Iniciante

ENEM – A assustadora contaminação por Aedes Aegypti na atual sociedade brasileira

  • 0

Na canção “O tempo não para” , Cazuza afirma: “Eu vejo o futuro repetir o passado”. De fato,ele estava certo, visto que ao fazer uma análise da conjuntura brasileira do século XXI, a assustadora contaminação por Aedes Aegypti é um problema semelhante a outros já ocorridos no Brasil, a exemplo a febre amarela e, portanto deve ser sanado. Assim, urge,discorrer sobre esse cenário já que a falta de mobilização social, bem como a falta de abordagem nas escolas são propulsores dessa situação.

 

Diante disso, evidencia-se  a falta de engajamento social diante do Aedes Aegypti e sua elevada contaminação.Isso ocorre,pois,os cidadãos dificilmente, tentam evitar a disseminação das doenças provenientes desse mosquito.Com isso, há boas condições para a reprodução deles ,devido à , por exemplo, a presença de água parada em vasos de plantas e o  acúmulo de resíduos sólidos ao ar livre.A esse respeito,ilustra-se a necessidade dos civis participarem ativamente das ações ,pois, segundo a abordagem do sociólogo brasileiro Betinho ,o desenvolvimento humano será efetivado apenas quando a sociedade possuir cinco pontos cruciais, dentre eles está a participação que,feita corretamente, evitará casos de Dengue, Zika e Chikungunya- doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. 

 

Ademais, infere-se a falta de ensino nos colégios desde a tenra idade de medidas para evitar a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como outro agravante da assustadora contaminação por Aedes Aegypti na atualidade. Isso se deve ao fato de que , conforme o educador Paulo Freire, o diálogo cria base para a colaboração ,e o ensino deve funcionar como incentivo para que as famílias executem atos corretos quanto à mitigação da proliferação do mosquito.Logo, conclui-se que enquanto houver esse silenciamento por parte da escola há uma tendência dos casos continuarem crescendo assustadoramente.

 

Há, portanto, a urgência de realizar mudanças com o fito de mitigar a espantosa contaminação por Aedes Aegypti. Para isso, é fulcral que o Ministério da Educação reforce políticas de instrução sobre o combate à  sua proliferação. Tal ação deve ocorrer por meio da criação de um Projeto Nacional de Combate ao Mosquito da Dengue,o qual irá promover, nas escolas públicas de todos os 5570 municípios da nação, debates acerca da importância de não deixar água parada. Nesse sentido, isso acontecerá,a fim de formar brasileiros que, cientes da necessidade de evitar as contaminações por Aedes Aegypti, poderão mudar o atual cenário assustador.Logo, posteriormente, o futuro não repetirá o passado e o verso do compositor Cazuza não representará a sociedade brasileira nesse quesito.

Compartilhar

2 Correções

  1. Nesse trecho:
    “De fato,ele estava certo, visto que ao fazer uma análise da conjuntura brasileira do século XXI, a assustadora contaminação por Aedes Aegypti é um problema semelhante a outros já ocorridos no Brasil, a exemplo a febre amarela e, portanto deve ser sanado.”

    Primeiramente, o período está muito longo – procure separar esse períodos longos em frases menores, pois ajuda a compreensão. Entretanto, é uma questão estilística e não gramatical, portanto fica a seu critério.

    Nessa parte em específico:
    “De fato,ele estava certo, […]”

    Não há um espaço depois da vírgula, o que é obrigatório, e acredito que saiba e tenha sido apenas uma falta de atenção. Porém, é sempre bom lembrar que a banca tira nota por esse tipo de erros.

    Nesse outro trecho:
    “febre amarela e, portanto deve ser sanado.”

    A primeira vígula está no lugar errado, porque a intenção desse trecho é dar um exemplo, que no caso é o da febre amarela. Já quanto a segunda vírgula, ela está correta, mas ainda é necessário mais uma vírgula para isolar o portanto, já que o mesmo é sempre seguido de vígula. Recomendo que pesquise a fundo sobre a razão de portanto ser seguido por vírgula – isso irá melhorar sua escrita ainda mais.

    Ademais, sua escrita já está em um nível bom, talvez até melhor que o meu (o que não é muito difícil), e recomendo que começe a focar um pouco mais em estilística. Pesquise um pouco sobe como escrever bem e será um ótimo escritor, uma característica invejável em qualquer área.

    • 1
  2. Algumas palavras estão escritas erradas e tem umas pontuações que estão no lugar errado, só isso que eu vi pra se corrigir. De resto, você citou tudo muito bem e foi de frente ao tema. Alguns lugares do texto faltaram o espaço adequado, como antes ou depois da vírgula. O bom observar esses detalhes. As palavras que você utilizou foram bem colocadas, eu trabalhava bem mais elas também, pra que tudo fosse entendido de uma forma menos complexa. Mas eu amei

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.