Iniciante

Enchentes nas grandes cidades: como resolver esse problema 

  • 0

 

A natureza sempre mostra sua resplandecência., com uma beleza genuína e a força dela   imprevisível é inegável   Um dos problemas urbanos mais dramáticos na vida de muitas pessoas que habitam as cidades é a ocorrência de enchentes, que provocam estragos que envolvem perdas materiais e, em alguns casos, até de vidas. Por isso, é importante entendermos esse problema para descobrirmos as melhores maneiras de evitá-lo.

As enchentes e inundações são muitas vezes causadas pela cheia de um rio, fazendo com que as suas águas elevem-se acima do normal em tempos de fortes chuvas. Assim, suas águas acabam “invadindo” o espaço de moradia de muitas pessoas, além de ruas e empreendimentos comerciais. As causas das enchentes estão relacionadas com fatores naturais e também com ações humanas ou até mesmo pela combinação dos dois fatores. Outra causa para as enchentes é a ocorrência de uma quantidade não comum de chuvas, que podem manifestar-se em níveis muito acima do previsto pelos meteorologistas. Isso pode acontecer por causa de um problema na atmosfera, por causa do Aquecimento Global ou de uma catástrofe climática natural Mas as causas mais comuns das enchentes nas cidades estão relacionadas com os efeitos nocivos de algumas práticas humanas sobre o meio ambiente. A primeira delas é a poluição excessiva, que entope bueiros e galerias construídas para reter e impedir o acúmulo de água das chuvas nas ruas. Onde pode provocar doenças, como a leptospirose. Portanto, trata-se também de uma questão de saúde pública.

 

Essa poluição também aumenta o volume dos rios e faz com que eles inundem uma área maior do que o normal .Outra prática humana responsável pelas enchentes é o desmatamento, principalmente em áreas localizadas nas proximidades das margens de um rio. Essa vegetação é responsável por “segurar” as águas que se expandem ou reduzir a sua velocidade.

Portanto, uma forma de combater e evitar as enchentes é viver em harmonia com a natureza. Isso significa não poluir as cidades, dar um destino correto ao lixo e diminuir o corte da vegetação que protege os cursos d´água. Além disso, é importante que se realizem ações de planejamento urbano, principalmente em bairros e regiões que se localizam nas proximidades de rios. A cidade de Belo Horizonte, por exemplo, contratou, em outubro de 2013, alguns “olheiros”, que são funcionários encarregados de detectar o início de inundações em áreas de risco. Eles teriam a função de minimizar os efeitos da “inundação relâmpago”, aquela que ocorre em um curtíssimo período de tempo.

Outras ações envolvem a construção de barragens e o desassoreamento do leito dos rios, em que todos os sedimentos existentes no fundo dos cursos d’água são removidos, aumentando a sua profundidade .Mas todas essas medidas são paliativas, ou seja, são apenas para minimizar ou combater uma situação já existente. A melhor forma de lidar com esse problema, na verdade, é realizar uma devida prevenção, que pode ocorrer por meio de medidas como estas: Construção de sistemas eficientes de drenagem;  Desocupação de áreas de risco; Criação de reservas florestais nas margens dos rios; Diminuição dos índices de poluição e geração de lixo; Planejamento urbano mais consistente.

Compartilhar

3 Correções

  1. Ótima coerência sobre o assunto. Bem explicado e detalhado. Porém, tome cuidado com as pontuações e alguns erros ortográficos, evite repetir as mesmas palavras no mesmo assunto do parágrafo. Outro ponto importante é o tamanho de cada parágrafo, eles acabam desclassificando quando se há excesso de linhas, respeitando seu limite, você irá bem longe. Boa sorte. :)

    • 0
  2. Ótima redação, ótimas propostas e argumentos, porém, mais atenção com a pontuação e o número de linhas por parágrafo e a quantidades deles também, em uma redação do enem são apenas 4 parágrafos, acrescentar mais um tiraria vários pontos seu. Boa sorte na Prova, que você consiga alcanças seus objetivos

    • 0
  3. OLÁ! ÓTIMOS ARGUMENTOS,PORÉM,FIQUE MAIS ATENTO COM AS PONTUAÇÕES!
    OUTRA DICA,VOCÊ PODIA MELHORAR UM POUCO MAIS SUA CONCLUSÃO,EXISTE VÁRIOS CONECTIVOS QUE VOCÊ PODE ESTÁ INCLUINDO EM SEU TEXTO,VEJA UM EXEMPLO:
    Em virtude dos fatos mencionados para quê o problema seja amenizado de forma que favoreça a sociedade, pode ser realizado devida prevenção, que pode ocorrer por meio de medidas como estas: Construção de sistemas eficientes de drenagem; Desocupação de áreas de risco; Criação de reservas florestais nas margens dos rios; Diminuição dos índices de poluição e geração de lixo; Planejamento urbano mais consistente.
    BEIJOS!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.