Empatia: conceito de se por no lugar do próximo ( tema: “A necessidade do sentimento de empatia para a evolução individual e coletiva”)

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Segundo o Dicionário Aurélio, o conceito de empatia vem da capacidade psicológica de sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada. A questão da necessidade do sentimento de empatia para a evolução individual e coletiva, apesar de não ser amplamente discutida, é um problema muito expressivo no Brasil.

Na obra “A Bela e a Fera”, por exemplo, é retratado a vida de Bela, uma jovem que decide assumir a sentença do seu pai e se apaixona por uma Fera. O filme traz uma reflexão sobre como as aparências enganam e como podemos compreender que algumas atitudes podem estar atreladas ao passado de determinada pessoa.

Em primeiro plano, é válido ressaltar que a empatia é indispensável para o caráter humano e suas implicações para a sociedade são muito importantes e seu significado vai muito além de se colocar no lugar do outro. Segundo o filósofo australiano Roman Krznaric, considerado uma autoridade no assunto e autor do livro ‘O poder da empatia’, a empatia é sobre “achar a humanidade compartilhada”.

No contexto nacional atual, nota-se que a falta dessa compreensão afeta diretamente a sociedade, sobretudo, nas relações humanas. Sua carência faz com que desumanizemos o outro e, com isso, nos tornemos menos humanos, mais egoístas, mais individualistas e mais competitivos.

Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham ampliar a necessidade do sentimento de empatia para a evolução individual e coletiva. Dessa maneira, cabe ao Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, conscientizar os indivíduos da importante de tal sentimento, através de leis de incentivo, campanhas, postagens e redes sociais, com intuito de promover uma sociedade mais empática e o respeito entre os seres humanos.

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4 Correções

  1. Olá tudo bem? Espero que sim. Vamos lá!
    Introdução: gostei da introdução, mas achei um pouco curta, poderia ter colocado mais argumentos. (bom repertório)
    Desenvolvimento: seus desenvolvimentos foram bons. Porém, se estiver escrito de acordo com as regras do Enem, está bem desorganizado, você poderia reorganizar as suas ideias em dois parágrafos para ficar mais fácil. Senti falta de conectivos, que contribuem para ligar os seus argumentos, assim como, você não segue uma ordem de argumentos (por exemplo, você poderia ter começado o primeiro parágrafo usando o “em primeiro plano” como fez no segundo desenvolvimento, a não ser que o segundo parágrafo faça parte da introdução). Além disso, contém alguns erros de gramática. Você usou bem o repertório, mas não utilizou muitos argumentos e nem deu uma sequência sobre o assunto discutido, fazendo algumas partes ficarem incompletas e vagas.
    Conclusão: apresenta os elementos necessários para compor a proposta de intervenção, no total são cinco (ação, agente, meio, efeito e detalhamento), e ficou faltando na sua o detalhamento.
    No geral o texto está bom só precisa ser reorganizado, e com treino e dedicação você consegue!!! Se não tiver entendido alguma parte que eu escrevi, pode me mandar mensagem por aqui: [email protected] ficarei feliz em ajudar!
    Espero ter contribuído, bons estudos!

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  2. Olá tudo bem!?
    Sua redação apresenta boas alusões, produtivas no desenvolvimento dos argumentos;

    Em relação a estrutura, apresenta problemas em relação ao que o Enem exige- é interessante vc seguir a lógica: 1 parágrafo de introdução, 2 parágrafos : Desenvolvimentos 1 e 2 e 1 parágrafo pra conclusão.

    O texto apresenta ótimos recursos coesivos, o que garante pontos na competência 3.

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  3. 1 – Você começa a introdução comum repertório e já diz que entendeu o tema proposto. Depois cria uma tese, mas entre os dois períodos faltou um elemento coesivo. Melhor seria se tivesse escrito assim: “Segundo o Dicionário Aurélio, empatia vem da capacidade psicológica de sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada. Nesse sentido, a necessidade do sentimento de empatia para a evolução individual e coletiva, apesar de não ser amplamente discutida, é um problema muito expressivo no Brasil. Diante disso, é preciso discorrer suas causas. (E discutiria a causa 1 no D1 e a causa 2 no D2, por exemplo). Ou diria, em face disso, é preciso discorrer a causa -D1- e a consequência -D2-.

    2 – O segundo parágrafo ficou deslocado e sem nexo com a produção. Melhor teria sido você ter explorado o repertório cultural no quarto parágrafo que está incoerente.

    3 – O terceiro parágrafo começa com uma boa estratégia coesiva, mas o primeiro período está muito longo e redundante. Sugiro escrever períodos mais curtos para facilitar a compreensão e coerência. Cita o filósofo australiano, como repertório, mas faltou produtividade argumentativa ao deixar de explorar a ideia filosófica citada. Também não produziu uma marca de autoria no fim do parágrafo.

    4 – O quarto parágrafo começa com uma boa estratégia coesiva para explicar uma contextualização que poderia ser citada na introdução. Faltou retomar a um argumento que poderia ter sido evidenciado na introdução – projeto de texto – e não houve citação de repertório cultural muito menos uma explicação para o tal nem marca de autoria aparece.

    5 – Há retomada da temática abordada com boa estratégia coesiva (“portanto” – intercalado). Apresenta os elementos do projeto de intervenção e respeita os direitos humanos. Houve desvio de sentido quando escreve: conscientizar os indivíduos da importante (importância) de tal sentimento,…”

    Não desista. Continue escrevendo!

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  4. Olá, não sou especialista em correção de redação, mas deixo aqui minha colaboração. Pode ser que te ajude em alguma observação, quando tu ler de novo o teu texto. Vamos lá!

    1 – Você começa a introdução comum repertório e já diz que entendeu o tema proposto. Depois cria uma tese, mas entre os dois períodos faltou um elemento coesivo. Melhor seria se tivesse escrito assim: “Segundo o Dicionário Aurélio, empatia vem da capacidade psicológica de sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada. Nesse sentido, a necessidade do sentimento de empatia para a evolução individual e coletiva, apesar de não ser amplamente discutida, é um problema muito expressivo no Brasil. Diante disso, é preciso discorrer suas causas. (E discutiria a causa 1 no D1 e a causa 2 no D2, por exemplo). Ou diria, em face disso, é preciso discorrer a causa -D1- e a consequência -D2-.

    2 – O segundo parágrafo ficou deslocado e sem nexo com a produção. Melhor teria sido você ter explorado o repertório cultural no quarto parágrafo que está incoerente.

    3 – O terceiro parágrafo começa com uma boa estratégia coesiva, mas o primeiro período está muito longo e redundante. Sugiro escrever períodos mais curtos para facilitar a compreensão e coerência. Cita o filósofo australiano, como repertório, mas faltou produtividade argumentativa ao deixar de explorar a ideia filosófica citada. Também não produziu uma marca de autoria no fim do parágrafo.

    4 – O quarto parágrafo começa com uma boa estratégia coesiva para explicar uma contextualização que poderia ser citada na introdução. Faltou retomar a um argumento que poderia ter sido evidenciado na introdução – projeto de texto – e não houve citação de repertório cultural muito menos uma explicação para o tal nem marca de autoria aparece.

    5 – Há retomada da temática abordada com boa estratégia coesiva (“portanto” – intercalado). Apresenta os elementos do projeto de intervenção e respeita os direitos humanos. Houve desvio de sentido quando escreve: conscientizar os indivíduos da importante (importância) de tal sentimento,…”

    Não desista. Continue escrevendo!

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