No filme “O quarto de Jack”, observa-se um menino que vive em situação de cativeiro com sua mãe, onde vê sua genitora ser violentada por seu pai diariamente. Longe das telas, a situação não é diferente em muitos lares brasileiros, pois a coerção é utilizada como meio para punir a criança — ou o adolescente — que, muitas vezes, é coagida(o) a viver em silêncio. Esses casos viram rotina, infelizmente, por causa da omissão estatal e por medo que o violentado tem de denunciar o agressor.
Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é conferido, por lei, a esse público em questão, o direito a família, lazer, educação, saúde, bem como criminaliza qualquer abuso que o menor venha sofrer por meios físicos, sexuais, ou psicológicos, por parte de seus genitores. Porém, a sociedade brasileira, ainda, é refém desses criminosos que o Poder Público insiste em deixar impunes e diante de tal situação os mais prejudicados são as vítimas que vivenciam essa natureza cotidianamente.
É evidente que o receio de denunciar o agressor imobiliza a vítima, fazendo com essa viva uma vida transtornada e sem perspectivas de um futuro, pois se vê presa a um estilo de vida bárbaro, o que pode acarretar a esse menor sérios problemas psicológicos e podendo, também, torna-lo um sedento por vingança, eis aí a consequência de menosprezar a violência doméstica: revolta que gera mais criminosos para a malha social, numa espécie de ciclo vicioso.
Vale salientar, que é obrigação do Estado punir os que praticam qualquer tipo de violência doméstica contra menores de idade, fazendo com que cumpram pena em regime fechado como qualquer criminoso. Cabe, ainda, aos Estados Federativos criação de políticas públicas que fomentem a criação de projetos sociais que incentivem a população a saber como, quando e por onde agir em situações que lhes tirem o direito de ir e vir sob qualquer coação.
Samir soares
ENEM: “Combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes no Brasil”
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No filme “O quarto de Jack”, observa-se um menino que vive em situação de cativeiro com sua mãe, [1]onde vê sua genitora ser violentada por [2]seu pai diariamente. Longe das telas, a situação não é diferente em muitos lares brasileiros, pois a coerção é utilizada como meio para punir a criança — ou o adolescente — que, muitas vezes, é coagida(o) a viver em silêncio. Esses casos viram rotina, [3]infelizmente, por causa da omissão estatal e por medo que o violentado tem de denunciar o agressor.
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[1]= “onde” só é usado em sentido de lugar
[2]= evite a ambiguidade na dissertação, seria o pai da mãe do menino ou o pai do menino? Eu suponho que seja do menino, mas o corretor do Enem n vai
[3]= “infelizmente” indica posicionamentos subjetivo, evite usar essas expressões “sentimentalistas” na redação
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Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é conferido, por lei, a esse público em questão, o direito [1]a família, lazer, educação, saúde, bem como criminaliza qualquer abuso que o menor venha sofrer por meios físicos, sexuais,[2] ou psicológicos,[3] por parte de seus [4]genitores. Porém, a sociedade brasileira, ainda, é refém desses criminosos que o Poder Público insiste em deixar impunes e diante de tal situação os mais prejudicados são as vítimas que vivenciam essa natureza cotidianamente.
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[1]= crase
[2]= sem vírgula
[3]= sem vírgula
[4]= procure diversificar seu repertório de sinônimos. Ex: responsáveis, pais, origem familiar…
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É evidente que o receio de denunciar o agressor imobiliza a vítima, fazendo com [1]essa viva uma vida transtornada e sem perspectivas de um futuro, pois se vê presa a um estilo de vida bárbaro, o que pode [2]acarretar a esse menor sérios problemas psicológicos e podendo, também, [3]torna-lo um sedento por vingança, eis aí a consequência de menosprezar a violência doméstica: revolta que gera mais criminosos para a malha social, numa espécie de ciclo vicioso.
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[1]= o correto seria “que esta”.
[2]= o que “acarreta” acarreta algo, e não “a algo” então o correto seria sem a preposição “a”
[3]= torná-lo
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Vale salientar, que é obrigação do Estado punir os que praticam qualquer tipo de violência doméstica contra menores de idade, fazendo com que cumpram pena em regime fechado como qualquer criminoso. Cabe, ainda, aos Estados Federativos criação de políticas públicas que fomentem a criação de projetos sociais que incentivem a população a saber como, quando e por [1]onde agir em situações que lhes tirem o direito de ir e vir sob qualquer coação.
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[1]= onde só é em sentido de lugar, mas já que cabe com o contexto da pra relevar, mas tome cuidado
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Competência 1- 160
Competência 2- 200
Competência 3- 160
Competência 4- 120
Competência 5- 160
Nota: 800
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* Trabalhe bem com seu professor os conceitosde está e essa.
* No D1 vc aborda a tese e diz seu posicionamento, o que ocorre, mas o desenvolvimento é formado por: tese, citação, (opcional) explicação (da citação e depois das ideias [opcional]), consequência disso para a sociedade e a conclusão das ideias é opcional, isso nos dois parágrafos, veja q vc só falou a tese e posicionamento, tem que falar tbm o pq de a sociedade ser refém dos criminosos, é a falta de monitoramento? É a pouca penalidade das leis ou cumprimento delas? Vc tem que dizer o pq do Estado estar sendo negligente, depois disso, vai falar a consequência. Ex: “Dessa maneira, diversos mancebos são marginalizados e sofrem com doenças mentais…” Algo assim, mas lembre que se fizer isso, as doenças mentais e a falta de monitoramento e cumprimento das leis, seja lá o que for que colocar no D1, tudo isso tem que estar na conclusão, Ok?
