Doutor

Enchentes nas grandes cidades: como resolver esse problema

  • 0

No documentário, ”Águas Mortais”, da emissora Discovery Channel, é transmitido relatos e cenas em que explana o problema das enchentes nas grandes cidades. Nesse sentido, é imprescindível discutir a problemática sobre o âmbito brasileiro, o qual denota-se a negligência estatal acerca do imbróglio, fomentando em consequências para o corpo social.

Primeiramente, faz-se mister explanar a negligência estatal como causa da problemática. Isso por que, embora hajam ocorrências e desastres relativos à enchentes todos os anos, o Estado ainda não promoveu medidas e reformas urbanas eficazes para a solução do entrave. Desse modo, em uma reportagem do programa Fantástico, são mostradas imagens do século passado abordando a existência do problema nas grandes cidades. Entretanto, embora décadas de diferença, o problema ainda não foi resolvido.

Outrossim, é cabível analisar as consequências do entrave para o corpo social. Isso porque, apesar do apoio fornecido aos afetados, a perca material e humana, decorrentes dos processos de deslizamento de terras em áreas de risco, são os frequentes resultados desse contexto problemático. Em decorrência disso, muitos cidadãos contraem problemas de ordem financeira, devido a perca material, e psicológica, oriunda do óbito de parente e amigos.

Portanto, diante dos supracitados, medidas são necessárias para mitigar a problemática. Para tanto, o Tribunal de Contas da União deve rever gastos públicos desnecessários, a fim de direcioná-los para medidas as quais visem abrandar os efeitos das enchentes, como a ampliação da qualidade dos serviços de drenagem e aumento dos reservatórios. Além disso, ONG’s em parceria de órgãos e instituições assistencialista, devem oferecer serviços de saúde, psicologia e abrigos aos afetados, para que possam reaver condições necessárias para seguir a vida. Com essas ações colocadas em prática, será possível conter futuras enchentes e impedir que a população sofra com isso.

Compartilhar

2 Correções

  1. Colega estudante,
    O texto está ótimo!! Bem estruturado, organizado, bom uso dos conectivos, bons argumentos e coeso.
    Porém, cuidado ao usar certas palavras acompanhadas de conectivos que passam a mesma ideia. No segundo parágrafo, na penúltima linha, você usou ” Entretanto, embora décadas de diferenças”, o que me passou uma ideia de redundância, talvez um “após” teria ficado melhor.
    E cuidado com a conclusão, se atente a fazer intervenções completas, com agentes, modo, ação, detalhes e finalidade, em pelo menos uma delas
    Boa sorte e bom estudo!!
    Ainda na mesma frase, cuidado com a concordância, o certo seria: … décadas de diferença. (Posso estar errada, mas acho que sim)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.