O escritor britânico Oscar Wilde afirma: “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”. Nessa perspectiva, é preciso dar o primeiro passo em relação aos efeitos do consumo de agrotóxicos na saúde do povo brasileiro. Desse modo, a utilização descontrolada desses produtos é causada pela ineficiência legislativa e gera impactos socioambientais.
Diante desse cenário, a ineficácia do sistema legislativo corrobora a problemática. Segundo Thomas Hobbes, filósofo contratualista, as pessoas são más e a função do Estado é mediar conflitos entre elas e garantir a segurança do povo. No entanto, tal função não tem sido cumprida efetivamente, uma vez que o sistema legislativo é falho e não realiza as fiscalizações adequadas do uso de produtos agrícolas no país para garantir a segurança do povo. Sendo assim, os produtores consomem excessivamente os agrotóxicos com o objetivo de aumentar a produção, mesmo que possam causar danos à saúde humana, pois há pouco monitoramento.
Outrossim, efeitos do uso desses produtos agrícolas são os impactos socioambientais. No século XX, com o advento da Revolução Verde, acompanhada do surgimento de transgênicos, pesticidas e fertilizantes, dizia-se que a fome do mundo e as dificuldades nas produções agrícolas acabariam. Entretanto, além de não ter sido a solução para esses impasses, a Revolução Verde trouxe consigo diversos impactos socioambientais, como poluição de rios, contaminação dos solos, danos à fauna, intoxicações e doenças aos seres humanos, tanto com o manejo dessas substâncias quanto com o consumo de alimentos contaminados. Dessa forma, esses efeitos devem ser revertidos.
Portanto, o Estado deve exercer seu papel de mediador de conflitos, por meio de aplicação das leis vigentes sobre o uso de agrotóxicos, que sejam cumpridas de forma efetiva, a fim de controlar o consumo desses compostos químicos pelos produtores. Ademais, cabe à mídia, enquanto importante instrumento para a divulgação massiva de informações, por meio de postagens nas redes sociais, alertar sobre os efeitos dos produtos agrícolas para a saúde humana, com o intuito de conscientizar o povo brasileiro sobre os problemas socioambientais causados por eles. Espera-se, com isso, dar o primeiro passo citado por Oscar Wilde.
joacélio23
Olá irei utilizar o sistema de competências do Enem para corrigir sua redação.
Sendo dividida em níveis de 1 a 5 valendo de 0 a 200 pontos, somando 40 em cada nível.
Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa
C1 – 200
Competência 2 – Compreensão da proposta e aplicação do conceito de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro da estrutura de prosa do texto dissertativo-argumentativo
C2 – 200
Competência 3 – Seleção, relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
C3- 200
Competência 4 – Demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção dos argumentos
C4- 200
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
C5 – 200
Parabéns, sua redação é impecável, sem erros ortográficos e gramaticais, com uma argumentação bem consistente e embasada com bons repertórios.!!!
mib
Oii, irei corrigir sua redação com base nos meus conhecimentos, de acordo com os critérios do Enem.
A sua redação ficou muito boa, apresentando ter bastante domínio das competências exigidas em cada paragrafo.
C1 Bom domínio da norma formal da língua portuguesa.
200
C2 Compreende o tema e não fugir do que é proposto
200
C3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do seu ponto de vista.
160
C4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
200 apresenta boa utilização dos conectivos e mantem a coerência.
C5 Respeitar os direitos humanos e apresentar proposta de intervenção com os cincos elementos.
200
luiz_laina04
Olá irei utilizar o sistema de competências do Enem para corrigir sua redação.
Sendo dividida em níveis de 1 a 5 valendo de 0 a 200 pontos, somando 40 em cada nível.
Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa
C1 – 200
Competência 2 – Compreensão da proposta e aplicação do conceito de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro da estrutura de prosa do texto dissertativo-argumentativo
C2 – 200
Competência 3 – Seleção, relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
C3- 160
Competência 4 – Demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção dos argumentos (Uso de conectivos)
C4- 200
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos ( Conclusão )
C5 – 200
OBSERVAÇÕES:
– Seu texto está impecável, mínimos erros de escrita
– Achei seu ponto de vista, um pouco esparso por tocar mais no Estado do que a problemática, porém não se perdeu muito da compreensão do tema proposto
– Bom uso de conectivos
– Sua conclusão está completa.
LayneSilva123
Olá, Graziele! Tudo bem?!
Vamos lá!
° Na sua introdução, logo após você fazer a citação, era necessário você colocar uma frase adversativa antes de colocar uma frase com um aspecto conclusivo.
Porque isso?
Dê uma olhada nesse início da sua redação:
O escritor britânico Oscar Wilde afirma: “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”. NESSA PERSPECTIVA, é preciso dar o primeiro passo em relação aos efeitos do consumo de agrotóxicos na saúde do povo brasileiro.
Agora veja como ficaria se você colocasse uma frase adversativa,ou seja, que apresente algo contrário ao que foi dito pelo filósofo justamente para explicar que esse primeiro passo não tá sendo dado no Brasil:
O escritor britânico Oscar Wilde afirma: “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”. CONTUDO, NOTA-SE COMO A AUSÊNCIA DE TOMADAS DE DECISÕES ACERCA DOS EFEITOS DO CONSUMO DE AGROTÓXICOS NA SAÚDE DO POVO BRASILEIRO TEM IMPEDIDO ESSE PROGRESSO.NESSA PERSPECTIVA,a utilização descontrolada desses produtos é causada pela ineficiência legislativa e gera impactos socioambientais.
Veja que o que eu fiz foi apenas explicar que o que o escritor citou não tá sendo feito e depois disso, as teses foram colocadas.
Sempre contextualize o que você cita com o que realmente tá sendo visto no cenário brasileiro.
Citação- Contextualizar- Tese- Conclusão
° Agora vamos aos Desenvolvimentos…
Sobre o seu D1 não tenho o que falar, amei o seu desenvolvimento, tá muito bem explicado.
Já no seu D2 só tenho uma observação a fazer sobre o conectivo que você utilizou pra começar ele: Outrossim(Da mesma maneira).
Esse conectivo seria melhor utilizado caso a sua redação apresentasse dois problemas de causa ou duas consequências e por aí vai. Mas no caso da sua redação, um D1 foi para apresentar a causa e o outro D2 a consequência, então o mais adequado seria usar conectivos como: Por conseguinte, posterior a isso, entre outros.
° Sobre a conclusão, não tenho o que dizer.
No geral, achei seu texto muito bem organizado. Como disse, somente algumas correções precisam ser feitas pra que não se repita. Mas achei que você dominou muito bem a sua escrita e demonstrou que conhecia bem o assunto.
Espero ter te ajudado de alguma forma. Bons estudos!