* Na hora de começar o desenvolvimento, o um e o dois, comece colocando a tese e o ponto final, só falando: “Nesse contexto, vale salientar que o receio de denunciar o agressor é um fator problemático que imobiliza a vítima.” Algo assim, pra introduzir o parágrafo, isso nos dois D. lembrando tbm de começar com um conector cada um… Não fazer isso tira 40 pontos da C4
* Diga, no D2 o pq de n haver denúncias, quem é culpado nessa história… O Governo? A Escola? Bom, eu sempre uso Durkheim, pq ele dizia que têm 4 instituições: escola, Estado, igreja e família, quando um desses falha não é possível estabelecer uma sociedade plena, ent sempre dá pra citar, é um repertório curinga pode-se dizer, fique à vontade.
* No início da conclusão comece com uma frase inicial, tipo uma tese: Portanto, deve haver medidas para amenizar essa chaga… Algo assim, só pra introduzir msm, e com um conectivo CONCLUSIVO, lembre sempre disso, depois da tese e no início dela tbm.
* Na conclusão, explique as políticas públicas e os projetos sociais, como vão ser feitos eles, o que são eles… A ação é algo que deve ser explicado bem e para conseguir o ponto de detalhamento vc tem que explicar o modo, ent explique os dois
* Termine a redação com uma frase de fechamento abordando a primeira citação, é imprescindível isso em uma boa dissertação
Kaline Lemos da Cruz
Uau, Samir! Muito, muito, muito obrigada pela excelente correção. Só assim, para abrir meus olhos ao que estava bem diante dos meus olhos.
Seguirei,sim, seus conselhos (e dicas), pode ter certeza.
Na próxima vez que eu enviar uma dissertação aqui, quero ter melhorado nesses pontos que você elencou.
Gratidão, mais uma vez, Samir!
Deus te abençoe sempre!!!
thalia31
introducao:
reescreveria apenas o final:
No filme “O quarto de Jack”, observa-se um menino que vive em situação de cativeiro com sua mãe, onde vê sua genitora ser violentada por seu pai diariamente. Longe das telas, a situação não é diferente em muitos lares brasileiros, pois a coerção é utilizada como meio para punir a criança — ou o adolescente — que, muitas vezes, é coagida(o) a viver em silêncio. Esses casos viram rotina, infelizmente, por conta da omissão estatal e pelo medo que o violentado tem de denunciar o agressor.
argumento 1: acho que faltou aprofundar como se da a tal omissao estatal, ja que voce tocou no tema da impunidade, poderia ser mais especifica/aprofundada ou exemplificar
argumento 2: repare que todo seu parafrago é um grande textao. um paragrafo de desenvolvimento deve ser pelo menos 3 períodos. como o topico era medo que a vitima sente do agressor, poderia ter aprofundado no medo de retaliacao apos a denuncia
conclusao: acredito que voce propos uma intervencao que sao as politicas publicas, acho que so faltou uma retomada mais clara da sua tese nessa finalizacao
mlluizamelo
Sua redação está boa, só mais algumas coisinhas e o 900+ vem, arrasou!!
Aconselho usar modelos, existe vários bons, um deles é o da poxa lulu, Felipe Araujo, entre outros pra aperfeiçoar!!! Parabéns. Tenha cuidado com as competências, e com os argumentos 1 e argumentos 2, presta bastante atenção.
Maria333333
ntroducao:
reescreveria apenas o final:
No filme “O quarto de Jack”, observa-se um menino que vive em situação de cativeiro com sua mãe, onde vê sua genitora ser violentada por seu pai diariamente. Longe das telas, a situação não é diferente em muitos lares brasileiros, pois a coerção é utilizada como meio para punir a criança — ou o adolescente — que, muitas vezes, é coagida(o) a viver em silêncio. Esses casos viram rotina, infelizmente, por conta da omissão estatal e pelo medo que o violentado tem de denunciar o agressor.
argumento 1: acho que faltou aprofundar como se da a tal omissao estatal, ja que voce tocou no tema da impunidade, poderia ser mais especifica/aprofundada ou exemplificar
argumento 2: repare que todo seu parafrago é um grande textao. um paragrafo de desenvolvimento deve ser pelo menos 3 períodos. como o topico era medo que a vitima sente do agressor, poderia ter aprofundado no medo de retaliacao apos a denuncia
conclusao: acredito que voce propos uma intervencao que sao as politicas publicas, acho que so faltou uma retomada mais clara da sua tese nessa finalizacao
Kaline Lemos da Cruz
Olá, Thalia!🤝🏻
Muito obrigada por apontar minhas falhas nessa tentativa de dissertar sobre esse tema.
Vou me esforçar, ao máximo, para melhorar meu desenvolvimento, pois é aí que me sinto mais insegura.
De fato, eu não enfatizei a intervenção, porque faltou linhas. E isso já aconteceu, por eu ter falado demais em um dos desenvolvimentos.
Valeu demai, viu?
Que Deus abençoe sua vida. 🌻