Mestre

{ENEM} A importância da agricultura familiar no Brasil

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Na Carta de Pero Vaz de Caminha, do século XVI, o Brasil é descrito como um vasto território propicio ao plantio. Nesse viés, muitos agricultores aproveitaram o solo fértil do país para obter o seu sustento a partir da agricultura familiar. Entretanto, apesar de sua grande importância no cenário hodierno, percebem-se os impactos ambientais provocados pela falta de incentivos estatais nesse mecanismo.

Nesse contexto, cabe ressaltar que os danos ao meio ambiente fazem parte da problemática. Com base nisso, o filme “O preço da verdade” denuncia uma prática de grandes corporações que descartavam agrotóxicos e fertilizantes em rios. Nesse viés, é perceptível que o problema observado na obra cinematográfica não geraria tanto impacto, caso se investisse em produção sustentável, em razão da não utilização de químicos na agricultura familiar. Além disso, verifica-se que há um silenciamento de tais práticas, já que órgãos ambientais fiscalizadores não notificam as instituições poluidoras. Desse modo, precisa haver um maior investimento na agricultura familiar para minimizar os impactos provocados pelos agentes tóxicos.

Ademais, percebe-se que a ausência de comprometimento estatal prejudica a produção agrícola familiar. Sob essa ótica, o sociólogo Gilberto Freyre, em seu livro “Casa Grande e Senzala”, afirma que a herança do patriarcalismo – de que os exploradores de grandes lavouras detinham o protagonismo econômico e político do Brasil Colônia- continua sendo perpetuada no contexto atual. Prova disso é a pouca noção da importância da agricultura familiar, visto que, mesmo sendo  responsável pelo abastecimento alimentício, os pequenos produtores não têm o apoio efetivo do Estado, tendo em vista o corte recente do auxílio dado aos agricultores pelo Governo Federal. Dessa forma, constata-se que esse grupo é esquecido, o que legitima a visão de Gilberto Freyre sobre um Estado que menospreza aqueles que não possuem poder econômico.

Portanto, destaca-se a necessidade da valorização da agricultura familiar. Para que isso ocorra, o Ministério do Meio Ambiente, o qual gerencia os recursos ambientais nacionais, deve promover o incentivo à produção familiar, por meio da obrigatoriedade da inserção das informações sobre a quantidade de defensivos agrícolas que compõem os produtos, com o fito de fornecer transparência à população e fomentar o consumo mais saudável. Outrossim, o Ministério da Economia deve fornecer o auxílio financeiro às famílias, com a finalidade de minimizar as dificuldades enfrentadas pelos produtores. Assim, o lugar descrito por Caminha  será uma grande referência em plantio sustentável.

 

 

SE PODEREM CORRIGIR DE ACORDO COM AS COMPETÊNCIAS, EU AGRADEÇO.

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3 Correções

  1. Oi, tudo bem? gostaria de salientar que também sou estudante e vou corrigir sua redação com base nos conhecimentos que possuo.

    Introdução: Quando você escreve: “Entretanto, apesar de sua grande importância no cenário hodierno, percebem-se os impactos ambientais provocados pela falta de incentivos estatais nesse mecanismo.” é compreensível o que quis passar, mas, na minha perspectiva, fica faltando a informação da importância no cenário hodierno. Isso por conta de ter sido dito sobre o significado no passado, mas permanece com a mesma validez atualmente? Isso que faltou, entende?! Você deixar mais claro a importância atual, sem isso fica meio aberto, vago.

    D1: “…caso se investisse em produção sustentável, em razão da não utilização de químicos na agricultura familiar.”
    Nesse trecho se você especificar que uma das produções sustentáveis é, sobretudo, a agricultura familiar fica mais fechadinho, pois de fato ela é, mas existem grandes agricultores que buscam uma maior sustentabilidade, não são a maioria, infelizmente, mas existem, então é bom tentar direcionar a sua fala, certinho?!

    “Além disso, verifica-se que há um silenciamento de tais práticas, já que órgãos ambientais fiscalizadores não notificam as instituições poluidoras.” nesse período não fica claro de quem você está falando, está se referindo ao filme ou ao Brasil atual? Faltou evidenciar isso. Então, poderia colocar “Sob essa análise, de maneira verossímil ao filme, o Brasil hodierno vivencia isso, somado ainda ao silenciamento…”, algo dessa forma, certinho?!

    D2: “…continua sendo perpetuada no contexto atual.”
    Não há necessidade do “sendo”, uma vez que se continua significa que é visualizada até os dias atuais, então colocar as duas estruturas gera redundância.

    “…tendo em vista o corte recente do auxílio dado aos agricultores pelo Governo Federal.”
    Os agricultores não têm apoio efetivo do Estado somente por conta desse corte recente? Em uma primeira leitura, a meu ver, gera essa percepção de que não há apoio por conta dos acontecimentos recentes, mas se você modificar “tendo em vista” por “a exemplo de”, “isso fica notório”, “isso sendo evidenciado” a mensagem que quer realmente passar fica certinha, entende?!

    Conclusão: A meu ver sua segunda proposta está incompleta, então ela nem será validada pelo corretor, seria como se nem estivesse escrita. Por conta disso, colocar duas propostas em que uma está incompleta não é tão válido por uma questão de estar gastando tempo e linha. Só que não estou afirmando que está errado ou que você perderia ponto em alguma competência nesse seu texto, mas me refiro a poupar mesmo.
    Entendo que talvez tenha pensado que como fez a proposta incompleta no D1 pensou em retomar na conclusão, mas não precisa ser retomada, só teria que realmente trazer no último parágrafo se ela estivesse na introdução, caso contrário não há necessidade.

    Sua redação em si está muito muito excelente, gostei muito de todos os repertórios que trouxe, todos pertinentes, legitimados e produtivos. Isso sem falar na sua escrita, que é excepcional, deu show na C1!
    Só tenha cuidado com essas pontuações que trouxe. s2

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200

    Total: 920

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  2. Oie!

    Competência 1 – 200 pontos
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

    (Que eu pude notar, só faltou o acento no “propício”)

    Competência 2 – 200 pontos
    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    Competência 3 – 160 pontos
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

    (Seus argumentos são muito bons, porém poderiam ser mais desenvolvidos e melhor estruturados)

    Competência 4 – 200 pontos
    Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    Competência 5 – 200 pontos
    Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    NOTA: 960

    Teve uma repetição do conectivo “nesse viés”
    (1° parágrafo, 3ª linha e no 2° parágrafo, 5ª linha)

    Parabéns, sua redação ficou mt boa! Tive que procurar pelo em ovo ahsuahs

    Continue escrevendo! <3

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  3. Oii, gostei da sua redação. Tentei corrigir conforme as 5 competências do ENEM, espero que goste :)

    [1] – Seu texto não apresenta grandes desvios gramaticais, exceto na palavra “propício” (1º parágrafo), que faltou o acento. [200]
    [2] – Sua tese está bem apresentada e você demonstrou compreender o tema. [200]
    [3] – Busque aprofundar mais a sua argumentação, suas ideias são boas, mas podem ser melhor exploradas, seu texto deve ser autossuficiente. [160]
    [4] – Apresentou ótima coesão e adequado uso dos conectivos. [200]
    [5] – Ótima proposta, contendo todos os componentes necessários. [200]

    Nota – 960

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