Empatia no Cenário Atual

  • 0

Empatia no Cenário Atual

            Em um piscar de olhos o mundo parou! A nação sonhava em poder passar mais tempo com os seus em suas casas e de maneira conturbada isso aconteceu. De repente passamos a ver na televisão e nas redes sociais que as pessoas precisam ter empatia. Mas, por que isso?

Os valores são invertidos, aqueles que sonhavam em ficar em casa, percebem que precisam ir para o trabalho, mas estão impedidos. Isso mesmo!  Veem-se de mãos atadas frente a uma pandemia que se alastra mundo afora.

Mas, de um lado a fome assombra a população, sem condições financeiras não tem como suprir as necessidades básicas, sem poder sair de suas casas homens e mulheres não tem como ganhar dinheiro. Por outro lado, existe a questão da preservação da vida e a população fica dividida, uma parte quer ir às ruas e assumir os riscos, já outra parcela da população crítica e clama para que todos fiquem em casa! Qual dos lados está certo? A resposta para esta questão é que não existe o certo ou o errado, é necessário que sejamos empáticos.

O psiquiatra e professor Augusto Cury, descreve a empatia como uma das competências de fundamental importância para o convívio social, ele ainda diz que ser empático é uma das funções mais importantes da inteligência, visto que denota o nível de maturidade das pessoas.

Portanto, ter empatia é possuir habilidades de estar no lugar do outro, sentir, escutar e analisar o cenário como um todo, sem julgar. É compreender cada posicionamento, para isso deve existir uma conexão cognitiva de forma positiva e ao invés de criticar passar a auxiliar o próximo e desta forma o aprendizado será coletivo. Mais amor, menos julgamentos, mais empatia é oque o mundo precisa!

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, boa noite!
    Sou apenas um iniciante, mas vou falar o que achei do seu texto.
    Geralmente texto dissertativo é realizado com INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO.
    No meu ponto de vista você abordou muitas teses e é preciso manter o foco no tema para não fugir do assunto abordado.
    Mais tudo é questão de pratica e você está no caminho certo, juntos vamos chegar lá.
    Bons estudos!

    • 0
  2. Boa noite, como a colega disse acima seu texto ficou com informações demais, tenta colocar duas teses (eu costumo dizer que são os “problemas) e assim retomar e abordar nos dois parágrafos de desenvolvimento e a proposta de intervenção que seria a “solução” para o problema. Tente usar conectivos para e tentar retomar nos outros parágrafos. Gostei da citação em que você abordou no texto. Boa sorte. Não desista só prática!

    • 0
  3. Olá boa noite , no seu texto você abordou várias teses legais mas contanto são necessário em uma redação dissertativa argumentativa introdução, desenvolvimeto e conclusão oque não tem ao certo no texto , organize melhor o seu texto com introdução:aborde o tema +problematizaçao +tese (sua opiniao) , desenvolvimento (trópico frasal +repertório) e a conclusão com proposta de intervenção. Tudo é prática logo você consiguirá, Boa sorte 💓

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.