Iniciante

Enem 2020 ( avaliem com nota por favor)

  • 5

 

As doenças mentais são enfermidades de ordem psicológica que englobam um vasto espectro de síndromes e transtornos e, diferentemente das doenças físicas, elas variam de indivíduo para indivíduo. Segundo a OMS, em 2017, cerca de 11 milhões de brasileiros apresentam depressão e mais de 20 milhões ja apresentaram algum tipo de sofrimento psíquico em alguma fase da vida. Infelizmente, esse cenário de pandemia é agravado por estigmas associados às doenças mentais e, portanto, cabe analisar como esse fenômeno se faz presente na sociedade brasileira.

Em primeira análise, é importante recorrer ao passado a fim de entender como as doenças mentais receberam uma percepção popular extremamente negativa no Brasil. Segundo a obra “O livro da Psicologia”, antes da difusão dos estudos do psicanalista Sigmund Freud sobre a mente humana, as pessoas associavam pensamentos mítico-religiosos a causa de transtornos mentais. As expressões populares “homem de pouca fé” e “pobre de espírito” passaram a ser designadas a pessoas com a saúde mental abalada e, com isso criou-se um tabu envolta desse tipo de problema.

Em segunda análise, a consequência de tal percepção social fomentou ainda mais o preconceito, a falta de informação e os tratamentos absurdos. Em Minas Gerais, o sanatório de Barbacena teve ha pouco tempo revelado documentos que relatavam procedimentos infames e pouco ortodoxos como eletrochoque e privação de luz. Na medida em que tratavam pessoas com doenças mentais como loucas e histéricas, o tabu em volta de se ter algum tipo aflição psicológica cresceu ainda mais na sociedade brasileira, levando muitos indivíduos a evitarem, por medo, a busca por ajuda médica.

Portanto, é extremamente necessário desconstruir os estereótipos negativos em volta das doenças mentais. Dessa forma cabe ao Ministério da Saude em parceria com o Conselho Federal de Medicina, por meio de campanhas em redes midiáticas, promover a conscientização da normalidade de se apresentar uma doença mental ( apresentando os dados estatísticos que indicam a manifestação dos problemas sobre a população). Somente através da divulgação em massa desse recurso informativo, a população brasileira desmistificará a sua visão frente os transtornos mentais e buscaram corretamente o prognóstico.

Compartilhar

6 Correções

  1. Oii, Luis! Vou corrigir sua redação por parágrafos, ok? Não sou especialista, assim como você ainda estou aprendendo, portanto, desculpa qualquer erro. Vamos lá! :)

    INTRO
    -> Você fez uma boa introdução, soube usar muito bem a vírgula e apresentou sua tese corretamente, eu so sugiro você evitar o uso de “infelizmente” por conta de ser um termo que expressa sentimento (algo sentimentalista).
    -> Sua intro começou com uma explicação, logo depois você trouxe uma citação e concluiu com sua tese, não trazendo as 2 problemáticas. Fazer dessa forma não está errado, mas, por facilitar o trabalho do corretor, é sempre bom já trazer os 2 problemas explícitos na introdução, pra servir de norte a quem for corrigir.
    -> Em geral, não vi desvios, se tiver apenas um especialista na área, e apresentou quase todos os requisitos.

    D1
    -> Evite o uso de “Em primeira análise” para iniciar o parágrafo
    -> ausência de crase: “…à causa de transtornos mentais…”
    -> ausência de vírgula: “…e, com isso, criou-se…”
    -> você trouxe uma excelente citação, além disso, trabalhou com exemplificação, ao citar algumas expressões populares, porém, acredito que você poderia ter trabalhado mais em cima da sua argumentação. Você disse, no seu tópico frasal, que era importante voltar ao passado para entender, mas acabou não explicando isso, apenas falou sobre as expressões e disse q as pessoas associavam pensamentos mítico-religiosos a causa de transtornos mentais. Invista mais no “por que” das coisas, problematizando elas, assim não ficará nada superficialmente abordado.

    D2
    -> mesmo caso do “Em segunda análise”
    -> aprendi, aqui no site, que advérbio deslocado com 3 palavras precisa ser isolado entre vírgulas, então acredito que houve ausência de virgulas: “teve, ha pouco tempo, revelado”
    -> “como”, se introduzir uma enumeração, deve ter vírgula antes: “…ortodoxos, como eletrochoque e privação de luz.”
    -> cuidado ao trazer muitas informações no tópico frasal (preconceito, a falta de informação e os tratamentos absurdos), pois você precisará argumentar, problematizar e/ou defender cada um dos citados, uma vez que o tópico atua como um “resumo” de todo seu parágrafo. Muitas informações pode atrapalhar o desenvolver do parágrafo.

