O romantismo foi um movimento artístico surgido na Europa, que chegou ao Brasil no final do século XVII, e tinha como uma de suas características a fuga da realidade por meio de abuso do álcool. Essa forma de escapismo ainda está sendo muito praticada no século XXI e vem trazendo problemas que precisam urgentemente ser resolvidos, sendo dois deles o aumento de acidentes de trânsito e prejuízos para a saúde de quem o consome. Desse modo, faz-se necessário analisar esses aspectos a fim de que se possa liquidá-los de maneira eficaz.
Diante nesse contexto, nota-se que o aumento de acidentes causados pela embriaguez apresenta-se como um fator visível do consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Segundo Umberto Eco, “Para ser tolerante é preciso fixar os limites do intolerável”. Sob este viés, mesmo com o Art. 306 CTB que define crime a embriagues ao volante, percebe-se a falta de uma legislação que seja cumprida de forma correta nos dias de hoje. Assim, ações de remediação são impossibilitadas, e isso agrava ainda mais a questão do consumo exacerbado de álcool no Brasil.
Outrossim, pode se citar de forma concreta, que o exagero de bebidas alcoólicas ao longo prazo traz diversos prejuízos para saúde como diabetes, cirrose e câncer. Ademais, este consumo também podem ser portas para algumas doenças mentais. Por fim, somando todos estes fatores, fica nítido a necessidade de uma intervenção o mais rápido possível.
Torna-se evidente, portanto, que o abuso do consumo de álcool na sociedade brasileira exige medidas exequíveis para ser aniquilada. Nesse prisma, é imprescindível que o Poder Legislativo, como órgão responsável pela criação de leis, melhorem a fiscalização no transito para assegurar que não haja mais a embriaguez ao volante, a fim de diminuir os acidentes causados pelo mesmo. Outrossim, é preciso que a mídia, grande portadora de informações, com ajuda de ONGs que lutam para combater o alcoolismo, conscientize a sociedade dos problemas causados pelo consumo do álcool, por meio de campanhas feitas nas redes sociais, a fim de diminuir esta consumação. Dessa forma, será possível diminuir os índices de acidentes e doenças causados por esse abuso alcoólico.
Mari_borges
1- Sua alusão ficou ótima, parabéns!!
2- A ideia da tese é boa, porém acho que poderia selecionar melhor as palavras. Exemplo: Esta forma de escapismo é muito popular/comum na sociedade brasileira, acarretando problemas que necessitam de resoluções urgentes.
3- “sendo dois deles o aumento de acidentes de trânsito e prejuízos para a saúde de quem o consome” essa parte poderia ficar na parte de apresentação dos argumentos;
4-No primeiro argumento faltou conexão entre os fatos citados, seu repertório é bom mas tente conectar ele ao seu argumento;
5- O segundo argumento está muito superficial, não apresenta repertório e muito pequeno também;
6- Na conclusão, atente-se às palavras. Ex: Nesse prisma, é imprescindível que o Poder Legislativo, como órgão responsável pela criação de leis, estude maneiras de aprimorar a fiscalização no trânsito, a fim de assegurar que os índices de acidentes causados por motoristas que tenham ingerido bebidas alcoólicas sofram redução.
7- Na finalização do texto, tente retomar sua alusão.
Espero que goste!!
Continue tentando, a prática leva a perfeição!!!
bjs
AnaLíviaNS
(mt boa sua introdução!)
Seu desenvolvimento começa falando sobre um aumento de acidentes causados pela embriaguez, mas isso não está embasado em nenhum dado. A argumentação não foca no problema, apenas diz que, apesar de existir uma lei, o problema ocorre. Eu sugiro q fale algo sobre o pq essa lei b ser seguida. E aí fecha com essa sua frase q traz uma consequência disso.
É recomendável q se use um pouco de simetria na construção dos parágrafos. O 1 desenvolvimento está cumprido, o 2 curto. Além da conclusão q é extensa. Para reduzir a conclusão eu colocaria: torna-se evidente, portanto, que o abuso alcoólico (vc citou “consumo” alguma outras vezes ao longo do texto, sinônimos podem evitar repetição) na sociedade brasileira exige medidas para ser aniquilado (O abuso, portanto, letra “o”). Assim, é imprescindível que o Poder legislativo melhore (sem o “m”) a fiscalização no trânsito para assegurar que não haja mais embriaguez ao volante, a fim de diminuir os acidentes causados pelo mesmo. Ademais (outrossim já foi usado), é preciso q a mídia e as ONGs de reabilitação conscientizem a população (sinônimo) para mitigar a questão do alcolismo. Isso deve ser feito por meio de campanhas feitas nas redes sociais. Dessa forma, os índices de males causados pelo etilismo serão diminuídos.”
no geral seu texto está excelente! <3
anapradoo
Boa noie! Sou apenas estudante, farei uma análise com dicas e observações por parágrafo.
Introdução: De modo geral gostei! Consigo observar um início de projeto de texto. Procure trocar “está sendo” por “é praticada”, “vem trazendo” por “traz”. Outro ponto, tente sempre escrever na sua introdução o tema da redação inteiro. Como: “… analisar os efeitos do abuso de álcool na sociedade brasileira…”. Por fim, cuidado com o tamanho da introdução!
D1: *Desse. Senti falta de provas. O seu D1 não consegue provar que o aumento do número de acidentes se deve, ao consumo de álcool. E que a legislação não é cumprida.
D2: De cara – cuidado com os tamanhos dos parágrafos. Mesma coisa, falta de provas.
Propostra: Está ok. Detalharia mais a 2º para ficar mais completa. Vc poderia retomar ao “Romantismo” já que citou em sua introdução.
Bom, não julguei erros ortográficos – sem nota, portanto – mas espero ter ajudado de alguma forma. Abs!