Empreendedorismo digital em debate no Brasil

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Ao longo do processo de formação da sociedade, com a criação da internet e dos aparelhos tecnológicos foi possível implementar uma interconexão mundial em um ritmo acelerado, possibilitando a ligação instantânea entre pessoas e mercadorias. No entanto, em decorrência desta inovação tecnológica surgiram adversidades constantes, dificultando cada vez mais o mercado digital. Diante disso, faz-se necessário analisar a deficitária estrutura logística e também as dificuldades em acessar meio virtuais como empecilhos do empreendedorismo digital.

Em primeiro plano, vale salientar que a vasta dimensão territorial brasileira dificulta a eficiência do mercado cibernético. Nessa perspectiva, nota-se que devido as longas distâncias entre os Estados nacionais os fretes acerca dos produtos consumidos adquirirem preços exorbitante e, em muitos casos, sobrepõem-se ao valor da mercadoria, o que desestimula a compra de artefatos por meios virtuais. Além disso, é evidente que o empreendimento Virtual possui uma concorrência global, de modo que incentive os clientes a optarem por objetos de alta qualidade, de modo que devido a exorbitante quantidade de produtos disponíveis para o consumo, aqueles cujo as características não agradam os compradores são deixados de lado,sendo superados pela grande concorrência. Logo, é nítido que haja a necessidade de implementação qualificativa nos produtos e a diminuição dos valores destinados as entregas residenciais, visando assim a indução populacional para a aquisição de bens por meio digital.

Ademais,cabe explicitar que a baixa conectividade digital limita e desestimula o comércio tecnológico. De acordo com a Organização das Nações Unidas, o Brasil é o oitavo país com o maior índice de problemas econômicos e sociais no mundo, o que dificulta até mesmo o acesso aos direitos básicos sociais. Nessa perspectiva, devido a vulnerabilidade socioeconômica, os indivíduos de baixa renda não possuem internet de qualidade e capital destinado às compras virtuais, fazendo com que o comércio online não cresça como o esperado. Assim, nota-se que a internet não se tornou apenas um espaço Virtual informacional ou de entretenimento, mas sim um local ligado aos negócios e que devido a má conexão e má distribuição de renda diminui significamente as vendas cibernéticas.

Portanto, há a necessidade de tomar medidas que estimulem o empreendedorismo digital. Logo, é dever do Ministério da Economia- órgão responsável pelas contas federais e pela distribuição de recursos financeiros para os estados e municípios- destinar recursos monetários para a melhoria e ampliação das rodovias, portos e aeroportos nacionais, por meio de obras públicas que visem o reparo nos mecanismos de distribuição de mercadorias, para que assim, com os devidos ajustes os produtos possam chegar mais rápido e com um frete mais acessível. Também é Dever do Ministério do Trabalho promover mensalmente cursos qualificantes, realizados por meio de professores capacitados e em instituições especializadas – por intermédio de aulas diárias destinada a população carente e desempregada- para que assim, esses indivíduos possam encontrar melhores empregos e consequentemente possuírem o acesso a internet e realizarem compras digitais. Assim, será possível caminhar para o aumento do mercado consumidor virtual.

Ps: o texto tá grande mas minha letra é pequena e coube tudo nas 30 linhas da folha estilo Enem.

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1 Correção

  1. Faltou explorar a questão da pouca infraestrutura que encarece os fretes, os impostos que não são claros e não progressivos, no âmbito federal e estadual, o baixo investimento do governo para que a tecnologia se torna acessível e que se tenha mais investimentos das empresas para ampliar o acesso a internet e como esses itens contribuiriam para ampliar o comercio digital.

    Essa ficaria em torno de 850 pontos.

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