Endividamentos dos Brasileiros como um problema crônico.

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– O Superendividamento dos brasileiros é uma condição latente no Brasil, havendo diversos fatores para esse cenário. Numa pesquisa realizada pelo serviço de proteção ao crédito (SPC), concluiu que 45% dos brasileiros não fazem um controle de suas finanças, iniciando assim debates dos motivos, mas também soluções para essa situação.

-Levando em conta o contexto atual de redução do poder de compra de um brasileiro, causado pela pandemia de COVID-19, e pela inflação resultante das condições médico-sanitárias adversas, fez com que milhares de pessoas, com o propósito de manter seu poder de compra para níveis aceitáveis buscasse por créditos oferecidos por instituições financeiras em geral, serja por cartões, ou mesmo por empréstimos, sem levar em conta as condições de pagamento dessas dívidas, causado pelo despreparo do indivíduo em como lidar e gerenciar seus débitos de forma racional,

-Como resultado desse processo, aliado a falta de informações à temas sobre educação financeira por parte dos consumidores, levam a formação de uma verdadeira “Bola de Neve” de dívidas, que acabam por corroer ainda mais o poder de compra de um indivíduo, surtindo um efeito contrário ao pretendido de manter um padrão de consumo aceitável, podendo impactar nas necessidades mais primordiais de um núcleo familiar, como a compra de alimentos, ou outros insumos básicos, resultando assim, negativamente, em outras estatísticas relacionadas, não só no poder de compra, mas também de padrão de vida, sevindo de agravante para o contexto sócio-financeiro atual no Brasil.

-Contudo, com o objetivo de reverter esse quadro, o poder público, materializado pelo ministério da educação, e da economia, devem agir em duas linhas de ação. A primeira delas, é a inclusão de matérias de educação financeira no ensino básico da educação brasileira, em todas as esferas, seja municipal, estadual, ou federal, com o objetivo de conscientizar o indivíduo, desde a infância e adolescência, sobre a importância de gerir seus bens financeitos com racionalidade, além de promover cursos gratuitos para pessoas de todas as faixas etárias, principalmente adultos, sobre a importância do tema. A segunda linha de ação, é de concientizar as pessoas já em idade adulta sobre o tema, realizando políticas para dar condições ao trabalhador em renegociar suas dívidas com suas respectivas instituições financeiras.

 

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2 Correções

  1. Olá! Farei comentários conforme o que é exigido pelo ENEM.
    —Introdução: “O Superendividamento dos brasileiros é uma condição latente no Brasil, havendo diversos fatores para esse cenário. Numa pesquisa realizada pelo serviço de proteção ao crédito (SPC), concluiu que 45% dos brasileiros não fazem um controle de suas finanças, iniciando assim (os) debates dos motivos, mas também soluções para essa situação.”
    Apresenta a sua tese e o seu repertório, porém não consigo observar de forma mais direta quais serão as temáticas a serem abordadas no D1 e D2, ao invés de colocar “motivos e soluções”, recomendo que coloque algo mais direto (alguns corretores não gostam dessa abordagem), você poderia colocar diretamente o poder de compra e a falta de informações na introdução.

    —D1: “Levando em conta o contexto atual de redução do poder de compra de um brasileiro, causado pela pandemia de COVID-19, (retire a vírgula) e pela inflação resultante das condições médico-sanitárias adversas, fez com que milhares de pessoas, com o propósito de manter seu poder de compra para níveis aceitáveis buscasse (buscassem) por créditos oferecidos por instituições financeiras em geral, seja por cartões, ou mesmo por empréstimos, sem levar em conta as condições de pagamento dessas dívidas(.) (Dessa maneira, observa-se que isso foi) causado pelo despreparo do indivíduo em como lidar e gerenciar seus débitos de forma racional.”
    Aqui observo um problema, você fez um parágrafo inteiro dentro de apenas um período, com o excesso de vírgulas e sem o devido fechamento do parágrafo. Em parênteses vão algumas sugestões de melhora. O candidato apresentou um repertório válido e fez uma boa argumentação, apenas não soube fazer a devida pontuação (C3, C1).

    —D2: “Como resultado desse processo, aliado (à) falta de informações à (a) temas sobre educação financeira por parte dos consumidores, levam a (à) formação de uma verdadeira “Bola de Neve” de dívidas, que acabam por corroer ainda mais o poder de compra de um indivíduo, surtindo um efeito contrário ao pretendido de manter um padrão de consumo aceitável, podendo impactar nas necessidades mais primordiais de um núcleo familiar, como a compra de alimentos, ou outros insumos básicos(.) (Posto isso, sabe-se que tal cenário impacta) negativamente, em outras estatísticas relacionadas, não só no poder de compra, mas também de padrão de vida, servindo de agravante para o contexto sócio-financeiro atual no Brasil.”
    Novamente, o parágrafo apresenta apenas um período, apresenta os mesmos problemas do parágrafo anterior, alguns erros gramaticais também.

    —Conclusão: apresenta todos os elementos.

    C1:120
    C2:200
    C3:160
    C4:200
    C5:200
    NOTA:880

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  2. Olá, aqui irei fazer comentários sobre cada competência exigida pelo enem

    C1: 160
    O seu texto possuis alguns erros gramaticais, em especial no D1 e D2, mas podem ser facilmente corrigidos. Além disso, o segundo paragrafo só tem um período, o que torna o texto difícil de ler

    C2: 160
    O seu texto está dentro do modelo exigido e aborda o tema, porém o único repertório sociocultural que eu consegui encontrar “Numa pesquisa realizada pelo serviço de proteção ao crédito (SPC), concluiu que 45% dos brasileiros não fazem um controle de suas finanças” acaba não sendo pertinente dentro do texto, não possuindo um desenvolvimento ou sua retomada ao longo do texto, ponto muito importante para a banca.

    C3:160
    A argumentação apesar de ser boa ficou faltou algum tipo de embasamento nos D1 e D2, além de uma falta de ligação mais forte entre os parágrafos, uma vez que os seus argumentos não se conectam. Além disso, alguns argumentos como o seu repertório sociocultural não são desenvolvidos.

    C4: 160
    A redação é coesa, mas ficou faltando um uso maior de conectivos entre os parágrafos e entre as ideias do texto. Esses conectivos se usados de forma correta também podem ajudar na C3

    C5: 200
    A proposta está ligada ao tem e apresenta todos os elementos

    NOTA: 840

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