Estudante

Enchentes nas cidades grandes

  • 0

Sabe-se que durante o período colonial, Dom Pedro I investiu apenas em infraestrutura de base construindo praças, estradas, escolas, etc. Nesse viés, é perceptível que atualmente a infraestrutura básica não é suficiente para o crescente contingente populacional. Em consequência disso, este fator pode ser ligado a problemas como a falta de integração social e a coleta seletiva escassa que seram duscutidas ao longo da narrativa.

Em primeiro plano nota-se que a grande parte da população desfavorecida são os mais prejudicados em desastres naturais. Nessa análise, dados estudados pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) comprovam que 17,7% das comunidades se encontram em zona de risco no Sudeste, aumentando os índices de desabamento nesses locais, que não possuem investimento adequado em infraestrutura. Para esses cidadãos serem integrados socialmente é extremamente necessário o investimento nas áreas mais afastadas e de alagamentos anuais como forma de diminuir tal problema.

Em segundo plano, entra a questão da coleta seletiva que decai à medida que a produção de lixo em grandes cidades aumenta. Nessa análise, o pouco quantitativo de coletores e lixeiras recicláveis para determinadas regiões contribuem para o entupimento das galerias pluviais. Em contrapartida, vê-se a todo instante casos de locais alagados sem a possibilidade de escoamento da água nas galerias, pois a mesma está entupida.

Portanto as problemáticas apontadas acima requerem muitas mudanças para resolver o problema das enchentes nas grandes cidades.Os municipios devem investir calorosamente nos setores básicos de estrutura, assim como a sociedade deve descartar o lixo em locais adequados. Para que os locais não fiquem tomados pela água, é necessario que periodicamente a prefeitura local realize a limpeza dos bueiros, assim como disponibilizar mais lixeiras e coleta seletiva nas cidades, resolvendo o problemas das enchentes a médio prazo.

Compartilhar

4 Correções

  1. Baby, boa noite, segue correção.
    *OS PARÊNTESES () REFEREM-SE À CORREÇÃO.
    *LEGENDA: O.A=OPERADORES ARGUEMENTATIVOS)
    Sabe-se que durante o período colonial, Dom Pedro I investiu apenas em infraestrutura de base construindo praças, estradas, escolas, etc. Nesse viés, é perceptível que atualmente a infraestrutura básica não é suficiente para o crescente contingente populacional. Em consequência disso, este fator pode ser ligado a problemas como a falta de integração social e a coleta seletiva escassa que seram (SERÃO) duscutidas (DISCUTIDAS) ao longo da narrativa. (TESE OK, PORÉM SE POSSÍVEL, NÃO ESTABELEÇA INTERLOCUÇÃO EXPLÍCITA)
    Em primeiro plano(,) nota-se que a grande parte da população desfavorecida são os mais prejudicados em desastres naturais. Nessa análise, dados estudados pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) comprovam que 17,7% das comunidades se encontram em zona de risco no Sudeste, aumentando os índices de desabamento nesses locais, que não possuem investimento adequado em infraestrutura. Para esses cidadãos serem integrados socialmente é extremamente necessário o investimento nas áreas mais afastadas e de alagamentos anuais como forma de diminuir tal problema. (EXPLICITE QUE VOCÊ ESTÁ ARGUMENTANDO SOBRE A INTEGRAÇÃO SOCIAL)
    Em segundo plano, entra a questão da coleta seletiva (IDEIA 2, OK) que decai à medida que a produção de lixo em grandes cidades aumenta. Nessa análise (DIVERSIFIQUE O USO DE OPERADORES ARGUMENTATIVOS), o pouco quantitativo de coletores e lixeiras recicláveis para determinadas regiões contribuem para o entupimento das galerias pluviais. Em contrapartida, vê-se a todo instante casos de locais alagados sem a possibilidade de escoamento da água nas galerias, pois a mesma (MESMO NÃO DE SER UTILIZADO COMO PRONOME PESSOAL, UTILIZE ELA) está entupida.
    Portanto(,) as problemáticas apontadas acima (UTILIZE-SE DE MAIOR FORMALIDADE) requerem muitas mudanças para resolver o problema das enchentes nas grandes cidades.(COLOQUE O.A) Os municipios (MUNICÍPIOS) (AGENTE,OK) devem investir calorosamente nos setores básicos de estrutura(AÇÃO), assim como a sociedade deve descartar o lixo em locais adequados(AÇÃO). Para que os locais não fiquem tomados pela água, é necessario (NECESSÁRIO) que periodicamente a prefeitura local realize a limpeza dos bueiros(MODO/MEIO), assim como disponibilizar mais lixeiras e coleta seletiva nas cidades (DETALHAMENTO DA AÇÃO), resolvendo o problemas das enchentes a médio prazo (DESDOBRAMENTO). (FALTOU EFEITO)
    COMPETÊNCIA I: 120
    COMPETÊNCIA II: 120
    COMPETÊNCIA III: 200
    COMPETÊNCIA IV: 080
    COMPETÊNCIA V: 160
    TOTAL: 680
    Tentei fazer o melhor para te ajudar, espero que tenha feito alguma diferença =).
    Boa sorte e obrigado S2.

    • 3
  2. Sua redação está interessante e foi legal as citações que você fez. Só acho importante você desenvolver um pouco mais o terceiro parágrafo, ele parece um complemento do primeiro e não outro “porquê”.
    E se poder organizar um pouco mais a solução sobre quem vai ter os benefícios?
    Mas sua redação está ótima

    • 1
  3. Ótimo assunto para dissertar uma redação, sua tese e desenvolvimento estão bem argumentados, mas acho que seria bom trabalhar mais a conclusão, apresente algo mais impactante para defender esse problema. porém esta boa sua conclusão, apenas sugira uma proposta de intervenção mais severa. Parabéns, continue treinando cada vez mais.

    • 1
  4. Olá Baby passo aqui pra lhe dizer q a proposta em si ficou muito boa , porém é necessário sempre quando for iniciar uma redação procure no máximo evitar aglomerações ou esta frase ( Sabe-se ) adicioni palavras como :É fato corroborar ou até mesmo “No período colonial… ” fica mais clara como uma proposta argumentativa ou dissertativa.
    Abraços!🌹

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.