Enem 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

  • 0

No que se refere à saúde mental, o Brasil não apresenta uma valorização ideal, visto que o surgimento de doenças mentais aumenta fortemente nas últimas décadas. Dessa forma, observa-se que grande parte da população presencia situações de preconceito, incluenciada pela falta de informação, causando assim um aumento no número de suicídios, por exemplo.

A princípio, diante da existência de transtornos mentais, destaca-se a psicologia, sendo ela a área da ciência responsável pela saúde mental e bem estar das pessoas, mas que ainda assim, é de difícil acesso à população de menor condição financeira e é desvalorizada por muitos. Com isso, é visível a falta de informação na sociedade, resultando no surgimento do preconceito e medo naqueles sem conhecimento do assunto. Além disso, a cultura capitalista existente no mundo atual, cria cada vez mais uma forte valorização de bens materiais, gerando uma pressão social nada saudável na população. Dentre tudo isso, as redes sociais também têm um forte papel no surgimento de transtornos psicológicos, visto que nelas, há uma ilusão de um mundo perfeito, além da falta de interação real entre as pessoas.

Dessa forma, tanto na vida profissional, quanto na escolar, graças ao preconceito existente no mundo, muitas pessoas com transtornos mentais perdem oportunidades, por serem vistas como inferiores. Além de pessoas deficientes, também é importante destacar a falta de saúde mental, que abre margens ao surgimento de vários transtornos, como a depressão e a ansiedade, por exemplo. Como prova disso, segundo a OMS, mais de 11,5 milhões de brasileiros têm depressão e, a maior parte deles não recebe um tratamento adequado na sociedade, provocando destinos cruéis, como o suicídio, que é a maior causa de morte no Brasil atualmente.

Para que a sociedade brasileira apresente uma saúde mental melhorada, cabe primeiramente as escolas, promover conhecimento sobre transtornos mentais por meio de aulas destinadas ao assunto, além de campanhas e incentivos, como o combate ao bullying, por exemplo. Fora isso, é papel do governo democratizar o acesso a terapias com investimentos, visto que o Brasil apresenta uma forte desigualdade social. Ademais, a câmara dos deputados deve entrar em pauta sobre o fortalecimento da inclusão de pessoas portadoras de deficiências, por meio de privilégios como cotas, por exemplo. Somente assim, diminuirão os estigmas ligados à saúde mental no Brasil.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá! Achei muito boa tua argumentação e a estrutura do texto.
    Mas acho que pra ficar melhor ainda você poderia ter usado, por exemplo, uma alusão histórica, um pensamento de um filósofo ou uma série ou filme. (mas percebi que vc citou a psicologia e a sociedade capitalista de forma geral)

    Achei que os parágrafos de desenvolvimento ficaram bem grandes em relação a introdução, mas espero que a quantidade de linhas tenha sido suficiente.

    Tirando isso alguns erros gramaticais, tipo de vírgulas são presentes
    Mas acho que sua nota fica entre os 800.

    Espero que tenha ajudado!

    • 1
  2. Olá André! Sua redação está ótima, só apresenta alguns erros.
    Na introdução, você soube apresentar bem o tema, fazer a relação com a sociedade brasileira e apresentar os causadores.
    No D1, teve alguns erros gramaticais.
    No D2, uso excessivo de vírgulas.
    Na conclusão, alguns outros erros gramaticais foram apresentados.
    Introdução; 200
    D1;180
    D2;180
    Conclusão; 180
    NOTA; 740

    • 1
  3. Pontos positivos: Vc utilizou ótimos conectivos no começo e meio de todos os parágrafos, fez um texto circuito citando o mesmo repertório no começo e final, e mostrou forte uso dos repertórios para argumentação.

    Pontos negativos: Atentar para questões gramaticais de pontuação como virgulas, aspas, etc.

    • 1
  4. Minha autoavaliação

    Competência 1: 120-160
    – Muitas vírgulas usadas em situações erradas

    Competência 2: 180 ou 200
    – Bom domínio do tema (sem fugas e tangenciamentos)
    – Boa estrutura de redação no estilo dissertativo-argumentativo
    – Bons repertórios socioculturais
    – Faltou conhecimento de outras áreas do conhecimento (Redação sem muita interdisciplinaridade)

    Competência 3: 160 ou 180
    – Bons argumentos e visão crítica do assunto de uma forma autônoma e com dados comprovados
    – Bons argumentos mal encaixados:
    ▪︎Apesar de o texto conter bons conectivos, muitos dos argumentos não se relacionam uns com os outros e o texto não possui um único caminho de raciocínio a seguir

    Competência 4: 160 ou 180
    – Bom uso de conectivos dentro e entre os parágrafos
    – Coesão e coerência boa
    – Algumas repetições espalhadas no texto

    Competência 5: 160 ou 200
    – Bom especificamento dos 5 componentes necessários na proposta de intervenção
    – Não tenho certeza se o detalhamento foi feito corretamente

    Resultado final:
    ▪︎Nota mínima: 780
    ▪︎Nota máxima: 920

    《Média: 850》

    —Provável nota no enem: 840 ou 880

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.