(se der, corrijam com as competências do enem, por obséquio)
A série da Netflix, “Stranger Things”, em sua terceira temporada, aborda os personagens: Max, Lucas e Will tentando ir ao cinema, entretanto, eles acabam optando por pedir ajuda a seu amigo Steve para fornecer o acesso aos corredores do ‘shopping’ e eles conseguirem entrar de graça, pelo alto preço do ingresso e aquele ser o único da pequena cidade. Fora da ficção esse acontecimento reflete a sociedade brasileira em dois prismas: O preço exorbitante que o ingresso ao cinema tem e sua baixa incidência em cidades pequenas e a consequente falta de democratização ao seu acesso que isso acarreta.
Constata-se, a princípio, que o direito ao lazer é algo assegurado pela Constituição Federal de 1988, que diz que todo cidadão tem o direito a locais de lazer, como um cinema, porém, cerca de 83% da população brasileira não o frequenta. Ademais, a falta de acesso se dele pelo alto preço colocado sobre os ingressos e o difícil acesso de pessoas de cidades pequenas e zonas rurais aos mesmos, pela sua pouca ou nula existência nesses locais.
Ressalta-se, ademais, que nossa sociedade permanece em inércia diante disso. Consequentemente, pessoas mais pobres e menos afortunadas acabam tendo o direito a esse lazer negado, seja por não terem a verba para o ingresso ou para o transporte, em locais mais afastados. Entretanto, como dito pelo filósofo Jiddu Krishnamurti “Não é sinal de saúde estar bem-adaptado a uma sociedade doente”, mostrando a necessidade de lidar-se com esse impasse em nossa sociedade.
Portanto, visto as problemáticas ressaltadas acima, fica evidente que algo deve ser feito. Por conta disso, o Ministério da Cultura, órgão responsável por assegurar os direitos culturais a todo cidadão, deve levar a câmara dos deputados um projeto de lei que vise a criação de um “vale-cinema”, que pode ser usado uma vez por mês para o transporte e como o ingresso, para que, só assim, o cinema se democratize e ninguém precise fazer o que Max, Lucas e Will fizeram para ter acesso ao mesmo.
Iasmynlimd
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200
Não identifiquei nenhum erro.
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200
Repertório sociocultural pertinente e comentado.
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140
Achei que faltou sua marca de autoria, principalmente nos parágrafos de desenvolvimento. Tente ser mais incisivo, exemplo: “Em um Estado democrático de direito, é inadmissível…” os adjetivos ajudam muito nessa competência.
Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 160
Evite usar palavras repetidas perto da outra, aconteceu isso com as expressões, “direito”, “lazer”, “acesso” e “sociedade”. Em relação aos conectivos acredito que todos foram empregados perfeitamente, apenas uma ressalva à expressão “visto as problemáticas ressaltadas acima”, o Enem não admite comentar a própria estrutura, evite expressões como “diante dos argumentos supracitados”, “conclui-se” etc.
Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160
Não identifiquei o meio/modo. O uso de algumas expressões conectivas ajuda a deixar claro para a banca que você empregou tal elemento em sua proposta, como: “por meio de campanhas”, “através do fomento de debates sobre”, “por meio de leis de incentivo a”, “através de”, “por intermédio de” etc.
Adlamilly
Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 120
A série da Netflix, “Stranger Things”, em sua terceira temporada, aborda (o seguinte cenário): (os personagens) Max, Lucas e Will (tentam) ir ao cinema
Observei erros de desvio e de sentido frasal.
– resolução: ler e praticar redação o ano todo, para que a escrita se torne algo habitual.
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200
-Faz abordagem completa 40
– texto dissertativo argumentativo 40
-repertório legítimo, pertinente e produtivo 40
Top!
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 100
– senti falta de uma estruturação maior de projeto de texto 40
– defende bem o ponto de vista 40
– d1 e d2 incompletos =/ 20
– autoria 20
Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 160
Conectivos itra 40
Conectivos interparagrafais 40
Função correta 40
Repetiu palavras
Não repetiu CONECTIVOS 40
Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160
Agente 40
Acção 40
Meio modo n tem
Finalidade 40
Detalhadamento 40
Resultado: 740
TA INDO PRA O 1000, NÃO DESISTE
-Vítor-
Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200
Não identifiquei nenhum erro.
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200
Repertório sociocultural pertinente e comentado.
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140
Achei que faltou sua marca de autoria, principalmente nos parágrafos de desenvolvimento. Tente ser mais incisivo, exemplo: “Em um Estado democrático de direito, é inadmissível…” os adjetivos ajudam muito nessa competência.
Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 160
Evite usar palavras repetidas perto da outra, aconteceu isso com as expressões, “direito”, “lazer”, “acesso” e “sociedade”. Em relação aos conectivos acredito que todos foram empregados perfeitamente, apenas uma ressalva à expressão “visto as problemáticas ressaltadas acima”, o Enem não admite comentar a própria estrutura, evite expressões como “diante dos argumentos supracitados”, “conclui-se” etc.
Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160
Não identifiquei o meio/modo. O uso de algumas expressões conectivas ajuda a deixar claro para a banca que você empregou tal elemento em sua proposta, como: “por meio de campanhas”, “através do fomento de debates sobre”, “por meio de leis de incentivo a”, “através de”, “por intermédio de” etc.
Resultado: 860