes. Desse modo, fica aberto aos empregadores optar por contratar ou não alguém no espectro, o que dificilmente acontece, já que esses preferem contratar deficientes habilitados- habilidades técnicas- ou reabilitados com “problemas” menores, influenciados pela visão preconceituosa supracitada.

Portanto, para que os desafios de se inserir tal parcela trabalhadora no mercado sejam atenuados, cabe ao Ministério do Trabalho, por intermédio da câmara dos deputados, regulamentar a inserção desses no meio trabalhista, por meio de um projeto de lei que vise uma emenda na lei já existente especificando tal obrigatoriedade de contratação, de maneira a respeitar os limites do profissional autista e oferecer todo o suporte necessário- incluindo cursos profissionalizantes regulares- para que esses possam exercer suas funções com excelência. Espera-se com isso atingir o proposto no Plano de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030.

Por favor, corrijam segundo as competências do Enem ^-^

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5 Correções

  1. bom dia,anaira! seu texto está muito bem desenvolvido e organizado,assim como sua gramática e repertório. apenas pude notar alguns erros bobos de grámatica,como a crase no 1° parágrafo. a proposta de intervenção está dentro dos critérios previstos e os 5 agentes estão presentes. sua redação alcançaria facilmente 900 ou mais pontos. continue nesse caminho e irás longe!

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  2. Como mencionado acima, proposta de intervenção achei bem colocada, no entanto senti falta de uma proposta voltada também para a diminuição do preconceito no âmbito social.. Falta também da acentuação da palavra ” evidencia” e a falta da crase no início da redaçaõ. Ademais, está muito boa, parabéns.

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  3. Primeiramente adorei a referência e “Atypical” serie ótima :)

    Desculpe não poder fazer uma correção detalhada, sou iniciante,mas observei a fata de acentuação na palavra “evidencia”

    A proposta de intervenção achei bem colocada, no entanto senti falta de uma proposta voltada também para a diminuição do preconceito no âmbito social não somente no mercado de trabalho. mas de qualquer forma esta excelente PARABÉNS !!!

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  4. bom dia! gostaria de chamar sua atenção para alguns pontos:

    – na introdução, faltou a crase no a antes de pessoas: “… e decente às pessoas com deficiência”

    – em ambos os parágrafos de desenvolvimento acredito que você tenha detalhado demais os repertórios escolhidos e não tenha conseguido argumentar o suficiente. Eu aconselharia a, da próxima vez, você diminuir um pouco a descrição do repertório para poder sobrar espaço pra sua argumentação.

    – a estruturação do segundo parágrafo de desenvolvimento ficou um tanto confusa; a maneira com que você montou a frase e o lugar onde você decidiu pôr os travessões talvez tenham dificultado a leitura e a compreensão, eu tive que ler duas vezes para entender totalmente.

    – é um errinho pequeno, mas vale a pena atentar: “Câmara dos Deputados” deveria estar em maiúsculo.

    de resto, acredito que seu texto esteja muito bom. sou apenas estudante mas acredito que você tiraria 900+ facilmente.

    200 + 200 + 180 + 160 + 200 = 940

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  5. Nos desenvolvimentos vc focou muito nos repertórios e argumentou pouco. Lembre-se que o repertório é somente uma forma de legitimar seu argumento.
    Na conclusão, vc propôs uma intervenção somente para o problema de inserção no mercado de trabalho e deixou de lado a questão do preconceito.
    Sou apenas estudante, mas acredito que de uma forma geral, vc foi muito bem. Com um pouco mais de treino ficara perfeito. Boa sorte!

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