Endividamento das famílias brasileiras no cenário atual

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O filme “Até que a morte nos separe” narra a trajetória de Tino, que ostenta uma vida luxuosa, e após perder todo o seu dinheiro passa a enfrentar dificuldades para pagar suas contas. Fora do ficcional, a realidade das famílias brasileiras se aproxima a do personagem no que tange ao endividamento, e é atenuada por falta de uma educação financeira e pelo desemprego. Com isso, para mitigar os males relativos à temática, deve-se solucionar as raízes da problemática.

 

Sob esse viés, evidencia-se a falta de acesso do corpo social a uma educação que inclua o tema finanças, o que acaba dificultando o gerenciamento do dinheiro por parte dos brasileiros. A exemplo, o pensamento do filósofo Immanuel Kant, que retrata a educação como ferramenta capaz de modelar o comportamento dos seres humanos. Contudo, o Brasil não utiliza do meio proposto pelo filósofo, haja vista que o governo negligencia esse conteúdo, não o tornando acessível para todos, como resultado desse descaso, a população se encontra cada vez mais endividada, tendo em vista que, como não sabem administrar o próprio dinheiro,  e como consequência acabam comprando mais do que podem pagar. Dessa forma, como apresentado pela visão de Kant, esse cenário só será modificado quando cidadãos tiverem contato com a educação financeira.

 

Outrossim, em consonância com a escassez de conhecimento, há também o desemprego como dificuldade para diminuir o problema. É notório que a pandemia do Covid-19, iniciada no Brasil em 2020, tem influência nos números de pessoas sem emprego, que no primeiro trimestre de 2022 era de aproximadamente 11,9 milhões, segundo dados divulgados pelo IBGE. Desse modo, sem um trabalho e consequentemente sem dinheiro, em um cenário pós pandêmico em que os preços estão elevados, manter as despesas básicas, tal como alimentação, se torna uma tarefa impossível, levando essa população a comprar em cartões de crédito ou a prazo, acumulando assim, dividas que não serão pagas. Nesse aspecto, é fundamental diminuir as consequências econômicas causadas pela pandemia para assim dá oportunidades para que os brasileiros não fiquem endividados.

 

Portanto, medidas devem ser tomadas para evitar o endividamento das famílias brasileiras. Cabe ao governo, por meio do Ministério da educação, criar um projeto que implante a educação financeira na grade curricular das escolas e universidades -desde o ensino infantil até o ensino superior-, com atividades diferentes  de acordo com cada idade, tais como palestras, apresentações e jogos, com a finalidade de levar conhecimento da temática para que seja possível modificar o comportamento da população em relação ao dinheiro, e não ocorram casos iguais ao ocorrido com Tino no filme. Além disso, o governo, por intermédio de investimentos, deve criar empregos em todos os setores- primário, secundário e terciário- e diminuir a inflação em produtos da alimentação e serviços como luz e água, com o objetivo de garantir que os brasileiros consigam sobreviver sem precisar se endividar.

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2 Correções

  1. C1-160- existem alguns erros no uso de crase e no uso correto do pronome oblíquo
    C2-160- os seus repertórios são bons e coerentes com o tema, mas devem ser aprofundados
    C3-200-
    C4-200
    C5-200
    Parabéns NOTA:920
    OBS: melhore os aspectos abordados e você terá grande chance de ir bem nos vestibulares

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  2. Olá 👋

    Parágrafo 01
    Linha 02: e, após perder todo o seu dinheiro, **
    Linha 06: pela falta**

    Parágrafo 02
    Linha 04: acho que seria melhor que você introduzisse o filósofo da seguinte forma: Segundo o filósofo Immanuel Kant, a educação é uma ferramenta capaz de modelar o comportamento do ser humano
    A forma que foi colocada não compactuou muito bem com a relação que você usou depois, deixando um leve ar de incoerência no seu parágrafo. Dessa forma que eu citei ou de alguma outra parecida ficaria melhor, ok?
    Linha 12: deveria ser um ponto final após “todos”
    Linha 13: esse “como consequência” deixa a frase confusa e incoerente, seria bom tirá-lo

    Parágrafo 03
    Linha 08: e, consequentemente, **
    Linha 08: Desse modo, sem um trabalho e, consequentemente, sem dinheiro, manter as despesas básicas em um cenário pós pandemico, em que os preços estão elevados, se torna uma tarefa impossível. A frase fica com uma melhor compreensão reformulada dessa forma. Como você colocou ficou um pouquinho bagunçada ao longo da leitura.
    Linha 12: pode retirar esse “assim”, você acabou cometendo um erro de vírgula por conta dele e a palavra se faz desnecessária no contexto
    Linha 16: para assim dar*

    Parágrafo 04
    Linha 09: levar o conhecimento*
    Linha 09: levar o conhecimento a quem?
    Linha 09: substitua esse “para que” por um ” de modo que” ou um sinônimo
    Linha 14: como setores está no plural, primário, secundário e terciário também deve estar
    Linha 15: repetição exagerada do artigo “e”
    E diminuir a inflação em produtos de alimentação E serviços como luz e água …

    Nesse parágrafo os períodos estão bem bagunçados, alguns bem incoerentes por conta da falta de atenção ou da ausência de uma palavra que ajudaria na compreensão, como um conectivo.
    Além disso, faltou o meio/modo da conclusão

    Em relação ao texto em geral falta um pouquinho de organização e atenção, creio que é isso que causa a incoerência de algumas frases que você introduziu. Leia parágrafo por parágrafo em voz alta e tente perceber se não está faltando alguma coisa para complementar, para conectar ou etc. Suas argumentações são boas, mas o que falta é saber transpassar para a escrita de forma que fique coerente e fluído.

    Parabéns!
    Espero ter ajudado

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  3. Ola Lericia ,tudo bem com vc?espero que sim!
    vou colocar alguns pontos que sao bons no seu texto,outros nem tanto.
    Vamos la?Vem cmg!

    olha so, seu texto esta bem escrito,contudo.
    percebo que faltou um tantinho de plano,estrategia na hora de colocar no papel.
    Na introduçao é onde se apresenta o tema .(Ponto para vc)
    No desenvolvimento D1 ,deveria ter colocado argumento,alem do seu ponto de vista.Vejo isso como ausencia de planejamento no inicio do texto.VC pode e vai melhorar!

    CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA :

    # Competência 01: DOMÍNIO DA NORMA CULTA ——— 180
    # Competência 02: COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO——– 200
    # Competência 03: SELECIONAR, ORGANIZAR, RELACIONAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES… ———– 140
    # Competência 04: MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO ———– 180
    # Competência 05: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ———-200

    900 parabéns!

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