ENEM 2006: “O PODER DA TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA”

  • 1

A leitura enquanto tudo. 

O cérebro é um músculo como qualquer outro. E para ele se desenvolver, decerto precisa ter o estímulo. A leitura é considerada por muitos especialistas como um estímulo para melhorar a capacidade mental. Ler sobre algo amplia a mente de alguém às novas possibilidades e também faz o sujeito conhecer o mundo. Também muda a realidade das pessoas, como Francis Bacon diz: “Scientia potentia est”, que significa “conhecimento é poder”. Simplesmente é tudo para todos. 

 A frase citada anteriormente é explicada através de um conceito da Sociologia chamado “mobilidade social”. Nas sociedades contemporâneas, alguém pode melhorar sua própria condição de vida caso o indivíduo adaptar-se à dinâmica capitalista, ou seja, especializando-se no mundo do trabalho. Também na condição de tiver sorte, porque o sistema vigente é muito desigual. Entretanto, na condição que o indivíduo se capacita, tem a probabilidade maior de mudar de realidade. 

 E a capacitação implica sobre técnicas, conhecimentos sobre uma área. A teoria, que fica implícito que é relacionada com a atividade de leitura, e a prática são vias de mãos duplas para conhecer algo e por conseguinte, alguém ser capacitado e por fim, ter chances de mudar de classe social. 

Nem sempre as pessoas conseguem colher os frutos da leitura, por exemplo, aqui no Brasil, visto que 29% dos brasileiros são analfabetos funcionais, de acordo com o Ibope Inteligência.  

Nessa situação, além do próprio sujeito perceber a importância da leitura, enquanto transformação, é necessário também uma ação governamental acerca do problema de a população não saber interpretar um texto e muitas das vezes, não saber ler. Essa ação pode ser efetivada através de fóruns com especialistas em educação para adotar medidas e métodos para alfabetizar as pessoas de forma eficientes. Mostrar dados de países que erradicaram com o analfabetismo transversalmente com métodos científicos. A leitura é essencial para qualquer povo civilizado. Dominada essa prática, o ser humano pode voar ainda mais alto que está.  

Compartilhar

4 Correções

  1. C1 – Gramática –
    C2 – Tema=problema, coloque isso na sua cabeça. Você apontou problemas no texto, mas não destrinchou/explicou detalhadamente. Sua estrutura está errada: você precisa transformar esses dois problemas em seus respectivos argumentos.
    C3 – “Nem sempre as pessoas conseguem colher os frutos da leitura, por exemplo, aqui no Brasil, visto que 29% dos brasileiros são analfabetos funcionais, de acordo com o Ibope Inteligência.” Você citou esse dado mas não o explicou, portanto, foi desnecessário e você perderia muitos pontos.
    A mobilidade social que você citou é ok, mas vocÊ não encaixou da forma correta, já que não abordou a tese.
    C4 – Só vi 1 conectivo, use mais para enriquecer seu texto.
    C5 – O seu agente é o próprio fórum, mas o certo é colocar Ministérios brasileiros que fazem parte do governo.
    Pesquise no google a estrutura correta e qualquer dúvida sobre me chame pois te ajudo

    • 1
  2. Bom dia, então você tem um amplo conhecimento e boa argumentações mas talvez seu texto ficou muito amplo e como sabemos o Enem, (posso estar errada mas creio que seja um treino para esse exame) não pode ser amplo e sim objetivo, sinto que você talvez tenha se perdido um pouco no decorrer dos texto.
    Na proposta de intervenção, eu tive tanta clareza da sua ideia e poderia trabalhar mais encima dela, fazer as seguintes perguntas antes de iniciar: “O que deve deve ser feito?”; “Quem deve fazer?”; “Como deve ser feito?” e “Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações?”. Por fim, ter o detalhamento. Espero ter ajudado e boa sorte na outras redações.
    Nota: 720

    • 0
  3. Olá Iuri, tudo bem?
    Bom vamos lá as correções.
    Assim, você propôs bons argumentos no seu texto, sim texto, não está como uma redação, em uma redação você expressa seu ponto de vista, a sua crítica sobre um determinado problema, ainda mais do Enem que é dissertativa- argumentativa.
    Na sua introdução quando você começou a falar que conhecimento é poder, eu esperei algo completamente diferente do que você escreveu, você só fez a alusão, faltou tese e encaminhamento para seu desenvolvimento.
    No seu desenvolvimento faltou crítica, um bom desenvolvimento é igual a estrutura da redação, todo desenvolvimento deve ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. E eu não encontrei isso nos seus desenvolvimento, faltou seu posicionamento sobre aquela situação.
    Já na conclusão, você não deu uma boa proposta de intervenção, faltou os agentes, os meios, ação, detalhamento e finalidade, isso é a base estrutural para uma boa conclusão, você tem que deixar clara como os agentes devem resolver essa situação e com o intuito de melhorar em que?. Melhora isso que sua redação vai ficar show

    • 0
  4. Introdução: você colocou muitas informações que acabaram por se tornar desnecessárias. Além disso, não encontrei a tese, muito menos os agentes.
    Desenvolvimentos: os seus dois primeiros desenvolvimentos são desconexos e fogem do tema proposto.
    Conclusão: sua conclusão segue uma linha boa, porém deve ser mais trabalhada.
    No geral, há muitos problemas estruturais, seus períodos são longos, não há conectivos e você fugiu muito do tema.
    Tente parafrasear redações nota 1000 de anos anteriores, pesquise mais sobre o que você vai escrever!
    Continue praticando, é assim que aprendemos! Boa sorte!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.