Iniciante

EFEITOS DO BULLYING NA SOCIEDADE

  • 1

De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um “corpo biológico” por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Desse modo, para que esse organismo seja igualitário e coeso, é necessário que todos os direitos dos cidadãos sejam garantidos. No entanto, isso não ocorre, pois a prática de bullying, fruto de uma cultura de discriminação voltada principalmente para com as minorias, tem como principal efeito, a impedição do desenvolvimento de uma sociedade ética e igualitária.

Inicialmente, pode-se dizer que a discriminação contra minorias é reflexo da valorização dos padrões criados pela consciência coletiva. No entanto, segundo o pensador Michel Foucault, é preciso mostrar às pessoas que elas são mais livres do que pensam para quebrar pensamentos errôneos construídos em outros momentos históricos. Assim, uma mudança nos valores da sociedade é fundamental para transpor tal barreira encontrada principalmente no ambiente escolar, que por ser onde se forma boa parte da moral e ética dos indivíduos que compõem uma sociedade, deveria ser um ambiente receptivo para todos.

Por conseguinte, nota-se que o homem ao conviver em sociedade, aprende padrões de ações e passa a reproduzi-las em seu cotidiano, porém, nem sempre esses padrões representam a diversidade humana e acabam sendo inseridos de forma excludente. Partindo desse pressuposto, de acordo com filósofo Jean Jacques Rousseau, “A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.” Sendo assim, tais comportamentos culturais merecem atenção pois se caracterizam como impasses para que a sociedade possa se desenvolver de forma integrada.

Portanto, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas o qual promova palestras e discussões a respeito da diversidade, dos direitos e liberdades de cada um – uma vez que ações culturais coletivas têm imenso poder transformador – a fim de que a comunidade escolar e a sociedade no geral, conscientizem-se. Tais medidas visam combater, a curto e a longo prazo, as causas e consequências negativas da prática de bullying.

Compartilhar

3 Correções

  1. EXCELENTE REDAÇÃO! Vamos às observações:

    Competência l (180): Demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolhas de registro. Desvios gramaticais ou de convenções de escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. Você apresentou pouquíssimos erros gramaticais, como:
    – tais comportamentos culturais merecem atenção, pois se caracterizam: inserir virgula
    – concordância: aprende padrões de ações e passa a reproduzi-los (os padrões)
    – inserir vírgula: criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas, o qual (que) promova

    Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    – Você compreendeu o tema e estruturou seu texto dentro das exigências feitas por uma produção dissertativo-argumentativa. Além disso, apresentou repertório amparado nas áreas do conhecimento – fazendo menção a Durkheim, Foucault e Rousseau– algo que enriquece sua redação e fica configurada a autoria do seu texto. Parabéns!

    Competência lll (200): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
    – Nessa competência que sua tese é avaliada, ou seja, o seu posicionamento a respeito do tema proposto. O seu ponto de vista tem que ser claro e apresentado logo na introdução, juntamente com os pontos que você vai argumentar no seu desenvolvimento para apoiar a sua posição. Seus argumentos devem conversar entre si e devem ser desenvolvidos na sua dissertação, TODOS eles. Você fez tudo isso. Excelente!
    Competência lV (160): Articula as partes do texto sem nenhuma inadequação, mas apresenta repetição de elementos coesivos.
    – A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Em outras palavras, essa competência analisa sua capacidade de articular as partes da sua redação, usando conectores textuais dentro dos parágrafos e entre parágrafos. Você foi muito bem nessa competência, utilizou conectivos dentro e entre parágrafos, sem nenhum uso inadequado. Porém, houve repetição dos conectivos “de acordo com” e “no entanto”.
    – Além disso, evite clichês como “medidas são necessárias para resolver o problema”, pois se o texto é dissertativo-argumentativo, entende-se que há um problema a ser debatido e, consequentemente, medidas serão sempre imprescindíveis. Logo, trata-se de uma obviedade, um jargão, que empobrece seu texto. Recomendo você fazer retomada de tese.

    Competência V (200): Elabora bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    – A Competência V agora pede que a sua intervenção possua 5 elementos para obter a nota máxima: o agente (quem executa?); a ação (o que deve ser feito?); o modo/meio (como deve ser feito?); o efeito/finalidade (a fim de que deve ser feito?) e o detalhamento (que deve acrescentar alguma informação a qualquer um dos elementos). Assim, a sua proposta apresenta os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Excelente

    Cabe ao Ministério da Educação (AGENTE) criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas (AÇÃO) o qual promova palestras e discussões a respeito da diversidade, dos direitos e liberdades de cada um (MODO/MEIO) – uma vez que ações culturais coletivas têm imenso poder transformador (DETALHAMENTO DO MODO/MEIO)– a fim de que a comunidade escolar e a sociedade no geral, conscientizem-se (FINALIDADE).

    Comentário final: Parabéns pelo excelente texto. Mas Atente-se aos errinhos nas competências 1 e 4. Você compreendeu bem o tema, fazendo boa apresentação de tese e contextualização. Além disso, sua argumentação está bem planejada, trazendo ideias pertinentes para a defesa da tese. Em relação à competência lV, quanto mais recursos coesivos, maior será sua nota nessa competência. Suas ideias já estão bem articuladas e organizadas, só falta repetir menos os conectivos utilizados. A diversidade, nesse sentido, conta muito para o ENEM. Por fim, sua proposta de intervenção está completa e atende plenamente à problemática debatida. Sucesso! :)

    Nota: 940

    • 1
  2. No geral, seu texto esta muito bem escrito, não percebi nenhum erro gramatical e achei bem coeso.
    Achei muito bem utilizadas as referencias de outros autores para dar mais autoridade ao seu argumento, porém achei que o terceiro paragrafo não era tão necessário já que tanto ele quanto o segundo falam sobre a mesma ideia da desconstrução de padrões comportamentais por influencias sociais externas, dando a ideia de repetição.
    No último paragrafo achei a sua proposta de intervenção bem inteligente, simples e acessível, o que demonstrou grande sensibilidade e consideração sobre o tema. Belo texto!

    • 1
  3. Ola
    Devo parabeniza-la, pois seu texto esta MUITO BOM. Parabens!
    Nao percebi nenhuma falta de coesao,coerencia,erro gramatical e etc.
    Gostei bastante da forma em que usou os filosofos e demais argumentos na redaçao;Muito bem estruturada e conectada com o assunto,nao fugindo em nenhum momento do tema a ser abordado, que por sinal, e bem importante.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.