Estudante

Enem 2024 – Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

  • 0

A valorização da cultura afro-brasileira ainda enfrenta desafios, refletindo uma sociedade que, muitas vezes, privilegia padrões eurocêntricos. Essa problemática permanece atual não apenas devido ao preconceito social, mas também ao abandono estatal, que intensifica os desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Nesse sentido, é preciso analisar as consequências sociais dessa questão.

 

A princípio, o descaso social em relação à cultura africana resulta da caracterização estereotipada de crenças e costumes afro-brasileiros. Conforme o geógrafo brasileiro Milton Santos, “o brasileiro não é nada além daquilo que a informação faz dele.” Expressões como “cor do pecado” e “cabelo ruim” reforçam representações preconceituosas, desvalorizando a identidade e a manifestação individual da pessoa negra. Dessa forma, a ridicularização do modo de viver afro-brasileiro fragiliza sua individualidade e afasta sua integração sociocultural.

 

Ademais, o abandono governamental reforça o desinteresse pela preservação e valorização da herança africana no Brasil. Segundo a filósofa francesa Simone de Beauvoir, “o mais escandaloso de um escândalo é a sua normalização.” Sob essa ótica, a predominância de representações eurocêntricas nos meios social, educacional e literário reduz o espaço para a cultura afro-brasileira, perpetuando a segregação cultural e reforçando o preconceito estrutural.

 

Faz-se necessário, portanto, adotar medidas para remediar esse impasse. Cabe ao Ministério da Educação e Cultura criar uma Entidade Nacional de Valorização da Cultura Afro-brasileira, promovendo séries, filmes, livros, feiras e eventos voltados para toda a população, com o intuito de informar e desconstruir entraves sociais, garantindo a preservação e valorização da herança africana no país. Assim, será possível efetivar o ideal modernista para a pluralidade étnica e cultural no Brasil.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá! Espero que esteja bem!
    Vou dividir minha avaliação conforme os parágrafos.

    ⏺️ INTRO
    Senti falta de uma contextualização no início do seu texto. Normalmente não começamos “de cara” com nossa tese. Acho que teria ficado bacana iniciar com uma alusão histórica.
    Obs: Lendo o final do seu texto, eu percebi uma retomada do modernismo, então eu supus que, na realidade, você tenha feito essa alusão mas não percebeu que ela foi cortada na hora de enviar a redação online. Menos mal!
    Evite a repetição de palavras, sobretudo no mesmo parágrafo.
    desafios => obstáculos
    valorização => reconhecimento
    Fora isso, sua introdução está ótima!
    C1 nenhum erro gramatical ✔️
    C2 compreensão do tema e do estilo dissertativo-argumentativo ✔️
    C3 coerência e projeto de texto ✔️
    C4 coesão (talvez um pequeno desconto pela repetição de palavras)

    ⏺️ D1
    C1 ✔️
    C2 Senti que faltou articular o repertório com a sua argumentação. Por mais que a relação entre a citação e seus argumentos possa ser inferida, é importante que essa ligação esteja escrita claramente e não precise ser deduzida pelo corretor.
    C3 A relação entre “informação” e palavras agressivas presentes no vocabulário popular não foi bem estabelecida.
    C4 Eu acho mais seguro começar com um conectivo de retomada da introdução, como o famoso “Diante desse cenário” (mas acredito que não teria nenhum desconto por usar “A príncipio”).

    ⏺️ D2
    Faltou uma conclusão para o parágrafo. Ela não é obrigatória, mas é parte recomendável da estrutura dissertativa-argumentativa.
    C1 ✔️
    C2 O repertório poderia ser melhor utilizado, mas está bem colocado. ✔️
    C3 Senti que não há uma lógica muito clara entre governo, normalização de escândalo e presença de representações eurocêntricas. Novamente, é claro que podemos relacionar esses fatores, como se estivéssemos juntando peças de um quebra-cabeça, mas a sua redação tem que vir com as peças já encaixadas.
    C4 ✔️

    ⏺️ CONCLUSÃO
    C1 ✔️
    C2 ✔️
    C3 ✔️
    C4 ✔️
    C5 ✔️

    ⏺️ NOTAS
    Cabe ressaltar que eu não sou corrretora oficial rs. Esta é apenas minha opinião, os corretores provavelmente reparariam em detalhes que me escaparam.
    C1 200/200
    C2 180/200
    C3 140/200
    C4 180/200
    C5 200/200
    Total: 900/1000
    Boa sorte! :-D

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.