Empatia e solidariedade nos tempos de pandemia

  • 1

Entre 1918 e 1920 a população mundial foi acometida pela Gripe Espanhola, matando um quarto dela. Já no Brasil, enfrenta-se atualmente, a pandemia do covid-19, ocasionando muitas mortes. Entretanto, mesmo no meio desta crise, ações de solidariedade e empatia ocorre regularmente, ainda assim, parte da sociedade se encontra impossibilitada de realizar tais ações.
A princípio, muitos brasileiros dispuseram-se em ajudar pessoas que foram mais abaladas pela pandemia atual. Segundo o Instituto Locomotiva, 49% dos brasileiros fizeram algum tipo de doação durante a pandemia, auxiliando indivíduos em estado de carência. Dessa forma, nota-se o quão importante é que a solidariedade e empatia se tornem frequentes em nosso país, contrariando a ideia do sociólogo Émile Durkheim de que “o nosso egoísmo é, em grande parte, produto da sociedade”.
Além disso, percebe-se, portanto, que a crise corrente desencadeou um colapso econômico, afetando a sociedade com o desemprego e a diminuição de renda. Desta maneira, houve uma queda na prática de atividades sociais, conforme apontou o Instituto Brookings, onde tal queda no Brasil chegou a 7,4%. Diante disso, constata-se que inclinações devem ser feitas em prol desta questão.
Em suma, mesmo quando uma população é submetida a uma crise, é preciso que a bondade domine. Com isso, cabe à mídia divulgar a existência de instituições e projetos sociais através da tv e redes sociais, a fim de que seja conhecida suas funções e importâncias, para que assim sejam mais apoiadas pela sociedade, e por meio delas o Brasil seja um país solidário.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, boa tarde!
    Irei expor meu ponto de vista, apesar de eu não ser nenhum especialista em redação. considerando todo o contexto, eu achei interessante o tema!, mas eu vi que faltou você deixar explícito ao leitor o seu ponto de vista em suas teses, é deveria separar seus parágrafos de desenvolvimento em dois, o primeiro com a tese 1 e o segundo com a tese 2. Espero ter ajudado!

    • 0
  2. gostei bastante do tema da sua redação, porém senti falta de você deixar explicito quais seriam os argumentos trabalhados.
    na d1 quem seriam as pessoas mais afetadas?
    na conclusão seus argumentos foram óbvios .

    • 0
  3. Oiii, tudo bem? Olha eu não sou nenhuma especialista ok, está é apenas minha análise.

    Parágrafo 1
    Esta frase tem de ser reescrita: “… empatia ocorreM regularmente,…”
    Na introdução você não deixou clara sua tese que será defendida.

    Gostei do tema que você trouxe, é muito pertinente, assim como os dados e o repertório sociocultural. Porém acho que você deveria ter citado o governo, porque é ele quem deve prover os direitos básicos para a população.
    E eu achei muito expositiva a sua redação.

    A nota que eu te dou é: 630

    • 0
  4. Bom dia! Gostaria de fazer minhas considerações com base nos meus conhecimentos sobre redação.

    C1 (Domínio da norma culta) = 160
    C2 (Compreensão da proposta de redação) = 160
    C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 120
    C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 160
    C5 (Proposta de intervenção) = 160
    Nota final: 760

    Na introdução mostrou um bom repertório, trazendo uma alusão histórica, porém faltou ser mais específico aobre quais seriam os dois pontos a serem desenvolvidos na redação.

    No d1, senti falta de mais aprofundamento e de mais argumentação. Quem são as pessoas mais abaladas pela pandemia do covid-19? Por que essas pessoas são mais abaladas que outras? O que possibilita que algumas possam ajudar enquanto outras só podem ser ajudadas? Quem pode fazer algo em prol disso? O que pode ser feito em prol disso? De modo geral, tente incluir esses argumentos no seu parágrafo.

    No d2, acontece a mesma coisa. Faltou mais aprofundamento no tema e principalmente argumentação. Esse parágrafo ficou bastante expositivo e você não colocou qual é sua opinião. “Diante disso, constata-se que inclinações devem ser feitas em prol desta questão”, ok, mas quais inclinações? Feitas por quem? Está muito incompleto.

    Na sua conclusão, você adicionou os agentes quem, como e o motivo, mas falta adicionar uma projeção de futuro. Além disso seus pontos foram muito vagos e superficiais.

    Espero que leve minhas considerações como críticas construtivas. Tente refazer essa redação adicionando os pontos que eu disse e tenho certeza que irá melhorar bastante, porque dá pra ver que você tem bastante potencial.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.