Mestre

(Enem 2014) TEMA: Publicidade infantil em questão no Brasil.

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         Desenhos animados. Brinquedos. Livros e revistas infanto-juvenis. Assim, é constituído o universo infantil diversificado ludicamente, e juntos, tais elementos agem como agentes formadores das crianças.  Entretanto, o mundo infantil tem sido usado de forma proveitosa pelos publicitários no Brasil. Nesse âmbito, nota-se que a problemática acontece por dois fatores: ora se usufruí da ingenuidade dos pequenos consumidores, que pedem tudo aquilo que veem, ora pela manutenção do comportamento da atual sociedade materialista, do homem que já cresce consumista.

        Primeiramente, cabe ressaltar que é natural da criança pedir de presente tudo aquilo que a chama atenção. Inclusive, no filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” é abordada tal temática, Willy Wonka, dono da fábrica, oferece para cinco crianças a oportunidade de uma visita interativa, para isso, é necessário encontrar um bilhete premiado. Logo, tal premiação levou pessoas de todo o mundo as lojas, queriam essa oportunidade ímpar. Desse modo, a ficção imita a realidade, fica evidenciado que os pais vão comprar aquilo que fará alegria de seus filhos.

        Ademais, o comportamento humano é moldado pela sociedade em que vive. Nesse contexto, o pensador e sociólogo Karl Marx afirma: “A consciência não determina o ser, mas o ser social que determina a consciência.” Então, uma criança que cresce em um ambiente social materialista será um adulto consumista. Tal fator garante compradores às lojas e assegura aos publicitários novos projetos e produtos.

        Portanto, é visível que a publicidade infantil no Brasil é excessiva e aproveitadora. Cabe, ao Estado, por meio do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) garantir proteção de propagandas abusivas. Essa ação deve ser feita com uma fiscalização dos comerciais veiculados na TV e Internet, mas também, ações de marketing nas lojas de brinquedo e shoppings. Paralelamente, pais e professores têm a função social de formadores de caráter, devem assim, conscientizar seus filhos e alunos do uso correto dos bens materiais. Dessa maneira, espera-se assegurar o caráter lúdico e formativo do universo infantil.

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2 Correções

  1. 👉 Boa introdução.
    👉 D1 : Você começa retomando a ideia que vai defender e usa um repertório muito legal. Porém, o seu desfecho, que tenta deixar sua marca de autoria e análise crítica, ao meu ver, está muito simples. Tente ampliar mais essa parte do texto.
    👉 Ademais, o D2 segue na mesmo formato. Retoma muito bem a ideia e se apoia em um repertório muito promissor. No entanto a análise crítica é muito simples.
    👉 Exemplos de analise crítica simples e outra detalhada:
    É inadmissível que o aluno não tenha um carteira para sentar (SIMPLES)
    É inadmissível,que em um ambiente oficialmente escolar,o aluno não tenha se que um carteira para sentar (ampliada)
    👉[…]Essa ação deve ser feita com uma fiscalização dos comerciais veiculados na TV e Internet[…]
    Eu colocaria ”Essa ação deve ser feita por meia da…” A forma construção que você faz ficou um pouco estranha.
    👉 […]mas também, ações de marketing nas lojas de brinquedo e shoppings.[…]
    Nesse treco você queria dar a ideia de adição. Nesse caso, um E, ASSIM COMO, COMO TAMBÉM … Seriam os recursos coesivos coerentes , ou qualquer outro que dê a ideia de adição.
    👉 […] Paralelamente, pais e professores têm a função social de formadores de caráter, devem assim, conscientizar seus filhos e alunos do uso correto dos bens materiais. […]
    COMO/POR MEIO DE QUE ?
    👉”Nesse contexto, o pensador e sociólogo Karl Marx afirma” Apenas sociólogo estaria bom . Esse pensador come espaço do seu texto. A nacionalidade, talvez, fosse mais apropriado junto do ”sociólogo”, Mas não obrigatório.

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  2. Olá senhor Leonardo.
    Bom, sua redação está boa, farei uma análise da sua redação por parágrafos.
    INTRODUÇÃO:
    A sua construção da Contextualização está boa, porém você não fala que isso é bom, e nem ruim. Esse fator não é ruim, mas se agrava em virtude do uso do conectivo “entretanto” que exprime contrariedade.
    Já perdeu 40 pontos na C4.
    Você citou dois fatores mas os dois argumentos estão escritos em um núcleo argumentativo, ou seja, você não citou 2 fatores (cometi esse erro na última redação por isso tô te falando)
    De resto sua introdução está muito boa
    DESENVOLVIMENTO 1:
    A escolha do inclusive não foi boa, eu não sei justificar o pro que, mas acho que o inclusive depende da oração anterior, recomendo o uso de outro conectivo, até pq “inclusive” é uma marca de pessoalidade.
    A escolha do filme foi boa, mas você não soube argumentar, e o que tem a ver os pais comprarem tudo que os filhos querem, com a fantástica fábrica. Bom, tem tudo a ver, mas você não soube explicar e, também, você fez um parágrafo basicamente expositivo.
    DESENVOLVIMENTO2:
    A forma como você colocou a citação de Karl Marx, não justifica o uso dela, e sua argumentação também não. Para que ela faça sentido, vc precisa citar o contexto em que ela foi dita, pois, ao meu ver, a frase fala de consciência e não de consumo.
    Você caiu em uma falha de argumentação: “Então, uma criança que cresce em um ambiente social materialista será um adulto consumista”
    Você não me provou isso, e não tem como concluir isso apenas lendo sua citação.
    CONCLUSÃO:
    Se você faz 2 intervenções no Enem, elas serão avaliadas separadamente, ou seja, você tem duas propostas e nenhuma completa.
    C1-160 (vi alguns erros de vírgula)
    C2- 120 (falhas na argumentação através escolha de citações)
    C3- 120 (falhas na argumentação, texto espostivo)
    C4-160 (aqui algum corretor pode te dar 120, pelo uso incorreto de 2 conectivos e falta de conectivos ao longo do texto)
    C5-160 (faltou para que na sua proposta mais detalhada)
    Nota:720
    Uma ótima nota, se atente a escolha de suas cotações, caso você não saiba a usar, e treine a forma de colocar suas cotações e argumentos.

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