No livro sagrado do Cristianismo, é relatado, ainda antes de Cristo, o recenseamento dos habitantes das Doze Tribos de Israel como um processo de volumosa relevância para a liderança e zelo do povo. No entanto, nos tempos modernos, a falta de informações aliada à omissão do Estado apresentam-se como obstáculos ao reconhecimento da importância do censo demográfico para o progresso do Brasil, imprescindível para o desenvolvimento de políticas públicas.
Em primeira análise, ressalta-se que há, no Brasil, uma evidente falta de informações sobre a relevância do censo demográfico, dificultando o planejamento de políticas públicas adequadas. Nesse sentido, é lícito referenciar o filósofo grego Platão, que narrou o intitulado “Mito da Caverna”, no qual homens viam sombras na parede e acreditavam que eram a realidade das coisas. Como caso análogo a essa metáfora, é notório que muitos brasileiros, sem acesso ao conhecimento, rejeitam os recenseadores. Logo, é evidente o valor inestimável das informações, haja vista que a falta delas impossibilita o censo, prejudicando a qualidade de vida das pessoas que carecem de atenção pública especializada.
Ademais, nota-se que o Estado também contribui para a persistência do estigma em relação ao recenseamento, uma vez que não desenvolve medidas para popularizar essa coleta de dados. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, mas que não cumprem seu papel com eficácia. Desse modo, é imprescindível que, para a refutação da teoria baumaniana, essa inerte postura governamental seja revertida. Com efeito, enquanto a negligência estatal for a regra, o reconhecimento da importância da coleta de dados demográficos se dará apenas como uma exceção.
É, pois, fundamental reconhecer a relevância do censo para o progresso do Brasil. Para tanto, cabe ao Governo Federal em parceria com as mídias televisivas – como o SBT e a Rede Record – promoverem campanhas publicitárias, em horário nobre, que especifiquem a necessidade da coleta de dados que auxilia na administração do país, para elucidar e retirar a população da esfera da ignorância denunciada por Platão. Assim, é possível que o Mito da Caverna seja só um mito.
valen
Sua redação está excelente, só atenção sobre os termos que já caíram em desuso, como na sua citação sobre a metáfora de Platão. Na proposta de intervenção, eu colocaria um instrumento que atingisse mais pessoas ainda, fora isso, sua escrita é maravilhosa e você domina muito a estrutura no geral!
LucasHenriquedemaria
1° Parágrafo:
Boa citação histórica acerca do recenciamento romano/hebreu. Contudo, pode-se citar o nome do livro sagrado cristão, a Bíblia, já que é mais conhecido assim.
2° Parágrafo:
A melhor expressão “ressaltar-se-á que no Brasil…”, porque “ressaltar-se que há” fica um pouco cacofônico;
Há confronto entre os argumentos, já que o recenseamento hebreu que era compulsório e autoritário, enquanto o recenseamento brasileiro é considerado um direito e dever do cidadão, mesmo que haja, como você disse, certo descredito por parte da população;
Caiu em desuso se referir à didática platônica como “Mito da Caverna”. O correto seria “Alegoria da Caverna”.
3° Parágrafo:
Excelente citação de Zygmunt Bauman acerca da ineficácia do Governo diante do descaso da população sobre os Institutos de Pesquisa.
Você também pode citar a Lei de Acesso à Informação (N. 12.527/11), que garante que o estado é responsável pela administração e distribuição do acesso da população às pesquisas e ações realizadas pelo governo.
4° Parágrafo:
Proposta de Intervenção boa, contudo não fica claro qual órgão do Governo Federal ficará responsável pela publicidade estatal: o Ministério da Comunicação, o IBGE ou outros institutos de pesquisas?
Você propõe que canais de TV sejam os meios que garantam a transmissão de informações, contudo será mesmo que todas as pessoas que desconhecem a importância do Censo têm acesso a esse conteúdo? Não seria melhor propor também outras formas de acesso à informação, como rádio, jornais impressos, panfletos ou distribuições de cartilhas em escolas, por exemplo?
C1: 170
C2: 190
C3: 180
C4: 190
C5: 160
Enfim, sua redação é excelente e você apresenta ótima compreensão sobre o tema e o assunto. Você também demonstra boa redação de texto e defende bem seu ponto de vista. Por fim, apresenta boa proposta de intervenção. Portanto você tem 890 pontos. Parabéns!
Mar14
*acreditavam que eram* em certos contextos, esta perífase pode ser simplificada (serem)
parabéns, de resto a redação está muito boa e sem erros ortográficos
🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