A aclamada e popular série Grey’s Anatomy retrata em um dos seus episódios o drama da Doutora Jo Wilson que se mudou para Seattle para tentar uma nova vida, após fugir de seu marido depois de sofrer violência doméstica. Embora seja ficcional, pode-se estabelecer um paralelo entre a obra audiovisual e a realidade brasileira, uma vez que é considerado o número de mulheres que sofrem danos físicos e psicológicos de seus companheiros amorosos.
Assim, como no caso do marido de Jo Wilson um dos principais motivos que levam o agressor á ter essa atitude é o ciúme doentio. Vivemos em uma sociedade preconceituosa, onde o machismo está enraizado no nosso cotidiano, muitos acreditam na família patriarcal onde a mulher é obrigada á ser submissa ao seu esposo e aquelas que não seguem essa “regra” sofre consequências.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) sete á cada dez mulheres já sofreram algum tipo de violência ao longo da sua vida. No Brasil, a lei Maria da Penha, criada em 2006, tem como objetivo de penalizar os praticantes da violência contra mulher. Embora, hajam leis que punem os agressores a taxa de crime ainda é alta e precisa de melhorias.
É necessário campanhas para apoiar as vítimas á denunciar no número 180 a agressão que está sofrendo e dar acompanhamento psicológico e principalmente melhorar o atendimento. Assim, as vítimas que sofrem violência doméstica poderão se sentir protegidas e confortáveis, pois perderam o medo de denunciar o agressor.
Caike999
OIEEE STEPHANY, TUDO BEM?
Dei uma lida no seu texto, e percebi que relacionado ao outro texto que corrigi – A cultura do cancelamento -, houve uma melhora na ortografia e na conexão entre parágrafos, parabéns.
No primeiro parágrafo, “A aclamada e popular série Grey’s Anatomy retrata…”, deve trocar “a” por “na”, pois o que é retratado depois acontece “na” serie, além de colocar “Grey’s Anatomy” entre aspas, por uma vírgula após Anatomy, e colocar “retrata” após “episódios”. “Após fugir de seu marido depois de sofrer violência doméstica.” Nessa fraze não é necessário o após pois você está narrando o que aconteceu depois de ela ter sofrido violência doméstica, e modificar o “fugir” para “fugiu”, gostei da forma como você usou alguns conectivos para ligar a serie a vida real.
2ª parágrafo: um parágrafo muito bem estruturado, gostei da forma como você conectou o segundo com o primeiro parágrafo, pode se citar também que vivemos em uma sociedade patriarcal, por isso de tantas pessoas acreditaram em uma família com o homem como ditador. Após patriarcal é necessário colocar uma vírgula, pois você dá uma pausa para depois explicar o que é a “família patriarcal”.
3ª parágrafo: “De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) sete á cada dez mulheres já sofreram algum tipo de violência ao longo da sua vida. No Brasil, a lei Maria da Penha, criada em 2006, tem como objetivo de penalizar os praticantes da violência contra mulher. Embora, hajam leis que punem os agressores a taxa de crime ainda é alta e precisa de melhorias.” Após (ONU), coloque uma vírgula, “á” para esse caso não usa crase, acho que o parágrafo está bom, é uma parágrafo mais voltado a dados, diferente do 2ª, mas com certa conexão.
4ª parágrafo: “É necessário campanhas para apoiar as vítimas á denunciar no número 180 a agressão que está sofrendo…” Temos competência para esse parágrafo e senti falta de “quem faz?”, qual órgão vai melhorar isso? Um poderia ser o ministério das mulheres, o “á” não usa crase, tente usar crase apenas quando for “para a” assim terá bem menos erros com a crase, depois de 180 coloque uma virgula, para então falar “sobre a agressão que estão sofrendo”, e pode acrescentar que isso é algo demorado, mas que qualquer forção vai ajudar nessa batalha.
Parabéns, gostei do seu texto, ele tem uma proporção boa entre citação e opinião, é claro, mas acho que seria melhor agora você pesquisar sobre conectivos, principalmente aqueles que não são tão usados, para deixar seu texto mais rico.
Pontuação por competência:
C1:120
C2:160
C3:120
C4:160
C5:120
Total: 680 pontos.
Continue escrevendo bjssss.