Iniciante

ENEM: Desafios para a construção do consumo consciente no Brasil

  • 0

   De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a fim de garantir a sustentabilidade da vida no planeta, os cidadãos devem assumir a postura de consumidores conscientes, ou seja, preocupar-se com os impactos ambientais e sociais de suas compras, bem como o papel das empresas. Contudo, ao analisar a sociedade atualmente, encontra-se desafios para a consolidação do consumo consciente no Brasil. Nesse sentido, é preciso discutir sobre o problema, que possui como causa a negativa influência da mentalidade social e dos interesses financeiros empresariais.

     Primeiramente, cabe destacar a visão do sociólogo Durkheim. Segundo tal, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, é possível perceber que o comportamento coletivo é um forte influenciador da falha na construção de uma população com hábitos de consumo responsáveis, tendo em vista que, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito do Brasil, menos de 30% da população brasileira se enquadra na categoria “consumidores conscientes”. Logo, ao crescer em um ambiente onde questões ambientais e sociais não são consideradas na hora de adquirir um produto, as futuras gerações tendem a adotar a mesma ação, tornando, assim, a resolução do problema ainda mais dificultada.

     Além disso, é oportuno destacar também o conceito de Indústria Cultural, criado por filósofos da Escola de Frankfurt, para criticar a finalidade industrial e lucrativa da arte no contexto do capitalismo cultural. Nessa perspectiva, problemas como a dificuldade em criar consumidores com hábitos responsáveis surgem em virtude da influência negativa dos interesses financeiros das próprias empresas, que acabam por negligenciar a produção sustentável visando o lucro e produção altos. Tais princípios acabam ganhando proporções maiores como poluição de rios pelo descarte irregular de resíduos industriais, e as condições de trabalho análogas à escravidão denunciadas contra empresas de confecção de roupas de marca. Desse modo, a atitude de produtores e consumidores agravam a situação e dificultam a construção de responsabilidade no consumo.

     Portanto, é preciso agir sobre o problema. Para isso, o Governo Federal,  por meio de um amplo debate entre profissionais da área e Ministério do Meio Ambiente, deve criar um Plano Nacional de Consumo Sustentável. Tal plano deverá focar em influenciar as empresas a adotarem responsabilidade social, por meio de vantagens fiscais àqueles que comprovarem suas ações regularmente. Somado a isso, o plano consistirá em divulgação de cartilhas e campanhas nas redes sociais e mídia. Dessa forma, a nação poderá ser reformada e construída com base em princípios que prezem o desenvolvimento sustentável dessas e das próximas gerações.

 

Gostaria apenas que apontasse, por favor, qual ponto chamou mais a sua atenção no quesito abordagem do tema e argumentação (criticas construtivas) e se a proposta de intervenção está boa. Obrigada.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção com base no meu conhecimento.

    Introdução: Impecável a introdução, usou repertório pertinente, deixou explicita a tese e os dois argumentos demonstrando organização textual.

    ———————————————————————————————————————

    1° parágrafo: .

    O Descomplica me informou que conectivos como “A priori, Em primeira instância, primeiramente etc” não devem mais ser utilizados, pois não são mais considerados conectivos de início de parágrafo. No entanto, eles me avisaram isso ano passado, como é recente não creio que haja alguma penalização. Tente substituir por: Sob esse viés ou Sob essa perspectiva.

    “Primeiramente, cabe destacar a visão do sociólogo Durkheim. Segundo tal, o fato social é a”

    Acho que ficaria mais fluido não separar esse período com o ponto. Ex: “Sob esse viés, cabe destacar a visão do sociólogo Durkheim, na qual o fato social…” (opcional a correção)

    Repertório pertinente e legitimado.

    Erro gramatical: ONDE só indica espaço e lugar, use “no qual”

    Ficou meio estranho “ainda mais dificultada” não seria melhor: ainda mais difícil?

    Boa argumentação

    —————————————————————————————————————————-

    2° parágrafo:

    Parabéns pelo uso do “Além disso”, ele e “Ademais, outrossim” podem ser utilizados.

    Muito bom seu repertório.

    Cuidado com os períodos muito longos, tira fluidez da leitura.

    Não entendi qual a necessidade de citar as empresas de roupa de marca, ficou meio sem explicação, mas entendi seu ponto. Cuidado pra não jogar informações demais e não saber explicar.

    Bom argumento.

    ———————————————————————————————————————————–Conclusão:

    Agente: correto.

    Ação: correto.

    Modo/meio :correto

    Detalhamento: INCORRETO (traga mais detalhes sobre sua proposta)

    Efeito: correto

    TENTE FINALIZAR VOLTANDO A UM REPERTÓRIO DO TEXTO.

    C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (encontrei apenas 2 erros, mas como não sou muito boa nessa área podem ter mais, procure um professor, vou dar 160 por precaução)

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreendeu a proposta de redação e aplicou conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo)

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 200 (mas atente-se ao que eu falei, outro corretor poderia ter dado 160 por conta do ARG 2)

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (demonstrou conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, bom uso de conectivos, mas cuidado com o primeiramente)

    C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (faltou um elemento)

    Por fim, é óbvio que você escreve MUITO BEM.

    NOTA FINAL: 920

    Você está acima da média dos outros estudantes. Vou te dar uma dica, leia redações nota mil e decore os repertórios e veja como são organizadas. Além disso, tem um canal no Youtube muito divertido e didático, do Me Salva! Os vídeos tem o título de “CORRETOR SINCERÃO”, assista, vai te ajudar.

    ESPERO TER AJUDADO!

    • 2
  2. ei, excelente redação!! Repertório pertinente, gostei que conseguiu citar um sociólogo e um dado estatístico também. Sobre análise da proposta de intervenção que pediu, poderia ter citado junto ao Ministério do Meio Ambiente o Ministério da Educação, sobre desenvolvimento da sustentabilidade (campanhas, palestras, debates) nas escolas, desde a educação infantil, a fim de exclarecer as consequências ou a problemática de danos socioambientais, ou conscientizção da população por ONGS, tendo em vista que no segundo parágrafo citou a forma coletiva de pensar e na proposta não falou muito a respeito ( ficou muito vago a ideia sobre divulgação de cartilhas; divulgação para quem? com qual intenção?), falou praticamente apenas das empresas.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.