Iniciante

[ENEM 2021] Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

  • 2

Na obra expressionista “O Grito”, pintura produzida por Edvard Munch, é retratado um indivíduo envolto por uma atmosfera de profunda desolação e sofrimento. Analogamente, a pintura é, amiudamente, comparada grupo social que não possui registro civil no Brasil, o que ocasiona a problemática “invisibilidade civil”. Desse modo, fica evidente que tal adversidade causada pela ineficácia governamental e pela negligência social, deve ser solucionada.
Em primeiro lugar, é válido pontuar que a falta de eficiência do Estado corrobora a adversidade. Nesse viés, o termo “Instituições Zumbis”, conceito proposto pelo sociólogo Zygmunt Baumam, se assemelha ao atual quadro governamental, no qual o Governo está presente, todavia ineficaz em cumprir seus deveres. Posto isso, torna-se inaceitável a indiligência do Estado com a população, porque a democracia, na garantia da cidadania, proposta pela Constituição Cidadã do Brasil torna-se invalidada. Dessa forma, diversas pessoas, infelizmente, são excluídas dos âmbitos profissional e social.
Ademais, torna-se imperioso analisar as consequências da indiferença coletiva acerca do imbróglio. Sob essa ótica, a “Atitude Blasé”, termo proposto pelo filósofo Georg Simmel, retrata a inoperância dos cidadãos diante de disparidades instauradas na coletividade. Nesse contexto, fica perceptível que a massa populacional ignora tanto pessoas sem documentos e registro civil, quanto os efeitos negativos do entrave como, por exemplo, a complexa ingressão no mercado de trabalho e na escola, que são meios fundamentais para um cidadão. Portanto, é necessário que as autoridades competentes criem formas de garantir o acesso à cidadania e de retirar pessoas da não visibilidade civil.
Destarte, faz-se mister que os líderes do Brasil formulem medidas para amenizar o problema. Para isso, o Governo brasileiro, em parceria com o Ministério da Cidadania, deve criar o programa “Garantia da visibilidade civil”, que será veiculado pelos meios de telecomunicação, com o intuito de facilitar o registro de pessoas e conscientizar a população sobre a importância de tal ação para o desenvolvimento do País. Logo, se as medidas forem tomadas surgirá uma Nação livre de pessoas sem identidade no âmbito civil, e a atmosfera perturbadora produzida por Edvard Munch permanecerá apenas na pintura.

Compartilhar

2 Correções

  1. Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
    Na obra expressionista “O Grito”, pintura produzida por Edvard Munch, é retratado um indivíduo envolto por uma atmosfera de profunda desolação e sofrimento. Analogamente, a pintura é, amiudamente, comparada 1 grupo social que não possui (4registro civil no Brasil, o 2que ocasiona a problemática (3“invisibilidade civil”). Desse modo, fica evidente 2que tal adversidade causada pela ineficácia governamental e pela negligência social, deve ser solucionada.)
    1 – “AO”
    2 – NENHUMA PROBLEMA EM USAR QUES, MAS MUITO PRÓXIMOS INCOMODA A LEITURA
    3 – PQ COLOCOU ENTRE ASPAS?
    4 – INTRODUÇÃO MTO BOA, TESE E ARGUMENOS EXPLÍCITOS

    Em primeiro lugar, é válido pontuar que a falta de eficiência do Estado (1corrobora a adversidade). Nesse viés, o termo “Instituições Zumbis”, conceito proposto pelo sociólogo Zygmunt Baumam, se assemelha ao atual quadro governamental, no qual o Governo está presente, todavia ineficaz em cumprir seus deveres. Posto isso, torna-se inaceitável a indiligência do Estado com a população, porque a democracia, na garantia da cidadania, proposta pela Constituição Cidadã do Brasil torna-se invalidada. Dessa forma, diversas pessoas, infelizmente, são excluídas dos âmbitos profissional e social.
    1 – CORROBORA COM A ADVERSIDADE, NÃO?! TENHO DÚVIDAS
    GOSTEI DO DESENVOLVIMENTO

    1Ademais, torna-se imperioso analisar as consequências da indiferença coletiva acerca do imbróglio. Sob essa ótica, a “Atitude Blasé”, termo proposto pelo filósofo Georg Simmel, retrata a inoperância dos cidadãos diante de disparidades instauradas na coletividade. Nesse contexto, fica perceptível que a massa populacional ignora tanto pessoas sem documentos e registro civil, quanto os efeitos negativos do entrave (2como, por exemplo,) a complexa ingressão no mercado de trabalho e na escola, que são meios fundamentais para um cidadão. (3Portanto, é necessário que as autoridades competentes criem formas de garantir o acesso à cidadania e de retirar pessoas da não visibilidade civil.)
    1 – O CERTO SERIA: ADEMAIS, EM SEGUNDO LUGAR
    2 – ISSO TÁ ERRADO, OU É SÓ O COMO, OU É SÓ POR EXEMPLO
    3 – NÃO COLOCA UMA PI DENTRO DO SEU DESENVOLVIMENTO, PERDE PONTO NA C3
    GOSTEI DO DESENVOLVIMENTO, MAS SENTI FALTA DE CONSEQUÊNCIAS, EXEMPLOS.. ALGO ASSIM

    Destarte, faz-se mister que os líderes do Brasil formulem medidas para amenizar o problema. Para isso, o Governo brasileiro, em parceria com o Ministério da Cidadania, deve criar o programa “Garantia da visibilidade civil”, que será veiculado pelos meios de telecomunicação, com o intuito de facilitar o registro de pessoas e conscientizar a população sobre a importância de tal ação para o desenvolvimento do País. Logo, se as medidas forem tomadas surgirá uma Nação livre de pessoas sem identidade no âmbito civil, e a atmosfera perturbadora produzida por Edvard Munch permanecerá apenas na pintura.
    FALTOU DETALHAMENTO

    C1 – 160
    C2 – 200
    C3 – 160
    C4 – 160
    C5 – 160
    860

    • 1
  2. Olá, ApenasUmEstudante. Vou tentar corrigir sua redação na forma mais precisa possível.

    1) Não sou um expert no uso do português, mas existe alguns empregos da vírgula de forma errada, como também erro de concordância. (PS: se eu estiver errado, desconsidere.)
    2) Uma coisa que eu aprendi muito bem. SEMPRE USE AS PALAVRAS CHAVES NA INTRODUÇÃO. Você adentra ao tema, tem repertório sóciocultural, porém, não cita todas palavras chaves.
    3) Seu argumento é muito bom, bom até demais. Entretanto, se tratando de Enem, alguns professores desconsideram um pouco quando você perde na segunda competência. Por perder na segunda, você também perde na terceira. Porém, repito. A argumentação está boa.
    4) Bom emprego dos conectivos.
    5) Faltou apenas o detalhamento :/
    Segue sua nota:
    C1: 160 (ou 200)
    C2: 160
    C3: 200 (ou 160)
    C4: 200
    C5: 160
    Total:880
    Parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.