Promulgada pela Organização das Nações Unidas em 1948, a Declaração Universal do Direitos Humanos afirma que todos possuem o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Porém, o perigo em que a Amazônia tem sofrido e a necessidade de preservação urgente mostra que esse direito na prática não se consolida por completo. Assim, uma falha no governo e uma aceitação da população acaba contribuindo para essa situação. Nesse sentido esse desafio deve ser superado.
Diante disso, deve-se ressaltar a baixa atuação dos setores governamentais, no que diz respeito à criação de mecanismos que reduzam tal empecilho. Dessa forma, com o baixo investimento em política públicas que possam amenizar o desmatamento da maior floresta tropical do mundo os números só tendem a crescer. De 2021 a 2022 houve um aumento de 1058 áreas sob alerta de desmatamento na Amazônia segundo a emissora Globo. Então é essencial a reformulação dessa postura estatal de imediato.
Ademais, é fundamental apontar a aceitação da sociedade diante desse ato como impulsionador do perigo em que a maior floresta tropical do mundo está sofrendo, junto com a necessidade urgente de preservação. Sob essa ótica, o estadista romano Cícero mostra, claramente, que “não há nada de tão absurdo que o hábito não torne aceitável”. Isso mostra que é justamente a naturalidade com que a sociedade se habitua diante desse contratempo que a faz permanecer como aceitável. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, com o intuito de conter o perigo em que a Amazônia tem sofrido e a necessidade urgente de preservação, necessita que o Tribunal de Contas da União direcione capital para o Ministério do Meio Ambiente, que será revertido em políticas públicas, como o investimento no aumento de fiscalização de pontos estratégicos da floresta, junto com palestras de conscientização da população das consequências que esses atos podem gerar, dessa forma, o estorvo poderá ser superado e uma sociedade melhor será alcançada.
Alessandraciic
Boa tarde!
Segue sua correção.
“Competência 1
A competência 1 examina o domínio das regras e convenções gramaticais da língua portuguesa. Alguns dos aspectos analisados nesse tópico são:
estrutura sintática
acentuação
pontuação
ortografia
concordância verbal e nominal
translineação”
Total : 200 Pontos ( Algumas inadequações que colocação de vírgula, mas que não destaco tanto, mas dê uma estudada sobre pontuação, sobretudo colocação das vígulas).
Competência 2
A competência 2 examina três eixos principais:
a compreensão do tema (considerando o recorte específico do assunto)
adequação do tipo textual (texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo)
uso de repertório sociocultural (diferentes áreas do conhecimento relacionadas ao tema)”
Total: 160
Você tem um bom repertório e soube explorar bem. Uma opinião pessoal quanto ao uso de uma emissora em especial para validar sua informação. Você poderia ter fontes de órgãos do governo como ICMbio, IBAMA ou ONG conhecidas com GREENPEACE. Na minha opinião valida mais, ou você poderia usar ” segundo noticidado pela emissora X com base nos dados do governo….”
Competência 3
A competência 3 examina a evidência ou não de um projeto de texto. Esse projeto se refere à organização pré-textual e compreende as etapas quatro etapas:
seleção de informações e ideias
relação entre as informações e o tema
organização da sequência de informações e estratégias argumentativas
interpretação das etapas anteriores
apresentação de leitura crítica e autoral”
Total: 200 pontos
“Competência 4
A competência 4 examina o uso de conectivos e operadores argumentativos para estabelecer conexão entre as diferentes partes do texto e evidenciar as relações e interpretações estabelecidas.
Total: 200
Competência 5
A competência 5 examina a proposta de intervenção. Ela exige que a proposta apresente cinco elementos, para que seja considerada completa:
agente
ação
modo/meio
detalhamento
finalidade”
Total: 200
Pontuação total 960 pontos.
Você tem tudo para chegar a uma redação nota mil. O treino e persistência levam à perfeição.
Kaline Lemos da Cruz
Primeiramente, quero te parabenizar pela eloquência e explanação dos teus argumentos em defesa de um ponto de vista.
Agora, vamos lá!
Pontos positivos:
– Fez excelente uso da linguagem formal
– Soube conceituar bem os argumentos
– Foi coeso durante todo texto
– Utilizou muito bem os conectivos
– Fez uso de repertório consistente e trouxe dados precisos
– Criou uma excelente proposta de intervenção unindo bem os órgãos competentes
Ponto negativos:
– Melhorar a pontuação (uso da vírgula)
– Fazer uso de travessões irá enriquecer, ainda mais, seus textos
– Fazer melhor uso de apostos
Sendo assim:
*Introdução: 180
*Desenvolvimento 1: 180
*Desenvolvimento 2: 180
*Conclusão: 200
Total: 740
Aretha
Competência 1 – 200
Competência 2 – 160
Competência 3 – 200
Competência 4 – 160
Competência 5 – 160
TOTAL: 880
Considerações Gerais: Creio que na conclusão há termos específicos que ajudam a deixar claro o que você está apresentando (como “por meio de…” “a fim de que” etc), o que facilita a identificação do corretor das 5 exigências na conclusão (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento). Corre o risco de você até ter posto todas elas, mas por não ficar claro no parágrafo perca ponto por isso.
Cuidado também com argumentos frágeis e previsíveis, como “os números só tendem a crescer” etc.
Em vez de citar a emissora seria mais interessante citar um documentário produzido por ela, ou o estudo de algum jornalista específico que cobrisse uma matéria sobre o tema.
De qualquer forma, a estrutura do seu texto é ótima e sua introdução está perfeita. Depois de aplicar uns feedbacks tenho certeza que garantirá nota máxima no futuro! Sucesso
heloisavelloso
último parágrafo com período único, atentar-se a começar todos os períodos com conectivos.
Introdução perfeita e desenvolvimentos também ficaram muitos bons…
Conclusão com período único e ideias confusas e desconexas.
Competência 1: 200
Competência 2: 140
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 80
NOTA: 820
tem muito potencial mas deve se atentar principalmente na conclusão
javurekjunior
COMPETÊNCIA 1 – Domínio excelente da escrita formal em português. pequenos erros gramaticais ou de convenções são aceitos excepcionalmente.
200
COMPETÊNCIA 2 – Bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes.
160
COMPETÊNCIA 3 – Defende um ponto de vista com informações, fatos e opiniões de forma consistente e organizada, configurando autoria.
200
COMPETÊNCIA 4 – Tem um repertório diversificado de recursos de coesão, articulando bem o texto, apresentando poucas inadequações.
160
COMPETÊNCIA 5 – Proposta de intervenção mediana, mas articulada com a argumentação desenvolvida no texto.
160
TOTAL 880