Efeitos do Analfabetismo funcional no Brasil

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Os efeitos do analfabetismo funcional no Brasil.

 

“Passo diante de uma livraria, olho com desgosto as vitrinas”, diz Luís da Silva, personagem protagonista do livro Angústia, de Graciliano Ramos. Esse é Funcionário Público, vindo do meio rural, e apesar de sua colocação na frase exposta, exemplo de leitor perante a sociedade analfabeta funcional do Brasil. Diante disso, sabe-se que a realidade é muito diferente, afinal a maior parte dessa população é encontrada em áreas isoladas na região, ou seja, no interior, e mesmo com o desenvolvimento tecnológico há precariedade ao acesso a escolaridade, e assim aparece à necessidade de um amparo a essas pessoas, pois os efeitos dessa causa são de grande impacto, como na redução a empregabilidade e inclusão social.

Segundo a Pnad (Pesquisa por Amostra de Domicílios) uma em cada cinco pessoas não são letradas, o que atinge 14,1 milhões de brasileiros. A quantidade chega a ser preocupante, afinal a falta de conhecimento perante a um texto ou problema lógico pode ser uma grande barreira no desenvolvimento profissional, intelectual e até mesmo pessoal do individuo. E, mesmo que, os valores tenham diminuído ao longo da passagem de anos, deve ser pertinente às observações e às discussões de como levar a educação a essas pessoas, pois somente assim para achar o problema e soluciona-lo.

Então, é relevante destacar, que a localização, e o meio em que vivem são grandes influenciadores, o que pode levar a priorização de outro evento. Assim, percebe-se em algumas regiões problemas sociais, como a fome e miséria, que pautam vida de muitos. E também, observa-se a falta de oportunidades por motivos, como, a falta de transporte, e de herança familiar, afinal a maioria dos indivíduos com tais problemas possuem família com renda mínima e sem preparo, o que impede o estudo continuo.

Evidencia-se, portanto, que não cabe apenas ao profissional da área o dever de alfabetizar, mas sim de um trabalho em conjunto de pais e professores, para uma boa formação do individuo. E então, também haver a solicitação de apoio do Ministério da Educação para uma possível disponibilização de grupos escolares de realizarem projetos e atividades em regiões isoladas. Tal projeto deve ser instrumentalizado, com acessos a mais livros de diversas modalidades e, claro, com professores disponíveis a educar aqueles que não têm oportunidades. Dessa maneira, o Brasil garantirá uma consolidação na área da educação, afinal levando mais amparo, garantirão o hábito da curiosidade e conhecimento, o que proporcionará maior preparo para o mercado de trabalho e, consequentemente, abolirá a questão da inclusão social.

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3 Correções

  1. COMP. 1: 160 PONTOS.
    NOS PARÁGRAFOS HÁ ERROS DE CRASE E ACENTUAÇÃO. COMO EM:
    “exemplo de leitor perante a sociedade “( está faltando o acento de crase);assim “aparece à necessidade de um amparo”( não há a necessidade de uso da crase);”que impede o estudo continuo” (falta acento na palavra contínuo); “para uma boa formação do individuo”(falta acento na palavra indivíduo);
    COMP.2: 200 PONTOS.
    VOCÊ POSSUI UMA ARGUMENTAÇÃO CONSISTENTE NA DEFESA DO SEU PONTO DE VISTA.
    COMP.3: 200 PONTOS.
    NÃO HÁ DIFICULDADE EM INTERPRETAR O QUE ESTÁ CONTIDO NO TEXTO. DE FATO, VOCÊ SELECIONA, ORGANIZA E RELACIONA INFORMAÇÕES FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS PERTINENTES AO TEMA PROPOSTO.
    COMP.4: 200 PONTOS.
    OS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL ESTÃO MUITO BEM ARTICULADOS.
    COMP.5: 200 PONTOS.
    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COERENTE E PLAUSÍVEL. POSSUI DETALHAMENTO, AGENTE, MEIO E FIM.

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  2. Gostei da estrutra e argumentação do seu texto, embora apresente alguns erros de concordância e gramática. Sua redação deve começo meio e fim e está dentro das normas exigidas pelo Enem. Senti falta de um pouco mais de detalhamento na conclusão.
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 180
    C5: 200
    Nota final: 920

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  3. COMP. 1: 160 PONTOS.
    NOS PARÁGRAFOS HÁ ERROS DE CRASE E ACENTUAÇÃO. COMO EM:
    “exemplo de leitor perante a sociedade “( está faltando o acento de crase);assim “aparece à necessidade de um amparo”( não há a necessidade de uso da crase);”que impede o estudo continuo” (falta acento na palavra contínuo); “para uma boa formação do individuo”(falta acento na palavra indivíduo);
    COMP.2: 200 PONTOS.
    VOCÊ POSSUI UMA ARGUMENTAÇÃO CONSISTENTE NA DEFESA DO SEU PONTO DE VISTA.
    COMP.3: 200 PONTOS.
    NÃO HÁ DIFICULDADE EM INTERPRETAR O QUE ESTÁ CONTIDO NO TEXTO. DE FATO, VOCÊ SELECIONA, ORGANIZA E RELACIONA INFORMAÇÕES FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS PERTINENTES AO TEMA PROPOSTO.
    COMP.4: 200 PONTOS.
    OS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL ESTÃO MUITO BEM ARTICULADOS.
    COMP.5: 200 PONTOS.
    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COERENTE E PLAUSÍVEL. POSSUI DETALHAMENTO, AGENTE, MEIO E FIM.

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