(ENEM) – Democratização do acesso ao cinema no Brasil

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(se der, corrijam com as competências do enem, por obséquio)
   A série da Netflix, “Stranger Things”, em sua terceira temporada, aborda os personagens: Max, Lucas e Will tentando ir ao cinema, entretanto, eles acabam optando por pedir ajuda a seu amigo Steve para fornecer o acesso aos corredores do ‘shopping’ e eles conseguirem entrar de graça, pelo alto preço do ingresso e aquele ser o único da pequena cidade. Fora da ficção esse acontecimento reflete a sociedade brasileira em dois prismas: O preço exorbitante que o ingresso ao cinema tem e sua baixa incidência em cidades pequenas e a consequente falta de democratização ao seu acesso que isso acarreta.

 
Constata-se, a princípio, que o direito ao lazer é algo assegurado pela Constituição Federal de 1988, que diz que todo cidadão tem o direito a locais de lazer, como um cinema, porém, cerca de 83% da população brasileira não o frequenta. Ademais, a falta de acesso se dele pelo alto preço colocado sobre os ingressos e o difícil acesso de pessoas de cidades pequenas e zonas rurais aos mesmos, pela sua pouca ou nula existência nesses locais.

 
Ressalta-se, ademais, que nossa sociedade permanece em inércia diante disso. Consequentemente, pessoas mais pobres e menos afortunadas acabam tendo o direito a esse lazer negado, seja por não terem a verba para o ingresso ou para o transporte, em locais mais afastados. Entretanto, como dito pelo filósofo Jiddu Krishnamurti “Não é sinal de saúde estar bem-adaptado a uma sociedade doente”, mostrando a necessidade de lidar-se com esse impasse em nossa sociedade. 

 
Portanto, visto as problemáticas ressaltadas acima, fica evidente que algo deve ser feito. Por conta disso, o Ministério da Cultura, órgão responsável por assegurar os direitos culturais a todo cidadão, deve levar a câmara dos deputados um projeto de lei que vise a criação de um “vale-cinema”, que pode ser usado uma vez por mês para o transporte e como o ingresso, para que, só assim, o cinema se democratize e ninguém precise fazer o que Max, Lucas e Will fizeram para ter acesso ao mesmo.

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3 Correções

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200
    Não identifiquei nenhum erro.

    Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200
    Repertório sociocultural pertinente e comentado.

    Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140
    Achei que faltou sua marca de autoria, principalmente nos parágrafos de desenvolvimento. Tente ser mais incisivo, exemplo: “Em um Estado democrático de direito, é inadmissível…” os adjetivos ajudam muito nessa competência.

    Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 160
    Evite usar palavras repetidas perto da outra, aconteceu isso com as expressões, “direito”, “lazer”, “acesso” e “sociedade”. Em relação aos conectivos acredito que todos foram empregados perfeitamente, apenas uma ressalva à expressão “visto as problemáticas ressaltadas acima”, o Enem não admite comentar a própria estrutura, evite expressões como “diante dos argumentos supracitados”, “conclui-se” etc.

    Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160
    Não identifiquei o meio/modo. O uso de algumas expressões conectivas ajuda a deixar claro para a banca que você empregou tal elemento em sua proposta, como: “por meio de campanhas”, “através do fomento de debates sobre”, “por meio de leis de incentivo a”, “através de”, “por intermédio de” etc.

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  2. Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 120
    A série da Netflix, “Stranger Things”, em sua terceira temporada, aborda (o seguinte cenário): (os personagens) Max, Lucas e Will (tentam) ir ao cinema
    Observei erros de desvio e de sentido frasal.
    – resolução: ler e praticar redação o ano todo, para que a escrita se torne algo habitual.

    Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200
    -Faz abordagem completa 40
    – texto dissertativo argumentativo 40
    -repertório legítimo, pertinente e produtivo 40
    Top!
    Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 100
    – senti falta de uma estruturação maior de projeto de texto 40
    – defende bem o ponto de vista 40
    – d1 e d2 incompletos =/ 20
    – autoria 20

    Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 160
    Conectivos itra 40
    Conectivos interparagrafais 40
    Função correta 40
    Repetiu palavras
    Não repetiu CONECTIVOS 40

    Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160
    Agente 40
    Acção 40
    Meio modo n tem
    Finalidade 40
    Detalhadamento 40

    Resultado: 740
    TA INDO PRA O 1000, NÃO DESISTE

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  3. Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200
    Não identifiquei nenhum erro.

    Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200
    Repertório sociocultural pertinente e comentado.

    Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140
    Achei que faltou sua marca de autoria, principalmente nos parágrafos de desenvolvimento. Tente ser mais incisivo, exemplo: “Em um Estado democrático de direito, é inadmissível…” os adjetivos ajudam muito nessa competência.

    Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 160
    Evite usar palavras repetidas perto da outra, aconteceu isso com as expressões, “direito”, “lazer”, “acesso” e “sociedade”. Em relação aos conectivos acredito que todos foram empregados perfeitamente, apenas uma ressalva à expressão “visto as problemáticas ressaltadas acima”, o Enem não admite comentar a própria estrutura, evite expressões como “diante dos argumentos supracitados”, “conclui-se” etc.

    Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160
    Não identifiquei o meio/modo. O uso de algumas expressões conectivas ajuda a deixar claro para a banca que você empregou tal elemento em sua proposta, como: “por meio de campanhas”, “através do fomento de debates sobre”, “por meio de leis de incentivo a”, “através de”, “por intermédio de” etc.

    Resultado: 860

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