    CONCLUSÃO
    -> ação: promover a conscientização da normalidade de se apresentar uma doença mental
    -> agente: Ministério da Saude
    -> meio/modo: por meio de campanhas em redes midiáticas
    -> finalidade: ?
    -> detalhamento: apresentando os dados estatísticos que indicam a manifestação dos problemas sobre a população

    -> ausência de vírgula: “…da Saúde, em parceria com o…”
    -> cuidado com o uso de “através”, pois significa “atravessar”, sempre use “pormeio/intermédio de”
    -> “e buscaram corretamente” o verbo “buscaram” está conjugado no pretérito perfeito, o correto seria “buscarão” no futuro do presente.
    -> trouxe a retomada na síntese

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 140
    C4: 160
    C5: 160
    NOTA: 820 [representativa]

    Parabéns pelo texto, Luis, você escreve muito bem! Qualquer coisa, só chamar. Abraços. :)

    • 5
  2. 🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 200)
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

    🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 200)
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

    🔸COMPETÊNCIA 3 (nota-200)
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    🔸COMPETÊNCIA 4 (nota-200)
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    🔸COMPETÊNCIA 5 (200)
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Nota para sua redação: 1000 pontos

    • 0
  3. [Conextualização-As doenças mentais são enfermidades de ordem psicológica que englobam um vasto espectro de síndromes e transtornos e, diferentemente das doenças físicas, elas variam de indivíduo para indivíduo].

    [Citação (deve-se incluir ao desenvolvimento 1/2)-Segundo a OMS(Sempre destacar nome/descrição completos de citações; ´´OMS´´? O que é? É a Organização Mundial da Saúde; ´´Sócrates/Platão´´? Quem são? São -filósofos gregos-), em 2017, cerca de 11 milhões de brasileiros apresentam depressão e mais de 20 milhões ja apresentaram algum tipo de sofrimento psíquico em alguma fase da vida.]

    [Tese-Infelizmente, esse cenário de pandemia é agravado por estigmas associados às doenças mentais e,]

    [Encaminhamento argumentativo- portanto(conectivo ok), cabe analisar como esse fenômeno se faz presente na sociedade brasileira.]

    [Em primeira análise (Conectivo ok) , é importante recorrer ao passado a fim de entender como as doenças mentais receberam uma percepção popular extremamente negativa no Brasil]. Ótima introdução argumentativa.

    [Citação-Segundo a obra “O livro da Psicologia” (de quem? Sempre apontar autor, traz senso de domínio sobre o tema, além de confiabilidade), antes da difusão dos estudos do psicanalista Sigmund Freud sobre a mente humana, as pessoas associavam pensamentos mítico-religiosos a causa de transtornos mentais].

    [Referência à citação-As expressões populares “homem de pouca fé” e “pobre de espírito” passaram a ser designadas a pessoas com a saúde mental abalada e, com isso criou-se um tabu envolta desse tipo de problema.] Sem aprofundamento -opinativo-

    [Em segunda análise (Conectivo sem coesão, se é uma segunda análise, logo cabe-se incluir divergência contextual da primeira análise, o que não ocorre, é dado continuidade ao pensamento; Ademais/Nesse Contexto/Nessa Conjuntura… são ótimos para tal), a consequência de tal percepção (Que percepção, se é uma 2a análise?) social fomentou ainda mais o preconceito, a falta de informação e os tratamentos absurdos.] Boa introdução argumentativa, apenas atente-se aos conectivos para coerência

    [Citação-Em Minas Gerais, o sanatório de Barbacena teve ha pouco tempo revelado documentos que relatavam procedimentos infames e pouco ortodoxos como eletrochoque e privação de luz (Quem prova? Sempre colocar o órgão/grupo/pessoa/site qual expôs os dados; ressaltando-se a necessidade de ser fidedigno).

    [Argumentação ok-Na medida em que tratavam pessoas com doenças mentais como loucas e histéricas, o tabu em volta de se ter algum tipo aflição psicológica cresceu ainda mais na sociedade brasileira, levando muitos indivíduos a evitarem, por medo, a busca por ajuda médica].

