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ENEM 2022 – Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

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   O processo de Colonização Europeia desencadeou uma desconstrução de diversas culturas nativas, de modo a provocar a extinção e a desvalorização de milhares de povos. Visto isso, percebe-se que os maiores fatores que impedem a resolução desse cenário são a idealização do europeu e a ausência de representatividades legítimas quando retrata-se de populações tradicionais. Enfim, é necessário extinguir essas complicações para então reconhecer aqueles que contribuem para a diversidade brasileira.

   Primeiramente, é imprescindível discutir acerca da supervalorização europeia que ocorre dentro de diversos meios. Um exemplo disso é a atriz Marilyn Monroe, que, durante a década de 50, se tornou um dos maiores símbolos de beleza, enquanto qualquer outra mulher indígena ou cigana não chegou perto de alcançar esse título e popularidade, porque a Marilyn tinha traços extremamente europeus. Analogamente, hoje ainda há uma construção social que eleva características e tradições europeias acima de qualquer outra etnia, o que torna-se um padrão almejado pela maioria. Assim, há um favorecimento para o esquecimento de povos originários.

Ademais, entende-se que a mídia demonstra uma carência de figuras relevantes e complexas pertencentes a comunidades tradicionais. Tal fator é evidenciado em filmes, como Peter Pan, que introduz personagens nativo americanos, contudo, faz isso de modo simplista e estereotipado. Consequentemente, o longa-metragem provoca uma indiferença do público com esses sujeitos, de modo a impedirem eles de se tornarem personalidades queridas. Dessa forma, não surge um desejo de entender esses indivíduos devido a ideia de que não tem mais o que entender sobre eles, quando, na realidade, eles deveriam ser tão complexos quanto o Peter Pan.

Portanto, compreende-se que há fatores sutis na mídia que prejudicam a valorização dos povos originários. Em suma, o Ministério da Comunicação, responsável por gerir e regulamentar o setor de telecomunicações, deve vetar novas produções que transmitem a concepção estereotipada dessas comunidades, além de alertar sobre a problematização de conteúdos com caráter eurocêntrico, a fim de combater os preconceitos enfrentados pelas populações tradicionais. Isso deve ser feito por meio da inserção de leis e fiscalizações de imprensas e redes sociais. Desse modo, espera-se que a complicação possa ser solucionada.

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3 Correções

  1. Olá! Eu gostei muito de ler a sua redação. Seus repertórios são interessantes, os argumentos, bem estruturados. A leitura é fluida, coerente e coesa. A proposta de intervenção está ótima. Parabéns! Na minha opinião, sua nota seria próxima de 1000!

    Eu me esforcei bastante para encontrar algum erro rs mas só encontrei alguns detalhes. São sugestões e, provavelmente, não haveria nenhum desconto significativo de nota em relação a isso.

    I:
    “a ausência de representatividades legítimas quando *retrata-se de* populações tradicionais”
    Trocar por “retratam-se populações” ou por “trata-se de populações”

    “é necessário extinguir essas complicações * para então reconhecer …”
    Eu colocaria uma vírgula aqui.

    D1:
    “não chegou perto de alcançar”
    É uma frase-feita. Quando coloco minha redação para corrigir com IA, não tenho desconto de nota por isso, mas recebo a sugestão de troca de expressões como “abrir mão de”, “chegar perto”, etc. Acho que são marcas de oralidade.

    D2:
    “Consequentemente, o longa-metragem provoca uma indiferença do público com esses sujeitos, de modo a *impedirem eles* de se tornarem personalidades queridas.”
    Devido à exigência da linguagem formal, troque por “impedi-los”

    “não surge um desejo de entender esses indivíduos * devido *a ideia de que não *tem* mais o que entender sobre eles”
    Faltou vírgula.
    Faltou crase.
    Eu sugiro trocar “tem” por “há”.

    C:
    “deve vetar novas produções que *transmitem* a concepção estereotipada”
    Como é algo a ser feito daqui em diante, acho que o sentido ficaria melhor com “transmitam”.

    Continue escrevendo, você é bom nisso!

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  2. A) Competência 1 (norma-padrão): 120 pontos.

    Estrutura sintática boa.
    Alguns desvios gramaticais.

    B) Competência 2 (tema, adequação ao gênero textual e repertório): 120 pontos.

    Abordagem completa do tema.
    Texto com três partes.
    O repertório é legítimo, mas não é pertinente ao tema, e o uso dele não foi produtivo (menções a Marilyn Monroe e ao filme Peter Pan).

    C) Competência 3 (projeto de texto): 160 pontos.

    O projeto de texto possui poucas falhas, e a maior parte de seus elementos foi desenvolvida.

    D) Competência 4 (uso de mecanismos linguísticos): 160 pontos.

    Há o uso de dois operadores argumentativos entre parágrafos (“Ademais” e “portanto”) e de ao menos um elemento coesivo de qualquer tipo em cada parágrafo. Porém, há algumas inadequações.

    E) Competência 5 (proposta de intervenções): 0 pontos.

    Sua proposta defende a censura de produções culturais que, apesar de seu viés, não ferem a lei, o que vai de encontro ao direito à liberdade de expressão.

    Nota: 560 (120+120+160+160+0).

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  3. Alguns Desvios:
    Certos pronomes relativos, conjunções subordinativas e advérbios devem ser seguidos de próclise:
    quando retrata-se -> quando se retrata.

    personagens nativo -> personagens nativos.
    esses indivíduos devido a -> devido à
    “A competência 4 avalia o que chamamos de “amarração textual”, que faz com que as informações, dados e argumentos sejam dispostos de maneira sequencial, fluída e lógica ao leitor. A coesão é a principal preocupação da competência 4; pode ser classificada em coesão referencial ou sequencial.”

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 160
    C5: 200
    Nota: 920

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