Iniciante

(Por favor corrijam) Empreendedorismo na sociedade brasileira do século XXI

  • 2

A série documental “A vida e a história de Madam C. J. Walker” como diz o próprio nome, é voltada para a vida de Madam que desde muito jovem lutou para fugir da pobreza, dos abusos do marido e da desigualdade de gênero que existia na época, além disso, a trama conta como Madam C. J. Walker se tornou a primeira mulher negra a ser milionária nos Estados Unidos no inicio dos anos 1900 através do empreendedorismo. Fora da ficção, a realidade no Brasil não é diferente, visto que, cada vez mais o brasileiros têm buscado formas para abrir seu próprio negócio com o objetivo de crescer profissionalmente, consequentemente colaborando para o crescimento dos empreendedores no país.

No que se refere a empreendedorismo, o Brasil se encontra no topo do ranking no quesito de abertura de novos empreendimentos (pesquisa feita pela GEM: Global Entrepreneuship Monitor) com base nessa informação pode-se mencionar, por exemplo, as pessoas que vendem seus próprios produtos ou prestam serviços e também as grandes empresas que colaboram para a taxa de empreendedorismo no país, que segundo a GEM (Global Entrepreneuship Monitor) é de 34,5%, o que significa que 1 em cada 3 pessoas economicamente ativas possui seu próprio negócio.

Ademais, vale ressaltar que o ato de empreender é vantajoso para o desenvolvimento da economia por gerar lucro aos envolvidos e por gerar empregos, principalmente em tempos de crise econômica onde ocorre a escassez do nível de produção, de comercialização e do consumo.

Em suma, fica evidente que medidas são necessárias para informar os cidadãos sobre o empreendedorismo consciente portanto, faz-se necessário que o governo junto ao Ministério da Educação tornem obrigatórias as aulas de empreendedorismo nas escolas como forma de conscientizar e auxiliar os alunos que queiram construir seu próprio negócio, além de criar campanhas oferecendo quantias em dinheiro para ajudar pessoas de baixa renda que tem o interesse em abrir suas próprias empresas mas não tem condições financeiras para tal, ações que iniciadas no presente, são capazes de modificar o futuro de toda a sociedade brasileira.

(obs: pontue com base nos critérios do enem, por favor)

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi espero ajuda.
    Boa redação. Não sei muita coisa
    (isso é meu, não é erro seu) Na introdução vc escreveu: “como diz o próprio nome, é voltada para a vida de Madam que desde muito jovem” vc poderia ter substituído essa parte (como diz o próprio nome, é voltada para) por (conta a vida de Madam…) assim iria ganhar mais linha para desenvolver melhor outras partes do texto.
    Eu achei um erro de vírgula que por causa de tirou o sentido que vc talvez queira passar: “em abrir suas próprias empresas mas não tem condições financeiras para tal(,) ações que iniciadas” Também nessa frase tome cuidado com os plurais ou a falta deles: “em abrir suas próprias empresas, mas não tem (condições financeiras)《isso ta no plural então》 para (tal)《isso também tem que está》, ações que iniciadas

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.