    [Portanto (Conectivo ok), é extremamente necessário desconstruir os estereótipos negativos em volta das doenças mentais]. Ótimo

    [Dessa forma(,) (Conectivo ok) cabe ao Ministério da Saude (Agente) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (Agente), por meio de campanhas em redes midiáticas(Modo), promover a conscientização da normalidade de se apresentar uma doença mental (Ação) ( apresentando os dados estatísticos que indicam a manifestação dos problemas sobre a população {Detalhamento} ). Somente através da divulgação em massa desse recurso informativo, a população brasileira desmistificará a sua visão frente os transtornos mentais e buscaram corretamente o prognóstico (Finalidade). Ótima conclusão, apenas atente-se mais ao detalhamento.

    Ótima redação, parabéns e voltemos à prática!

    • 0
  4. erro gramatical na intro. : Apresentam. falha na C1
    deveria na intro ter falado do preconceito, falha na C3

    Deveria ter falado quem escreveu o livro na D1, falha na C3

    erro gramatical no D2; Ha, falha na C1
    erro gramatical: Tempo. faltou uma vírgula dps do tempo. falha na C1
    Qual a fonte dessa notícia? “Em Minas Gerais, o sanatório de Barbacena teve ha pouco tempo revelado documentos que relatavam procedimentos infames e pouco ortodoxos como eletrochoque e privação de luz.”. falha na C3

    Repetiu a expressão “ainda mais” 2 vezes, falha na C1

    Não acentuou a palavra Saúde- falha na C1
    Não use parênteses, use – falha na C1
    Buscaram não, buscarão. erro gramatical. falha na C1

    NOTA
    C1: 80 – teve 6 erros nessa competência
    C2: 200
    C3: 120 – teve 3 erros nessa competência
    C4: 200
    C5: 200
    TOTAL: 800

    assista mais aulas sobre ortografia e gramática. Leia mais redações nota 1000. Você foi muito bem, mas pode melhorar.

    • 0
  5. Oi, tudo bem? Você consegue escrever isso tudo em 30 linhas? Fique atento. No geral, senti falta dos conectivos e percebi a repetição constante da palavra “doença”, busque por sinônimos. Outra coisa, busque outras formas de começar o parágrafo de desenvolvimento, acredito que o “em primeira análise” e “em segunda análise” torna o texto um tanto quanto repetitivo. Bom, vou corrigir considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei):
    C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
    Houveram algumas inadequações, com vírgulas ausentes ou posicionadas de forma errada e acentuação. Acredito que sua nota ficaria entre 120 (alguns desvios) ou 160 (poucos desvios).
    C2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Achei os argumentos válidos e a estrutura coerente, poderia receber 200 pontos ou 160.
    C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Senti falta de uma maior relação e organização entre as ideias, acredito que 120 pontos.
    C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Acredito que poderia estar melhor articulado, 120 pontos ou, no máximo, 160.
    C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Uma dica, é legal dar uma breve explicação sobre o porquê tal agente deve ser acionado (não é obrigatório, mas interessante). Acho que poderia estar mais detalhada, com 160 pontos.

    • 0
  6. Oiie, primeiramente, eu sou uma vestibulanda que gosta de corrigir redações :) não sou uma especialista então já peço perdão por qualquer coisa kk

    🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 200)
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

    🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 200)
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

    🔸COMPETÊNCIA 3 (nota-200)
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    🔸COMPETÊNCIA 4 (nota-200)
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    🔸COMPETÊNCIA 5 (200)
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Nota para sua redação: 1000 pontos
    Comentários: Parabéns, você escreve muito bem, tem muito potencial, gostei da maneira que você conduziu o seu texto, percebe- se que foi bem roteirizado e estruturado, gostei muito da sua introdução, dos seus parágrafos argumentativos e principalmente da sua proposta de intervenção. Não vi nenhum erro ortográfico e admirei a sua vasta linguagem da língua portuguesa. Parabéns!! Esse é o tipo de redação que eu leria como 1000 ou 980!! Porque 980? No último parágrafo, na sua intervenção, você repete o verbo apresentar na mesma linha, talvez isso possa desconsiderar algum ponto seu… espero ter te ajudado de alguma forma!! Beijos de luz e sucesso pra ti!!
    .
    .
    .
    Gostou da minha correção?? Então me segue para mais e avalie a minha correção!! Vou ficar bem ativa por aqui, então já me segue rs!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.