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ENEM – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

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Segundo a Constituição Federal, de 1988, “a educação é um direito da pessoa com deficiência […] de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas”, porém na prática isto foge a realidade dos surdos no Brasil, uma vez que faltam profissionais capacitados para receberem esse público, bem como espaços de inclusão nas Instituições de Ensino

É sabido que a sociedade brasileira padece de uma pedagogia inclusiva, isto é, vivemos numa engrenagem que é deficiente em incluir pessoas com necessidades especiais aos espaços ditos “normais”, tendo em vista o baixo índice de formação desse grupo social que necessita de atenção, pois o preconceito ainda permeia todas as vias socio-culturais do país. Por isso, cabe a escola fazer esta ponte entre a comunidade surda e a população, a fim de que qualquer indiferença venha ser mitigada.

Contudo, não somente o meio escolar deve se responsabilizar por essa promoção dos surdos, mas o poder público deve tomar iniciativas de articular meios que possibilitem o ingresso desses jovens a nivel de escolaridade, assim como capacitar os profissionais da Educação, pois a falta de recursos — desde um educador preparado até materiais que viabilizem o ensino — comprometem o aprendizado deste alunado.

Portanto, é de extrema importância que o Estado, unido a população, desenvolva projetos de inclusão dos deficientes auditivos e que, ainda, traga para os profissionais da Educação cursos preparatórios e humanizados, para bem acolher a pessoa surda no âmbito educacional. Um país que prioriza a inclusão agrega, em muito, o desenvolvimento social e cria meios que amparam os que vivem às margens da sociedade, afinal esta priorização afunila as diferenças nivelando, assim, os indivíduos a um só patamar de realidade em comum.

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7 Correções

  1. COMPETÊNCIA 1: Nível 3- Tente não escrever palavras na primeira pessoa para não afetar a impessoalidade do texto. 120
    COMPETÊNCIA 2: Nível 3- Apresentou diversidade no conhecimento do tema, mas trouxe informações incompletas. 120
    COMPETÊNCIA 3: Nível 4- Apresentou muito bem os argumentos, mas poderia ter os conectado de maneira melhor. 160
    COMPETÊNCIA 4: Nível 3- Tente dividir os parágrafos em mais de um período. 120
    COMPETÊNCIA 5: Nível 4- Concluiu o texto com uma boa proposta de intervenção, porém falta do “como”. 160

    Total: 680

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  2. Competência 1

    Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
    Sua nota nessa competência foi: 140

    Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra certo domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

    Competência 2

    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 140

    Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

    Competência 3

    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 160

    Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

    Competência 4

    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Sua nota nessa competência foi: 140

    Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com algumas inadequações e apresenta repertório raso de recursos coesivos.

    Competência 5

    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 160

    Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

    Nota Final
    Sua nota final foi: 740

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  3. Competência 1

    Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
    Sua nota nessa competência foi: 140

    Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra certo domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

    Competência 2

    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 140

    Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

    Competência 3

    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 160

    Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

    Competência 4

    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Sua nota nessa competência foi: 140

    Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com algumas inadequações e apresenta repertório raso de recursos coesivos.

    Competência 5

    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 160

    Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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  4. Segundo a Constituição Federal, de 1988, “a educação é um direito da pessoa com deficiência […] para alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas”, porém, na prática, isto foge a realidade dos surdos no Brasil, uma vez que faltam profissionais capacitados para receberem esse público, bem como espaços de inclusão nas Instituições de Ensino

    É sabido que a sociedade brasileira padece de uma pedagogia inclusiva, isto é, vivemos numa engrenagem deficiente em incluir pessoas com necessidades especiais aos espaços ditos “normais”, tendo em vista o baixo índice de formação desse grupo social que necessita de atenção, pois o preconceito ainda permeia todas as vias socioculturais do país. Por isso, cabe a escola fazer esta ponte entre a comunidade surda e a população, a fim de que qualquer indiferença venha ser mitigada.

    Contudo, não somente o meio escolar deve se responsabilizar por essa promoção dos surdos, mas o poder público deve tomar iniciativas de articular meios que possibilitem o ingresso desses jovens ao nível de escolaridade, assim como capacitar os profissionais da Educação, pois a falta de recursos — desde um educador preparado até materiais que viabilizem o ensino — comprometem o aprendizado deste alunado.

    Portanto, é de extrema importância que o Estado, unido a população, desenvolva projetos de inclusão dos deficientes auditivos e que, ainda, traga para os profissionais da Educação cursos preparatórios e humanizados, para bem acolher a pessoa surda no âmbito educacional. Um país que prioriza a inclusão agrega, em muito, o desenvolvimento social e cria meios que amparam os que vivem às margens da sociedade, afinal esta priorização afunila as diferenças, nivelando, assim, os indivíduos a um só patamar de realidade em comum.

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