A sociedade brasileira contempla atualmente um cenário onde uma considerável parcela da população é afetada por doenças mentais, entretanto, é notória a existência de um estigma associado a esses transtornos no Brasil. Agentes agravantes dessa situação são o preconceito e a ascensão das redes sociais.
Nessa perspectiva, a democratização do acesso à internet tornou as pessoas cada vez mais conectadas à rede, e com isso, proporcionou o crescimento e a popularização de redes sociais. Esse fator trouxe um problema grave para a população, que é a depressão, ao presenciar falsas vidas perfeitas na internet, as pessoas se frustram ao falhar na tentativa de encaixarem-se nesse padrão inalcançável. Decorrente dessa frustração, os indivíduos podem desenvolver transtornos psíquicos.
Além disso, outro vetor contribuinte para a progressão desse estigma é o preconceito, esse que é capaz de afastar as pessoas pela falta de conhecimento ou falta de empatia. Os indivíduos que sofrem de transtornos mentais, que já são 5% da população brasileira segundo a Organização Mundial da Saúde, além de conviver com esses problemas sociais, ainda deparam-se com tratamentos precários para seus transtornos.
Contudo, mostra-se necessária uma ação do Estado para exaurir o estigma relacionado às doenças mentais no Brasil, deve-se investir em melhores centros de tratamento mental e psiquiátrico, além de canais de suporte à essas pessoas via internet, semelhante ao canal telefônico existente, de modo que o indivíduo possa receber o auxílio necessário e encontrar tratamento especializado.
Victor1233
boa tarde!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Você Prescisa um pouco mais de leitura, este é o segredo para tudo na vida. Conectivos falhos, repetições de ideias….. dentre várias outras coisas que você Prescisa melhorar………… assim como eu, a escrita precisa ser melhorada….
150…
150…
150…
150….
600!…….
Marianess
Na introdução vc já deixa claro “ sociedade brasileira” achei um tanto redundante colocar depois BRASIL. Não sei se pra vc ficou claro o significado de estigma. Pois, logo no início do D2 não entendi bem o que vc quis dizer pq antes vc não estava falando sobre estigma e sim das redes sociais e vc acabou usando “esse” , então me fez entender que está se referindo a algo que já foi dito. Não achei que vc desenvolveu bem o tema, poderia ter argumentado melhor. Na sua conclusão não identifiquei por qual meio vc faria a ação que propôs. Ao mais sucesso
Sara Jullie
Na sua introdução ficou redudante colocar termos que se referem ao Brasil duas vezes .
Tente evitar termos como : atualmente , hoje em dia …
Percebi também a repetição de muitos termos e de ideias , há erros gramaticais e também não há repertório sociocultural .
Fiquei atento a isso .
Veja também a questão dos conectivos e a solução que não foi bem colocada .
Mas isso pode ser melhorado com leitura , estudo e planejamento de texto .
C1 : 120 – Apresenta erros gramaticais
C2 : 80 – Faltou repertório social cultural pertinente ao tema
C3 : 120 – Não teve projeto de texto ( o primeiro desenvolvimento fala sobre a internet e não sobre as doenças mentais
C4 : 120 – Faltou o uso de conectivos
C5 :160 – Na proposta de intervenção faltou o modo meio
Nota : 600
christhian12rv
Faltou repertórios no texto, por isso vai perder com certeza pontos consideráveis na C2 e C3. Era melhor vc ter estudado sobre isso.
Na D2 você abordou sobre o preconceito. Mas o preconceito JÁ É O ESTIGMA. Então não fez muito sentido esse parágrafo, acho que vc n entendeu muito bem o significado de estigma.
5% é a porcentagem de pessoas com DEPRESSÃO e não de transtornos mentais, entende? Porcentagem de pessoas com transtornos mentais é bem maior. Mais atenção quando for pegar dados do texto motivador, mas não foi plágio, pois você fez uma paráfrase.
Conclusão incompleta.
Texto com alguns erros ortográficos e de coerência.
C1: 120
C2: 40
C3: 100
C4: 80 (faltou conectivos intraparágrafos em)
C5: 160
Nota final: 500 (minha opinião)